Sim, na Itália existe o primeiro e único Museu do Botão, mais precisamente em Santarcangelo di Romagna, província de Rimini. Visitei-o duas vezes e fiquei impressionada com o seu acervo de cerca de 8.500 botões: botão de Maria Antonieta, Rainha da França, Coco Chanel, Mussolini e muitos outros personagens importantes da nossa história.
Museu do Botão em Santarcangelo di Romagna, província de Rimini
Um museu insólito em Santarcangelo di Romagna
Para quem se interessar por moda, história e simbologia, o Museu do Botão é uma ótima referência para esses temas. Fundado pelo Sr. Giorgio Gallavotti, em 2008, o museu tem uma coleção riquíssima, a qual conta a história da humanidade de 1600 até os dias de hoje através dos botões.
Sim, porque um simples botão pode conter elementos simbólicos e históricos que retratam os aspectos sociais, políticos, religiosos e culturais de uma sociedade em um determinado período da nossa história.
Eu e minha amiga visitamos o museu com as explicações do própio Sr. Gallavotti, o qual é uma verdadeira enciclopédia ambulante de história e moda! Ficamos impressionadas com tanto conhecimento que esse simpático senhor é capaz de transmitir com toda a sua simpatia aos visitantes.
Há botões que ilustram Napoleão Bonaparte, a Primeira Guerra Mundial, a queda do muro de Berlim, estilistas como Valentino, Armani, Versace e muitos outros acontecimentos que marcaram o curso da nossa sociedade.
Informações sobre o Museu do Botão em Santarcangelo di Romagna
Via della Costa, 11. Santarcangelo di Romagna, província de Rimini.
Horário
Inverno: Terça a domingo, das 10h às 12:15h e das 15h às 18h.
Verão: Terça a domingo, das 10h às 12h, das 16h às 18:30h e das 21h às 23:30h.
Às segundas-feiras e nas manhãs dos feriados é necessário agendar a visita.
A entrada é gratuita e a visita é feita por um dos guias do museu.
Site (em italiano) do Museu do Botão.
Leia também:
O que ver em Santarcangelo de Romanha.
Minhas dicas de Rimini e arredores.
Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
[…] Museu do Botão: Primeiro e único botão da Itália, vale a pena visitá-lo, mesmo para quem não entende nada desse acessório de moda. Já dediquei um post ao Museu do Botão de Santarcangelo de Romanha. […]