✅ Dicas de Portovenere, na Itália: Patrimônio UNESCO na região Ligúria


Turismo na Itália

Quando for à Ligúria, região no norte da Itália, visite Portovenere (também chamada de Porto Venere) um charmoso vilarejo de pescadores situado na província de La Spezia e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997.

Visitei Portovenere pela primeira vez em 2008,  após ter conhecido Cinque Terre e Portofino, e retornei a esse vilarejo lígure em setembro de 2015 para contemplar novamente as suas águas azuis e o seu antigo burgo no centro histórico.

Portovenere não faz parte de Cinque Terre! Cinque Terre (Cinco Terras, em português), como o próprio nome indica, é formada por cinco vilarejos: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.

O que ver em Portovenere, Ligúria

Quando fui a Portovenere pela primeira vez, em 2008.

Dicas de Portovenere, na Itália

Portovenere: paixão à primeira vista

Foi paixão à primeira vista quando botei meus pés em Portovenere, caracterizada pelas suas casas coloridas na ponta sul da península no Golfo dos Poetas (ou Golfo da Spezia). Andamos (eu e meu marido) pelo centro histórico e subimos uma pequena trilha que leva até a Igreja de São Pedro, a qual foi construída onde antigamente existia um templo dedicado à deusa Vênus Ericina: daí o nome Portovenere.

Dicas de Portovenere, na Itália

Pelas ruas do burgo de Portovenere, Ligúria.

Após rodarmos pelos monumentos como o Castelo Doria, o Santuário da Madonna Bianca e a Igreja de São Lourenço, eis que me deparo com um cemitério encravado entre o monte e o mar: para mim, o cemitério mais bonito que já vi na minha vida

O que ver em Portovenere, Ligúria

Acima: O cemitério de Portovere: para mim, o cemitério mais bonito que eu já tenha visto até hoje. Embaixo: Visão da Igreja de São Pedro a bordo de um barco que faz passeios turísticos.

Golfo dos Poetas de barco

Aproveitamos para fazer um passeio de barco e apreciar o vilarejo visto do mar. Além de se ter um outro panorama de Portovenere, tivemos a sorte de ver golfinhos que nadavam perto do nosso barco. O Golfo dos Poetas é um santuário de cetáceos.

 Dica de passeio de barco em Portovenere: Eu fiz o passeio chamado “Giro delle isole”: dura cerca de 40 minutos e rodeia o arquipélago formado pelas ilhas de Palmaria, Tino e Tinetto, a baía de Byron e a Gruta Azul.

O barco sai todos os dias da pequena marina de Portovenere ao meio-dia (exceto em dias com condições meteorológicas não favoráveis à navegação).

 Passagens: 12 euros (adulto) e 8 euros (crianças de 6 a 11 anos). Eis o site da empresa que faz o passeio de barco em Portovenere.

O que ver em Portovenere, Ligúria

Há uma trilha que leva até o alto do monte de Portovenere e de onde temos esse panorama incrível (foto acima).

Dicas de Portovenere, Itália

A cor azul-turquesa do mar em Portovenere. Esta foto é da minha segunda vez no vilarejo, em setembro de 2015.

O que ver em Portovenere, Ligúria

As portas do burgo antigo de Portovenere

As portas foram construídas em 1113. Sempre no burgo histórico, há várias lojinhas ao longo da rua principal, chamada Cappellini.

Igreja de São Pedro

Construída em 1198, essa igreja está localizada em um pequeno promontório.

Castelo Doria

Construído entre os séculos XII-XIV, esse castelo é uma das atrações principais de Portovenere. Abre todos os dias, das 10h30 às 18h30. Ingresso: 5 euros.

Igreja de São Lourenço

Construída na época de República de Gênova entre 1118 e 1130, essa igreja foi restaurada recentemente e conserva um ótimo aspecto.

17 de agosto

Dia da Madonna Bianca, padroeira de Portovenere.

Gruta Byron

Essa gruta tem esse nome em homenagem ao poeta inglês George Gordon Byron, que, nesse lugar, encontrou inspiração e meditação para as suas obras literárias.

Como escrito na placa que dá acesso à gruta (foto abaixo), e segundo a lenda, Byron teria desafiado as ondas e nadado de Portovenere até Lerici

Passeio de barco pelas três ilhas

Como descrevi acima.


 Leia também: dicas da Ligúria, norte da Itália


Dicas de Portovenere, na Itália

Esquerda: Burgo antigo de Portovenere. Direita: Entrada da Gruta Byron.

Dicas de Portovenere, na Itália

Visão do mar a partir da Gruta Byron.

Dicas de Portovenere, na Itália

Acima: Visão do mar a partir da Igreja de São Pedro. Embaixo: Cores do burgo de Portovenere.

Dicas de Portovenere, na Itália

Acima: Visão do vilarejo de Portovenere. Abaixo: Área que leva até a Igreja de São Pedro.

Como chegar a Portovenere, Ligúria

DE TREM: Em Portovenere, não existe estação ferroviária. Assim, pegue o trem e desça na estação de La Spezia Centrale, caminhe até Via Garibaldi e pegue o ônibus da linha 11/P – direção Portovenere (a viagem dura menos de meia-hora).


 Lembre-se de comprar a passagem de ônibus nas tabacarias ou em quiosques autorizados (2,50 euros), pois a bordo o preço custa o dobro (5 euros).


DE BARCO: Você pode chegar a Portovenere de barco a partir de um dos vilarejos de Cinque Terre, Levanto, La Spezia e Lerici. Consulte todos os horários e preços aqui.

DE CARRO: Você também pode ir DE CARRO até Portovenere, como fiz uma vez. Só atenção ao pagamento do estacionamento, que tem tarifa horária e precisa ser pago com moedas! Se for na alta temporada, pode ser bastante difícil encontrar vaga na cidade.

Eu fui no fim de setembro, fora da alta temporada, e, mesmo assim, tivemos que estacionar um pouco distante do centro da cidade.

DE AVIÃO: Os aeroportos mais próximos de Portovenere são o “Cristoforo Colombo” de Gênova e o “Galileo Galilei” de Pisa.

Guia de turismo em português na ItáliaEM TOUR PRIVADO DE 1 DIA SAINDO DE FLORENÇA: Para grupos de familiares e amigos que dormem em Florença, há a opção de fazer um tour privado de 1 dia com acompanhante brasileira e motorista particular. Entre em contato por este formulário.


 Para mais informações turísticas, acesse o site da Associação Turística de Portovenere (italiano, inglês, alemão, francês, espanhol).


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Dicas de hotéis em Levanto, perto de Portovenere

Em 2008, dormi na cidade de Levanto, que fica bem perto de Monterosso, um dos vilarejos de Cinque Terre (clique nos pontos vermelhos do mapa para ver os hotéis):

Dicas de hotéis em Portovenere, Cinque Terre, Lerici ou La Spezia

Já em 2015, escolhi Lerici como cidade-base e dormi no Albergo Serena porque estava de carro e precisava de um hotel que oferecesse estacionamento.

Você também pode dormir em La Spezia, cidade que oferece várias linhas de trens para muitas cidades na Itália, em Portovenere ou em um dos cinco vilajeros de Cinque Terre:


 Hotéis em PORTOVENERE
Hotéis em RIOMAGGIORE
Hotéis em MANAROLA


Hotéis em CORNIGLIA
Hotéis em VERNAZZA
Hotéis em MONTEROSSO


Gastronomia italiana incluindo dicas vegetarianas e veganas


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. OLá Maria, estive na liguria em fev/13, com base em La Spezia PortoVenere foi de fato uma grande surpresa,além do visual foi onde encontrei o mehor Pesto fresco, nossa perfeito rsrsrs Também tenho um blog de viagens, se quizer dar uma olhada http://www.viajandonamochila.blogspot.com.br

  2. Olá, Raquel,

    Que bom que você gostou de Portovenere, além de ter saboreado o melhor Pesto fresco 🙂

    Obrigada pelo comentário e também vou dar uma passadinha no seu blogue.

    Boa semana,

    Maria

  3. […] seja na própria cidade, seja nos seus municípios. Tive o prazer de visitar o belíssimo burgo de Portovenere, o de Portofino e a Abadia de San Fruttuoso di Capodimonte. Na província de La Spezia é onde […]

  4. […] Portovenere, Patrimônio Unesco no Golfo dos Poetas […]

  5. […] ter visitado Cinque Terrre e Portovenere na minha primeira vez nessa região, dediquei um dia para fazer essa trilha, a qual começou com uma […]

  6. […] Portovenere, Cinque Terre e as Ilhas de Tino, Tinetto e Palmaria […]

  7. […] perto do vilarejo de Monterosso, um lugar estratégico para conhecer Cinque Terre, Portofino, Portovenere, etc. por ter uma estação ferroviária. No dia em que fizemos a Via do Amor, pegamos (eu e meu […]

  8. […] primeira vez que visitei Cinque Terre, Portovenere, Portofino, Camogli e San Fruttuoso, escolhi Levanto como cidade-base pela comodidade da sua […]

  9. Maria, boa tarde. Estarei em Lua de Mel em julho e alugarei um carro saindo de Roma e passarei duas noites na região de Cinque Terre. Estou com uma duvida gigante que eh a seguinte. Temos uma reserva em Porto Venere porém o local não possui estacionamento e temos tambem uma opção reservada em
    La Spezia com estacionamento. Eu prefiro muito mais me hospedar em Porto Venere por causa da localizado. Chegarei na região numa terça (Dia 3) por volta das 23:00 hrs. Será facil arrumar vaga na rua ou na região do porto em Porto Venere? Penso nisso por vausa do horario bem mais tarde de minha chegada. Ah não precisarei de carro nos dois dias, pois a hospedagem fica no porto praticamente. Estacionamento na rua é barato? Seguro? Desculpe tantas dúvidas e parabéns pelo site.

    • Olá, Leonardo,

      Portovenere é muito mais charmosa que La Spezia, ainda mais se tratando de uma data tão especial quanto a Lua de Mel.

      Considere que julho é alta temporada e, por isso, as poucas vagas disponíveis em Portovenere são bem concorridas e não são baratas. Quanto mais o estacionamento é perto do centro, mais caro fica.

      Deixar o carro em vaga na rua é seguro, mas, por ser julho, será uma missão bem difícil.

      Aconselho você a contatar o hotel em Portovenere e perguntar se eles têm convenção com algum estacionamento.

      Já se não quiser arriscar, o jeito será dormir em La Spezia com o estacionamento garantido.

      Desejo-lhe uma ótima Lua de Mel e uma excelente estadia em Portovenere, que é lindíssima!

      Maria

Deixe seu comentário ☺

error: