🐘 Os animais não são palhaços! Diga não ao turismo com animais


O mundo em que vivemos

Não é necessário ser um animalista ou ter um bicho de estimação para se ter a consciência de que os animais sofrem quando são explorados, maltratados, em situações disfarçadas de atrações turísticas.

Quer coisa mais deplorável do que ver milhares de pessoas que pagam para poder tirar uma foto ao lado de um felino que foi escancaradamente dopado para sair dócil na foto? Será que o ser humano é tão insensível e não consegue ver, ou finge não ver, que os animais não são palhaços?

Os animais não são palhaços! Seja consciente



O turismo com animais é uma praga difundida em vários países

Basta abrir as redes sociais para ver imagens constrangedoras de pessoas em uma praia caraíbica, por exemplo, que tiram da água uma arraia para fazer uma foto e ainda se gabam por tal feito! O que mais choca não é somente a falta de respeito e de ética por parte dessas pessoas, mas a quantidade de “curtir” que al foto recebe…

Esse gesto abominável ainda é apreciado por gente que também gostaria de estar naquela praia segurando a pobre da arraia para poder imortalizar esse momento inesquecível nas suas redes sociais.

Elefantes na Ásia são estressados e chegam a morrer por ter que carregar horas e mais horas pessoas em suas garupas. E olha que muita gente que faz isso ainda diz que “ama os animais”. Imagine se não amassem…

Pagar para nadar com golfinhos em cativeiro, pois recintar áreas de mar para ter golfinhos que nadem com pessoas é o quê? Ambiente natural desses mamíferos? Eles estão ali porque querem nadar ao lado dos seres humanos? É a natureza deles?

A Itália medieval onde ainda existem espetáculos de golfinhos

Por falar em golfinhos, na Itália ainda são permitidos parques aquáticos que fazem espetáculos com esses mamíferos, assim como com focas, leões-marinhos, etc.

Em Rimini, província onde moro, apesar de várias manifestações, protestos e ações legais, o delfinário riminese continua a funcionar explorando os pobres dos bichos como se isso fosse uma coisa normal, e tudo com o aval do prefeito da cidade que diz que o delfinário ajuda a incrementar o turismo da região.

Camisa-de-força nesse prefeito e em todos aqueles que ainda defendem esse ato vil!

Os animais não são palhaços. Diga não au turismo com animais


Não há nada de romântico em charretes puxadas por cavalos

Você ainda acha romântico andar de charrete puxada por aqueles cavalos lindos e elegantes? Pois saiba que muitos desses cavalos já caíram no chão desmaiados por cansaço e estresse.

Há anos que associações em defesa dos animais procuram acabar com essa escravidão, mas o lobby dos donos desses cavalos é mais forte e tudo continua na mesma: turistas sorridentes que acham o máximo estar em cima de uma charrete arrastada por cavalos elegantes.

Não, isso não é turismo: é uma servidão de terceiros, neste caso os cavalos, em troca de dinheiro.

Circos com animais? Não, muito obrigada

Uma batalha que vem sendo travada há anos entre as associações animalistas e o governo italiano é sobre os circos que ainda fazem espetáculos com bichos, como se isso fosse ligado ao melhor da tradição do país (só se for a tradição de um país retrógado e incivilizado) .

Esse tipo de circo já está ultrapassado há décadas: procure ir a um circo ético, do nível do Cirque du Soleil.

Diga não ao turismo com animais


Não compre passeios turísticos com bichos

Em 2016, depois da polêmica que explodiu na internet, o TripAdvisor decidiu que não irá mais comercializar atrações turísticas em que haja o envolvimento de animais, como passeios com elefantes, acariciar tigres ou nadar com golfinhos. A empresa também comunicou que irá se empenhar em defesa dos animais por meio de um portal educativo.

Espero que o TripAdvisor mantenha a palavra e que muitas outras empresas também sigam o seu exemplo.


Não há crueldade pior que pensar e acreditar que os animais existem para servir ao Homem. – Gabriela Toledo

Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem. – Leonardo da Vinci


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Lojinha do Viagem na Itália


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. Excelente esta postagem. Quanto mais visibilidade for dada para este tipo de situação, maior será a quantidade de gente que poderá despertar a consciência e assim dar fim à esta indústria perversa.

    • Olá, Suzete,

      Obrigada pelo seu comentário.

      Sim, é verdade: quanto mais gente falar e escrever sobre esse problema, maior será a atenção das pessoas em relação ao maltratamento dos animais.

      Espero que a sociedade possa se conscientizar de que os animais nasceram para ser livres!

      Abraços,

      Maria

Deixe seu comentário ☺

error: