Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, Lago Maggiore, Itália


Turismo na Itália

Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, no Lago Maggiore

O Mosteiro de Santa Catarina del Sasso (Santa Caterina del Sasso, em italiano) é, sem dúvidas, um dos lugares mais fascinantes do Lago Maggiore (Lago Maior, em português). Enraizado numa parede rochosa a pique sobre esse lago, o espetáculo natural é garantido.

O Lago Maggiore, o qual é dividido entre a Itália (regiões Piemonte e Lombardia) e Suíça, possui este tesouro artístico-cultural-religioso que, aliado à vista espetacular do lago, é um ponto turístico imperdível para quem passar por essa área.

Guia brasileira na Itália. Maria Arruda

Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, província de Varese, Lombardia

Visitei o Mosteiro de Santa Caterina del Sasso durante um educational tour* e, como já era de se esperar, a minha experiência com esse mosteiro foi amor à primeira vista ☺

Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, no Lago Maggiore

Descendo a escada panorâmica que leva ao mosteiro. Para quem preferir, há também um elevador escavado na rocha (leia mais no fim desta postagem). Os 268 degraus não são cansativos, sem contar que você tem o privilégio de admirar o Lago Maior na sua mais profunda beleza e silêncio.

Fundação do Beato Alberto

Segundo a tradição, o Mosteiro de Santa Catarina del Sasso foi fundado por Alberto Besozzi, um rico mercante local que, tendo sobrevivido a um naufrágio durante uma sua travessia nas águas do Lago Maior, decidiu morar nesse pedaço da costa e virar um ermitão.

Assim, Beato Alberto mandou consturir uma capela em homenagem à Santa Catarina de Egito, a qual é visível no fundo da igreja.

Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, no Lago Maggiore

O elevador escavado na rocha, o qual permite que idosos e deficientes físicos cheguem ao mosteiro (são cerca de 51 m de desnível entre a Praça delle Cascine del Quiquio, no alto, e a entrada do mosteiro, embaixo).


O mosteiro é dividido em Convento Meridional (séculos XIV-XVII), Conventino (século XIII) e a Igreja (a partir do século XIV).

Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, no Lago Maggiore

Que visual a partir da escada que leva à entrada do mosteiro! Dá para resistir a uma beleza dessa?

A arte e a natureza deram as mãos para oferecerem aos turistas uma verdadeira exposição de beleza nesta parte do Lago Maggiore.

Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, no Lago Maggiore

Antes de entrar no primeiro convento do mosteiro, você passa por esse corredor onde a paisagem do Lago Maior já o deixa de queixo caído…


Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, no Lago Maggiore

Afresco de 1439: Santo Eligio que cura um cavalo.

Afrescos para serem apreciados

Depois da extinção do mosteiro, os afrescos tinham sido escondidos por várias mãos de cal, mas, felizmente, vieram à luz nos anos 70. O restauro realizado pela Província de Varese em 2003 permitiu que essas obras-primas nas paredes da Sala Capitolare agora possam ser apreciadas pelo público. Ainda bem!

A igreja de Santa Caterina del Sasso foi reestruturada na segunda metade do século XVI, quando as três antigas capelas passaram a formar um único edifício, o qual recebeu um maravilhoso banho de decoração.

Nesse mesmo século foi construída uma trilha, a qual serviu de base para a atual escadaria que sai do alto da bancada da rocha e leva os visitantes à entrada do mosteiro.

Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, no Lago Maggiore

Na Sala Capitolare, no Convento Meridional, há diversos ciclos pictóricos que narram a complexidade da história do mosteiro. No século XIV, essa sala devia ser completamente afrescada, mas o que resta hoje dos afrescos deaquele século é o de uma grande Crucificação, com um grupo de guerreiros.


Dentro da igreja, os vários desníveis do chão permitem que o visitante veja como eram situadas as antigas capelas. A sobreposição dos ciclos pictóricos é a expressão da enorme riqueza que tinha o mosteiro no passado.

Quero receber a newsletter de Viagem na Itália

Veja mais fotos do Mosteiro de Santa Catarina del Sasso neste slideshow 

Como chegar ao Mosteiro de Santa Catarina del Sasso, Lago Maggiore, Itália


 De barca: A partir da estação de Laveno Mombello, há uma barca que atraca no minúsculo porto do mosteiro. Para mais informações, consulte diretamente o site da empresa (italiano e inglês).

Guia de turismo em português na Itália

Excursão de 1 dia saindo de Milão para o Lago Maggiore (em inglês).

De carro: O mosteiro dista cerca de 80 km de Milão, 43 km de Lugano, 74 km de Como e 145 km de Turim. Aproveite e alugue seu carro na Itália pelos melhores preços com RentalCars.

Horário de abertura do mosteiro

Março: Todos os dias, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Abril a outubro: Todos os dias, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Novembro a fevereiro: Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

De 23 de dezembro a 6 de janeiro: Todos os dias, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Entrada: gratuita.

Para mais informações, consulte diretamente o site do Mosteiro de Santa Cateria del Sasso (italiano, inglês, espanhol, francês, alemão).


Leia também minhas 10 dicas do que ver no Lago Maggiore.


SERVIÇOS INDICADOS NO LAGO MAGGIORE E ARREDORES


 Encomende seu roteiro personalizado na Itália.

 Durma no Hotel Belvedere (em Ranco) ou no Camin Hotel Colmegna (em Luino).

Alugue seu carro na Itália com Rentalcars.


* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.

** Fiquei hospedada, como cortesia, no Hotel Belvedere, em Ranco, o qual, além de ser uma ótima estrutura, também tem um restaurante maravilhoso.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. Que lugar maravilhoso, o lago Maggiore faz parte dos lugares que sonho conhecer. Não vejo a hora de ver o segundo post e os outros do educational tour!
    Até breve!
    Patricia

  2. Oi, Patrícia,

    Tenho certeza de que você irá adorar o Lago Maior quando for lá ☺

    Em breve, a segunda postagem sobre este mosteiro lindo.

    Obrigada pelo comentário,

    Maria

  3. […] Visitar o Mosteiro de Santa Catarina del Sasso. […]

Deixe seu comentário ☺

error: