Reaberto mais um percurso de visita nos Museus Vaticanos: Braccio Nuovo


Dicas de Roma, Vaticano e arredores / Museus

Desde 22 de dezembro, foi reaberto mais um percurso de visita nos Museus Vaticanos: o Braccio Nuovo, uma das galerias mais admiradas pelos visitantes desses museus.

Se você irá visitar o quinto museu mais visitado do mundo, saiba um pouco sobre o Braccio Nuovo e aproveite melhor o seu passeio com estas informações abaixo.


Percurso de visita dos Museus Vaticanos: Galeria Braccio Nuovo


Realizado entre 1816 e 1822, esse exemplo requintado de arquitetura neoclássica, que compreende o clássico e moderno, nasceu por vontade de Papa Pio VII Chiaramonti com o objetivo de abrigar a magnífica coleção de esculturas clássicas, a qual foi formada graças à política visionária de aquisições apoiada pelos pontífices.

O talento de Raffaele Stern e Antonio Canova

O trabalho foi entregue a dois protagonistas da cena artística romana naquele período: Raffaele Stern (1774-1820), arquiteto dos Sacros Palácios Apostólicos, e o escultor Antonio Canova (1757-1822), responsável pela recuperação das obras vaticanas roubadas por Napoleão Bonaparte.

A eles foi conferida a responsabilidade de gerenciar as escolhas arquitetônicas, iconográficas e museográficas do grandioso projeto.

150 esculturas restauradas

O trabalho longo e complexo começou em 2009 quando, por vontade do diretor Antonio Paolucci e graças ao financiamento dos Patrons of the Arts in the Vaticam Museums, foi iniciado o restauro das cerca de 150 esculturas expostas no Braccio Nuovo, um corpus cuja história expositiva é estritamente ligada ao contexto arquitetônico de instalação.


Assim, os Museus Vaticanos também alargaram o trabalho de conservação à inteira galeria.

Braccio Nuovo com inspiração na Antiga Roma

A galeria é longa 68 metros e tem 28 nichos grandes que guardam estátuas, enquanto nos intervalos entre esses nichos foram colocados bustos masculinos e femininos, geralmente homens e mulheres célebres no mundo antigo.

As paredes foram decoradas na parte superior com baixos-relevos de estuque, realizados por Francesco Massimiliano Laboureur (1767-1831), e inspirados em monumentos famosos da Roma Antiga, como a Coluna de Trajano e o Arco de Tito.

Novo percurso de visita nos Museus Vaticanos:Braccio Nuovo

Visão do teto da Galeria Braccio Nuovo após o restauro. Foto © Museus Vaticanos.

Nilo e os anjinhos

No Braccio Nuovo estão expostas cerca de 150 esculturas, dentre as mais famosas estão:

O Augusto da Primeira Porta, encontrado em 1863 na Villa di Livia em Via Flaminia;

A estátua de Nilo circundado de anjinhos, símbolos da fecundidade, encontrada no século XVI sob a igreja romana de S. Maria sopra Minerva, é a obra mais importante da galeria.

A maior parte das obras foi achada em mercado de antiguidades e provém das coleções da nobreza romana (entre elas, a coleção Ruspoli). Algumas obras foram, em vez, recuperadas durante as escavações pontifícias.

Estátua de Nilo sobre o fundo da volta do Braccio Nuovo após o restauro. Foto © Museus Vaticanos

A visita ao Braccio Nuovo faz parte do percurso expositivo normal dos Museus Vaticanos.


Leia também minhas dicas de Roma, Vaticano e arredores


Horários dos Museus Vaticanos e Capela Sistina

Calendário de abertura em 2017 da Capela Sistina e dos Museus Vaticanos à noite


Ingressos para os Museus Vaticanos e a Capela Sistina

Os ingressos podem ser comprados online no site oficial dos Museus Vaticanos.

Você também pode comprá-los online com entrada antecipada AQUI.

Guia de turismo em português na ItáliaDescubra as maravilhas dos Museus Vaticanos e da Capela Sistina com uma guia de turismo brasileira.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.

Serviços turísticos no Vaticano, Roma e arredores


*Fonte: Release dos Museus Vaticanos.

**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: