Na movimentada Via del Corso, no centro de Roma, está localizada uma das galerias de arte mais bonitas da cidade: é a Galeria Doria Pamphilj, no palácio homônimo, que guarda verdadeiros tesouros de Caravaggio, Ticiano, Rafael Sanzio, Velázquez e muitos outros artistas italianos e estrangeiros.
Ao entrar no Palácio Doria Pamphilj, temos já a vista deste lindo pátio interno com seu jardim. A bilheteria fica em frente ao pátio e, ao comprar o ingresso, você tem direito a pegar um audioguia grátis nas seguintes línguas: italiano, inglês e francês. Os audioguias ficam disponíveis até se esgotarem.
Palácio Doria Pamphilj em Roma: Sede da Galeria Doria Pamphilj
A Galeria Doria Pamphilj (Galleria Doria Pamphilj, em italiano) é a atração principal do palácio: ela circunda todo o pátio interno com as suas lindas arcadas renascentistas, além de ter duas grandes salas adjacentes: a Sala Aldobrandini e a Sala dos Primitivos, nas quais estão a maior parte das obras-primas da coleção privada da família Doria Pamphilj.
A galeria foi construída sobre o núcleo original da residência do Cardinal Fazio Santoro, em torno do início do século XVI. A sua história, ligada ao Palácio Doria Pamphilj, é envolvida em um ambiente de nobreza, política e união entre algumas das maiores famílias aristocráticas italianas: de Della Rovere aos Aldobrandini, dos Landi aos Doria Pamphilj.
Assim como o Palácio, a Galeria Doria Pamphilj é o resultado de obras de melhoramento da sua estrutura, salas anexas e ampliações que se sucederam por bem 500 anos até chegar à aparência atual que vemos hoje, com todo o seu esplendor secular.
O Palácio Pamphilj teve a sua estrutura reorganizada durante o século XVIII e, consequentemente, passou a dispor de uma instalação de quadros e de móveis bem típicos da época barroca.
A coleção tem obras celebérrimas, como o ‘Retrato de Inocêncio X’ de Velázquez, o “Retrato Duplo” de Rafael Sanzio, o “Descanso na Fuga para o Egito” e a “Madalena Penitente” de Caravaggio, “Salomé” de Ticiano, “Anunciação” de Filippo Lippi, as lunetas dos Carracci, o busto-retrato que Gian Lorenzo Bernini esculpiu para o Papa Inocêncio X em ocasião do Ano Santo de 1650, e muito mais.
Considere levar umas duas horas para conseguir ver com calma todas as salas da galeria.
Horário, endereço e preços dos ingressos da Galeria Doria Pamphilj em Roma
Via del Corso, 305. Perto da Praça Veneza.
AberturaTodos os dias, das 9 h às 19 h (última entrada às 18 h).
Fechado: 1º janeiro, Páscoa, 25 de dezembro.
IngressosInteiro: 12 euros
Reduzido: 8 euros (jovens de 6 a 26 anos, idosos acima de 65 anos membros da União Europeia.
Gratuito: Crianças até 5 anos.
É possível pagar com cartão de crédito Visa, Mastercard e Maestro.Audioguia: Italiano, inglês e francês (disponível até se esgotar).
É permitido fotografar sem flash, sem tripé e sem bastão de selfie.Para mais informações, consulte o site oficial do Palazzo Doria Pamphilj (italiano e inglês).
Leia minhas outras dicas de Roma, Vaticano e arredores.
Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
Leia também

🎨 Dicas de museus em Roma para inspirar a sua viagem pela Cidade Eterna
18 mar 2018 - Arte italiana, Dicas de Roma, Vaticano e arredores, Museus
[…] Escrevi uma postagem sobre a Galeria Doria Pamphilj em Roma. […]