Ver o piso descoberto da Catedral de Siena em 2017


Arte italiana / Dicas na Toscana

Se for a Siena, Toscana, durante as datas citadas abaixo, não deixe escapar a oportunidade de ver o piso descoberto da catedral senese.

É uma ocasião extraordinária para se contemplar os lindos mosaicos que decoram o seu pavimento.

Piso da Catedral de Siena: mosaicos para serem descobertos


Piso da Catedral de Siena (Duomo)

Detalhe do piso descoberto do Duomo di Siena. Foto: Civita.it.

A magnífica Catedral de Siena conserva o piso com mosaico de mármore, uma obra-prima única, não somente pela técnica utilizada e a sua organicidade, mas também pela mensagem das figuras, um convite constante à descoberta da sabedoria.

Normalmente o precioso tapete de mármore é protegido contra o pisar dos fiéis, mas a cada ano, por alguns meses, vem “descoberto” para a admiração dos visitantes.

É o resultado de um complexo programa iconográfico realizado através dos séculos a partir do século XIV até o XIX.

A técnica adotada durante o período passado é aquela do grafite e do mosaico com mármores de origem local, como o brocatelo amarelo, o cinza de Montagnola, o verde de Crevole e o vermelho de Gerfalco.

Os cartões preparatórios para as cinquenta e seis marchetarias foram desenhados por artistas importantes, quase todos “seneses”, dentre os quais, o Sassetta, Domenico di Bartolo, Matteo di Giovanni, Domenico Beccafumi, além de um pintor “forasteiro”, como o umbro Pinturicchio, autor, em 1505-1506, do famoso requadro com o “Monte della Sapienza”,  representação simbólica da via em direção à virtude como alcance da serenidade interior.


Leia minhas outras dicas da Toscana.


O percurso completo no Complexo Monumental do Duomo de Siena permite, além da visita do piso da catedral, conhecer o Museu dell’Opera, onde se pode admirar os mosaicos com os símbolos das cidades aliadas de Siena e as marchetarias originais de Antonio Federighi com as “Sete Vidas do Homem” na Sala das Estátuas.

Na Sala dos Cartões, cujo ingresso contorna a magnífica Maestà di Duccio, é visível a famosa planta do piso do Duomo delineada por  Giovanni Paciarelli em 1884, a qual permite ter um quadro geral das figuras e do itinerário que, da entrada, leva até o altar-mor.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Piso da Catedral de Siena (Duomo)

Catedral de Siena. Foto: Civita.it.


 Calendário de visita do piso da Catedral de Siena em 2017


18 de agosto a 26 de outubro.

 Ingressos

Inteiro: 7 euros

Opa Si Pass: 13 euros

A visita ao piso pode ser feita com audioguia multimídia que permite escutar o texto-guia e a visão dos detalhes das marchetarias.

Para mais informações, consulte o site Opera Duomo di Siena (italiano e inglês).

Tours privados em português em Siena. Indicados para grupos de familiares e amigos. Entre em contato para solicitar um orçamento (informar número de pessoas, período e tipo de passeio desejado em Siena).

Compre on-line o seu ingresso para o Complexo da Catedradl de Siena AQUI.

Serviços turísticos na Toscana


* Fonte: Release de Civita.it.

** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: