Museu Central Montemartini, Roma: arqueologia clássica e industrial


Arqueologia romana / Dicas de Roma, Vaticano e arredores / Museus

Um museu em Roma que não faz parte do circuito museológico mais famoso da cidade, como os Museus Vaticanos, Galeria Borghese ou os Museus Capitolinos, por exemplo, é a Central Montemartini (Centrale Montemartini, em italiano), na antiga central termoelétrica da cidade.

Visitei esse museu em 2014 e, para quem se interessa por arqueologica clássica e arqueologia industrial, a Central Montemartini pode ser uma ótima opção de programa na Cidade Eterna.

Museu Central Montemartini em Roma

Escultura romana.

Museu Central Montemartini em Roma


A história do polo expositivo dos Museus Capitolinos na ex-Central Termoelétrica Giovanni Montemartini, extraordinário exemplo de arqueologia industrial reconvertido em sede museológica, teve início em 1997 com a transferência de centenas de esculturas por conta da reestruturação de amplos setores do complexo capitolino.

Primeira central elétrica pública romana

Para liberar os espaços do Museu do Palácio dos Conservadores, Museu Novo e Braccio Nuovo, e manter as obras acessíveis ao público, foi montada, então, em 1997, nos ambientes reestruturados da primeira central elétrica pública romana, uma mostra intitulada “Le macchine e gli dei“, (“A máquina e os deuses”, tradução livre), a qual colocava lado a lado dois mundos diametralmente opostos, como a arqueologia clássica e a arqueologia industrial.

Museu Central Montemartini, Roma

Apreciando algumas obras romanas.

Em um inspirador jogo de contrastes, ao lado das velhas máquinas produtivas da central, foram expostas obras-primas da escultura antiga e preciosos manufatos encontrados nas escavações do final do século XIX e dos anos trinta  do século XX, com a reconstrução de grandes complexos monumentais e a ilustração do desenvolvimento da cidade antiga desde a idade republicana até a tardia idade imperial.

Museu Central Montemartini, Roma

Mosaico exposto no pavimento do museu.


Leia minhas dicas de Roma, Vaticano e arredores.


Obras dos Museus Capitolinos

O esplêndido espaço museológico, inicialmente concebido como temporário com o retorno de uma parte das esculturas ao Capitólio em 2005, com a conclusão das obras de reestruturação foi confirmado como sede permanente das coleções de aquisições mais recentes dos Museus Capitolinos.

Nos seus espaços continua o trabalho de experimentação de novas soluções expositivas ligado à pesquisa científica com os achados arqueológicos: a combinação de obras provenientes de um mesmo contexto consente também de atualizar o elo entre o museu e o tecido urbano antigo.

Museu Central Montemartini, Roma

Estátuas romanas que combinam com máquinas da velha central elétrica de Roma.

Área Ostiense Marconi

O próprio museu está inserido dentro de um projeto mais amplo de requalificação da área Ostiense Marconi, o qual prevê a transformação em polo cultural da área industrial mais antiga de Roma (compreendendo, além da Central Elétrica Montemartini, o Matadouro, o Gasômetro, estruturas portuárias, o ex-Mira Lanza e os velhos Mercados Gerais), com a definitiva instalação das sedes universitárias de Roma Tre e a realização da Cidade da Ciência.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Informações para visitar a Central Montemartini, Roma


 Horários

Terça a domingo: 9.00-19.00
24 e 31 de dezembro: 9.00-14.00

A bilheteria fecha meia hora antes.

Fechado às segundas-feiras, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

 Ingressos

Inteiro: € 7,50
Reduzido: € 6,50 (Jovens de 6 a 25 anos e para quem tem RomaPassentrada a partir do 3º monumento).

Gratuito para crianças até 6 anos, deficientes físicos com um acompanhante e para quem tem RomaPass (entrada nos 2 primeiros monumentos).

O ingresso pode ser comprado também com cartão de crédito.

Como chegar à Central Montemartini

Endereço: Via Ostiense, 106. Roma.

Pegar o metrô da linha B e descer na estação de Garbatella.

Para mais informações, consulte diretamente o site Centrale Montemartini.

Museu Central Montemartini em Roma

Segundo andar da Central Montemartini.

Lojinha de Roma, Vaticano e arredores


* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: