Museu dos Parques de Diversão em Bergantino, Vêneto


Museus

Nunca tinha ouvido falar a respeito de um museu dedicado ao parque de diversão até visitar o Museu Histórico do Parque de Diversão e do Espetáculo Popular (Museo Storico della Giostra e dello Spettacolo Popolare) em Bergantino, província de Rovigo, Vêneto.

Fiquei na dúvida se intitulá-lo Museu do Carrossel, já que muitos dicionários traduzem a palavra italiana “giostra” em “carrossel”, porém neste museu você pode ver também instrumentos musicais e outros brinquedos do universo dos parques de diversão.

Para ser mais genérica, decidi nomeá-lo Museu do Parque de Diversão, a forma mais justa que encontrei para englobar a sua variada coleção.

Museu dos Parques de Diversão em Bergantino

Durante o educational tour* do qual participei entre as regiões Emília-Romanha, Vêneto e Lombardia, tive o grande prazer de poder conhecer o Museu Histórico do Parque de Diversão e do Espetáculo Popular na cidadezinha de Bergantino, província de Rovigo, Vêneto.

Uma tradição em Bergantino

Bergantino é famosa internacionalmente por ter várias fábricas que produzem brinquedos destinados a parques de diversão ao redor do mundo. Quem é desse setor certamente já ouviu falar dessa cidade.

Museu dos Parques de Diversão e do Espetáculo Popular em Bergantino

Este museu é o único centro de pesquisa e de documentação na Itália sobre o diversificado mundo do espetáculo popular de praça, compreendendo o período que vai da Feira Mercantil Medieval, passando pelo parque de diversão do século XIX com seus espetáculos tradicionais itinerantes, até chegar aos tecnológicos parques da atualidade.

Museu dos Parques de Diversão e do Espetáculo Popular em Bergantino

Antes de visitarmos o museu, assistimos a uma apresentação sobre a sua história. Fiquei encantada ao escutar sobre os primórdios do carrossel, da montanha-russa, do teatro de marionetes, etc.

O museu conta a história das feiras de praças, as quais tiveram um grande desenvolvimento na Idade Média,  verdadeiras aglomerações de jogos e espetáculos de origens antigas.

Os primórdios dos parques de diversão

A exposição é principalmente de caráter documental: se você quiser mergulhar na história dos parques de diversão, painéis em língua italiana ou inglesa explicam desde os tempos do Antigo Egito e da Antiga Roma sobre os primórdios dos brinquedos que hoje encontramos nos parques modernos.

Museu dos Parques de Diversão e do Espetáculo Popular em Bergantino

O diretor e uma das funcionárias do museu tocaram os antigos instrumentos musicais que, no passado, alegravam espectadores ao redor da Itália. Este é o órgão de música mecânica Gasparini. Ouvi-lo é voltar a ser criança. Senti-me como em um filme da Sessão da Tarde

Museu dos Parques de Diversão e do Espetáculo Popular em Bergantino

Quem aí nunca assistiu ao vivo, ou pelo menos pela televisão, a um espetáculo de marionetes? É ou não é uma viagem na nossa infância?

O museu tem dois andares. No segundo andar, podemos ver objetos fabricados por famílias antigas da cidade de Bergantino que nos contam um pouco sobre o florescer dessa economia para a cidade.

Museu dos Parques de Diversão e do Espetáculo Popular em Bergantino

Uma das funcionárias do museu tocou este intrumento musical (fim do século XIX) para o deleite dos nossos ouvidos. Todos do grupo ficaram emocionados, pois não é todo dia que você tem a oportunidade de escutar ao vivo a música de um instrumento assim tão antigo.

O museu existe desde 1999

O museu foi inaugurado em abril de 1999 e renovado completamente em 2011. Ele está localido em uma parte do antigo Palácio Strozzi para poder recriar, propositalmente, um ambiente em perfeita sintonia com a realidade sócio-econômica de Bergantino.

Museu dos Parques de Diversão e do Espetáculo Popular em Bergantino

O museu é bem interativo, pois ele fala, toca música, permite rodar as manivelas dos instrumentos mecânicos, ler documentos no computador e acionar os órgãos das antigas feiras. Um museu pra lá de divertido e educativo.


Como chegar ao Museu dos Parques de Diversão e do Espetáculo Popular em Bergantino


Para chegar ao museu é necessário ESTAR DE CARRO ou de bicicleta, pois não há estação de trem na cidade e nem horários de ônibus que permitam programar, em modo proveitoso, uma visita ao museu 🙁

Endereço: Palácio Strozzi. Praça G. Matteorri, 85. Bergantino, província de Rovigo.

Horário: De segunda a sexta, das 9h às 12h. Visitas à tarde, aos sábados e aos domingos, sob agendamento (telefones disponíveis no site do museu).

Entrada: 3 euros. Aconselho fazer uma visita guiada individual (italiano ou inglês), que custa 3 euros + entrada de 3 euros.

Para mais informações, acesse diretamente o site do Museo Storico della Giostra e dello Spettacolo Popolare (em italiano, inglês e espanhol).


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Gastronomia italiana incluindo dicas vegetarianas e veganas


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: