📽️ Cinema: Museus do Vaticano e Capela Sistina em 3D


Cinema

No dia 4 de novembro de 2014, em vários cinemas italianos, “Museus Vaticanos 3D” (Musei Vaticani 3D), uma produção distribuída por Nexo Digital e produzida por Sky Arte e Sky Arte HD, foi exibido nesse único dia para a contemplação de milhares de espectadores.

Certamente eu não perdi a ocasião e fui assistir a este filme-documentário para apreciar a arte dos Museus Vaticanos e Capela Sistina.

🏛️🖼️🏺 Tours privados na Itália com guia brasileira autorizada

Filme-documentário para apreciar a arte dos Museus do Vaticano e Capela Sistina em 3D


Peguei a sessão das 19h40 e, para minha surpresa, naquele horário o cinema lotou. Famílias com crianças, adolescentes, idosos, jovens… todos com um único objetivo: colocar os óculos 3D e mergulhar profundamente na dimensão das obras de arte dos Museus Vaticanos e dos afrescos da Capela Sistina.

Tecnologia 4K/3D

Com explicações do ex-diretor dos museus, Antonio Paolucci, que nasceu na cidade de Rimini, fomos conduzidos em uma viagem pelos museus com telecâmeras Ultra HD 4K/3D e as mais avançadas técnicas de dimensionalização.

O diretor James Cameron, por exemplo, usou estas técnicas no seu grande filme “Titanic”.

Museu do Vaticano e Capela Sistina em 3D

Um dos museus mais visitados do mundo

Os Museus Vaticanos foram o quarto museu mais visitado do mundo em 2018 e, segundo o próprio Paolucci, a tendência é que aumente cada vez mais a presença de turistas.

Por isso, como anunciado por esse diretor, um sistema inteligente de controle de visitantes permitirá a entrada de, máximo, 20.000 pessoas por dia nos Vaticanos.

Quero receber a newsletter de Viagem na Itália

Laocoonte, a obra-prima que abre o filme-documentário

O filme-documentário inicia com uma das esculturas mais famosas, Laocoonte, a qual, historicamente, foi uma das primeiras a fazer parte da coleção do Papa Júlio II, o grande responsável pelo que, séculos mais tarde, iria se tornar um dos museus mais importantes do mundo.

Detalhe: A coleção de esculturas greco-romanas dos Vaticanos é a maior do planeta.

Os grandes artistas

Depois de Laocoonte, nossos olhos auxiliados pelos óculos 3D se deslumbraram com as obras-primas de Leonardo da Vinci, Caravaggio, Van Gogh, Salvador Dalì, Rafael Sanzio e Michelangelo.

Na minha humilde opinião, as magníficas Estâncias de Rafael Sanzio (Stanze di Raffaello) e a Capela Sistina de Michelangelo foram o ápice do filme, contudo os Museus Vaticanos, visto a sua imensidão (são 7 km de belezas artísticas), indubitavelmente escondem maravilhas que são desconhecidas pela maior parte dos turistas.

Giotto, um dos precursores do Renascimento italiano

No filme, o “Polittico Stefaneschi“, de Giotto, também é destacado e merece ser visto por todos aqueles que visitam os Museus Vaticanos,  assim como dezenas de outras obras-primas.

🏛️🖼️🏺 Tours privados na Itália com guia brasileira autorizada

[/alert]


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Desde 2018, trabalho como guia de turismo autorizada em Bolonha, Roma e Vaticano. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. Que filme lindo!

    Ana

  2. […] estou na expectativa para assistir a este filme-documentário em abril e, assim como escrevi sobre Museus Vaticanos 3D e Florença e Galleria degli Uffizi 3D, eis meu post sobre o mais novo filme de arte em terceira […]

  3. […] e Galleria degli Uffizi em 3D/4K: Após o sucesso internacional do filme-documentário “Museus Vaticanos 3D” (Musei Vaticani 3D), classificado como o conteúdo de arte mais visto na história do cinema mundial, distribuído em 60 […]

  4. […] ter assistido aos filmes Museus Vaticanos 3D, Florença e Galeria degli Uffizi 3D/4 k e São Pedro e as Basílicas Papais de Roma 3D, nos dias […]

  5. gostaria de assistir também como faço? sou do Brasil :\

  6. Avatar Mateus Grando Says: agosto 15, 2016 at 3:25 pm

    olá, eu achei online para assistir ;D
    na philos.tv tem ;D

  7. […] Museus Vaticanos e Capela Sistina em 3D […]

  8. […] ‘Museus Vaticanos 3D’, realizado com a Direção dos Museus Vaticanos, foi distribuído em 60 países e em 2 mil cinemas para mais de 245 mil espectadores (classificado como a produção de arte mais vista nos cinemas); […]

Deixe seu comentário ☺

error: