📽️ Cinema: Museus do Vaticano e Capela Sistina em 3D


Cinema

No dia 4 de novembro de 2014, em vários cinemas italianos, “Museus Vaticanos 3D” (Musei Vaticani 3D), uma produção distribuída por Nexo Digital e produzida por Sky Arte e Sky Arte HD, foi exibido nesse único dia para a contemplação de milhares de espectadores.

Certamente eu não perdi a ocasião e fui assistir a este filme-documentário para apreciar a arte dos Museus Vaticanos e Capela Sistina.

Tours em português no Vaticano com guia brasileira

Filme-documentário para apreciar a arte dos Museus do Vaticano e Capela Sistina em 3D


Peguei a sessão das 19h40 e, para minha surpresa, naquele horário o cinema lotou. Famílias com crianças, adolescentes, idosos, jovens… todos com um único objetivo: colocar os óculos 3D e mergulhar profundamente na dimensão das obras de arte dos Museus Vaticanos e dos afrescos da Capela Sistina.

Tecnologia 4K/3D

Com explicações do ex-diretor dos museus, Antonio Paolucci, que nasceu na cidade de Rimini, fomos conduzidos em uma viagem pelos museus com telecâmeras Ultra HD 4K/3D e as mais avançadas técnicas de dimensionalização.

O diretor James Cameron, por exemplo, usou estas técnicas no seu grande filme “Titanic”.

Museu do Vaticano e Capela Sistina em 3D

Um dos museus mais visitados do mundo

Os Museus Vaticanos foram o quarto museu mais visitado do mundo em 2017 e, segundo o próprio Paolucci, a tendência é que aumente cada vez mais a presença de turistas.

Por isso, como anunciado por esse diretor, um sistema inteligente de controle de visitantes permitirá a entrada de, máximo, 20.000 pessoas por dia nos Vaticanos.

Quero receber a newsletter de Viagem na Itália

Laocoonte, a obra-prima que abre o filme-documentário

O filme-documentário inicia com uma das esculturas mais famosas, Laocoonte, a qual, historicamente, foi uma das primeiras a fazer parte da coleção do Papa Júlio II, o grande responsável pelo que, séculos mais tarde, iria se tornar um dos museus mais importantes do mundo.

Detalhe: A coleção de esculturas greco-romanas dos Vaticanos é a maior do planeta.

Os grandes artistas

Depois de Laocoonte, nossos olhos auxiliados pelos óculos 3D se deslumbraram com as obras-primas de Leonardo da Vinci, Caravaggio, Van Gogh, Salvador Dalì, Rafael Sanzio e Michelangelo.

Na minha humilde opinião, as magníficas Estâncias de Rafael (Stanze di Raffaello) e a Capela Sistina de Michelangelo foram o ápice do filme, contudo os Museus Vaticanos, visto a sua imensidão (são 7 km de belezas artísticas), indubitavelmente escondem maravilhas que são desconhecidas pela maior parte dos turistas.

Giotto, um dos precursores do Renascimento italiano

No filme, o “Polittico Stefaneschi” de Giotto também é destacado e, na minha segunda vez nos Museus Vaticanos, apreciarei com mais calma esta obra, assim como dezenas de outras que merecem também um pouco mais da nossa atenção.

Tours privados com GUIA BRASILEIRA NO VATICANO.

Gosta de cinema? Então leia o que já escrevi sobre cinema na Itália.

Leia minhas outras dicas de Roma, Vaticano e arredores.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. Que filme lindo!

    Ana

  2. […] estou na expectativa para assistir a este filme-documentário em abril e, assim como escrevi sobre Museus Vaticanos 3D e Florença e Galleria degli Uffizi 3D, eis meu post sobre o mais novo filme de arte em terceira […]

  3. […] e Galleria degli Uffizi em 3D/4K: Após o sucesso internacional do filme-documentário “Museus Vaticanos 3D” (Musei Vaticani 3D), classificado como o conteúdo de arte mais visto na história do cinema mundial, distribuído em 60 […]

  4. […] ter assistido aos filmes Museus Vaticanos 3D, Florença e Galeria degli Uffizi 3D/4 k e São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D, nos dias […]

  5. gostaria de assistir também como faço? sou do Brasil :\

  6. Avatar Mateus Grando Says: agosto 15, 2016 at 3:25 pm

    olá, eu achei online para assistir ;D
    na philos.tv tem ;D

  7. […] Museus Vaticanos e Capela Sistina em 3D […]

  8. […] ‘Museus Vaticanos 3D’, realizado com a Direção dos Museus Vaticanos, foi distribuído em 60 países e em 2 mil cinemas para mais de 245 mil espectadores (classificado como a produção de arte mais vista nos cinemas); […]

Deixe seu comentário ☺

error: