🏥 Onde foram inventados a quarentena e o lazareto? Em Veneza.


Cultura italiana / Dicas de Veneza

A quarentena é um período de segregação e de observação à qual são submetidas pessoas e coisas consideradas capazes de transmitir germes de doenças infectáveis exóticas.

É aplicada em situações via mar, o caso mais comum (quarentena marítima), mas há também a quarentena fluvial ou lacustre e a quarentena terrestre.

😷 Leia também: Cronologia do coronavírus na Itália

Onde foram inventados a quarentena e o lazareto?


Onde foram inventados a quarentena e o lazareto? Veneza.

Lazareto velho, Veneza. Foto: nauticareport.it

No passado, os casos de infecção ou suspeitos (tratava-se geralmente da peste, que causava maiores danos e provocava mais alarmes) eram frequentemente rejeitados sem discriminação alguma, com graves consequências para o comércio e, muitas vezes, com total desprezo a nível humanitário.

Feita desse modo, essa condição de quarentena durou por quase toda a Idade Média como regra e pôde ser verificada, em seguida, se bem mais raramente e excepcionalmente, em época moderna.

O Nazarethum, em Veneza

De qualquer forma, é mérito incontestável da República Vêneta (à qual, desde 1347, devia-se a eleição de três “savi” ou provedores terrestres que depois virariam magistrados da saúde) de ter instituído, na primeira metade do séc. XV, uma verdadeira e própria polícia sanitária marítima, ao confinar embarcações infectadas ou suspeitas nos canais de Fisolo e Spignon, entre o porto de Malamocco e Poveglia, e as pessoas na ilha de Santa Maria de Nazaré, conhecida como  Nazarethum.

Invenção da quarentena em Veneza

Gravura da Ilha do Lazareto Velho, Veneza.

De convento a hospital

Em 1442, na ilha de Santa Maria de Nazaré (segundo a crônica do Sanudo), foi transformado em hospital um convento de ermitãos acostumados a receber os peregrinos doentes que chegavam da Terra Santa.

E desde 1403, essa ilha já era destinada à cura e à observação dos doentes ou suspeitos de peste provenientes do mar.

🔖 Leia mais posts de cultura italiana.

Outras cidades italianas também seguiram o exemplo de Veneza

Lugares assim parecidos foram depois instituídos em Pisa, em 1464, e em Gênova, em 1466 ou 1477.

Lazaretos terrestres foram criados um pouco mais tarde em Florença (1479) e em Milão (1489).

A grande peste em Gênova

A grande peste em Gênova, entre 1656 e 1657.

Remonta ao século XV, uma disciplina das quarentenas, assim chamadas originariamente pela duração habitual do período de segregação e de observação, e por muito tempo fixada em quarenta dias, talvez em homenagem a iguais períodos de purificação religiosa.

Duração arbitrária da quarentena

Certamente, não faltava quem quisesse prolongar tal duração, enquanto outros, bem cedo, perguntaram se não era possível reduzir os termos sem causar danos.

Ludovico Settala (1552-1633), o protofísico milanês lembrado por Alessandro Manzoni , já era desse parecer.

Mas deve-se, sobretudo, a Paolo Zacchia, o grande instaurador da medicina pública (1584-1659), a defesa de que o período de quarenta dias era, na verdade, arbitrário, e que para estabelecer diretamente a duração do sequestro era necessário levar em consideração vários elementos, principalmente dois fundamentais.

Quem criou o lazareto? Quem criou a quarentena?

Paolo Zacchia, médico e professor italiano.

Desses dois, um era relativo às pessoas, o qual corresponde àquele que hoje chamamos de período de incubação da infecção. O outro, relativo principalmente às coisas, está relacionado à persistência de vida do vírus e, consequentemente, com as práticas de desinfestação realizadas ou não no início da quarentena:

quadragenarius terminus respectu vestium et aliarum rerum de peste suspectarum aut non est sufficiens, aut est nimis excedens.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Onde surgiu o lazareto?


A palavra lazareto (lazzaretto, em italiano), deriva do nome da ilha veneziana de Santa Maria de Nazaré (Santa Maria di Nazareth), antigamente conhecida como Nazarethum.

A letra “l” inicial na palavra lazareto é por influência de lázaro (leproso).

Veneza, cidade que criou a quarentena e o lazareto

Ressurreição de Lázaro“, afresco de Giotto, Capela degli Scrovegni, Pádua.

O lazareto é um tipo de hospital destinado ao isolamento dos doentes incuráveis ou portadores de doenças contagiosas.

🏛️🖼️🏺 Tours privados na Itália com guia brasileira autorizada


*Fonte: Enciclopedia Treccani.

**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q. do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Desde 2018, trabalho como guia de turismo autorizada em Bolonha, Roma e Vaticano. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: