A Última Ceia de Leonardo da Vinci + Igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão


Arte italiana / Dicas de Milão

Em junho de 2014, depois de anos de embromação, finalmente consegui conhecer a tão ilustre Igreja de Santa Maria delle Grazie e uma das obras de arte mais famosas do mundo, A Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão.

Matei dois coelhos com uma cajadada só: vi cara a cara uma das obras-primas de um dos maiores gênios de todos os tempos e incluí mais um monumento na minha lista de Patrimônio Unesco visitado.

Guia brasileira na Itália. Maria Arruda

A Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Faltando poucos minutos para o meio-dia, cheguei à Igreja de Santa Maria delle Grazie, a qual já estava fechando suas portas para a pausa do almoço, mas, mesmo assim, pude contemplar a beleza do seu interior.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

O nome “Santa Maria delle Grazie”

O nome Santa Maria delle Grazie deve-se à imagem afrescada de Nossa Senhora das Graças, doada pelo conde Gaspare Vimercati aos domenicanos no século XV, e a partir desse afresco surgiu a edificação da igreja em homenagem a essa santa e ao convento.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Exterior da igreja. Por vontade de Ludovico il Moro, o qual quis que este edifício religioso fosse também o mausoléu de família, o grande artista renascentista Bramante realizou modificações na estrutura da igreja.

A arquitetura harmoniosa da Igreja de Santa Maria delle Grazie e A Última Ceia de Leonardo da Vinci no refeitório do convento simbolizam a magnificência do renascimento em Milão.

Visita com hora marcada

A minha visita estava agendada para as 13 h. Detalhe: comprei minha entrada para o início de junho com três meses de antecedência, isto é, em março, quando o site de vendas de ingressos apenas disponibilizou os do mês de junho!

Sim, é necessário reservar com bastante precedência de tempo, pois a procura é muito grande. A quantidade de japoneses e outros turistas estrangeiros que querem ver a obra de Leonardo não está no gibi!

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Antes de admirar a obra-prima de Leonardo da Vinci, aproveitei para conhecer o pátio interno da igreja com o seu jardim, obra do gênio Bramante. A grande cúpula também é fruto deste grande artista renascentista.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Fachada da Igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão. Nas suas laterais internas, há sete capelas para cada lateral, sendo algumas delas decoradas por grandes artistas daquela época, como Antonello da Messina e Gaudenzi Ferrari.


 Quando visitei este Patrimônio Unesco, era proibido fotografar, mas agora é permitido.


Poucos minutos para ver as obras-primas

Para ver A Última Ceia de Leonardo da Vinci e a Crucificação de Giovanni Donato Montorfano, afresco que fica na parede oposta à da obra de Leonardo, temos 15 minutos de tempo. Cada grupo é formado por até 30 visitantes.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo)

A Última Ceia, ou Cenáculo, de Leonardo da Vinci, realizada entre 1494 e 1498. Apesar de seu estado de conservação ser muito frágil (a sala tem temperatura controlada), a obra desperta a curiosidade de milhares de turistas de todas as partes do mundo. Foto: Wikipédia.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Fazendo pose com o meu ingresso em frente à entrada de A Última Ceia de Leonardo da Vinci, na mesma praça onde também fica a entrada para a Igreja de Santa Maria delle Grazie.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Crucificação, de 1495, afresco do artista renascentista Giovanni Donato Montorfano. Foto: Wikipedia.

Para ser sincera, o afresco de Montorfano (imagem acima) cativou-me pela sua enorme beleza e simbologia.

Muitos turistas, infelizmente, só dão atenção à obra de Leonardo, porém este afresco merece toda a nossa contemplação.


Como visitar a Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) e a Igreja de Santa Maria delle Grazie


Igreja de Santa Maria delle Grazie: Aberta todos os dias, das 7 h às 12 h e das 15 h às 19h15. Feriados: das 7h30 às 12h30 e das 15h30 às 20h45. Entrada gratuita.

Endereço: Praça Santa Maria delle Grazie, 2. Milão.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Interior da Igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão, a qual, juntamente com seu convento domenicano e a celebérrima A Última Ceia de Leonardo da Vinci são Patrimônio UNESCO desde 1980.

Como comprar ingressos para A Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão


Conforme citei acima, comprei com três meses de antecedência a minha entrada para ver A Última Ceia. O site de vendas estabelece datas mensais para começar a vender ingressos para a visita no terceiro mês consecutivo.

As entradas podem ser comprados neste site.

No primeiro domingo de cada mês, a entrada é franca, porém é obrigatório pagar a pré-reserva no site (1,50 euros de pré-reserva).

Se você preferir, também pode comprar em língua portuguesa seu ingresso para a Última Ceia de Leonardo da Vinci + ônibus Hop On Hop Off com nosso parceiro TicketBar.

Por dentro da obra A Última Ceia de Leonardo da Vinci (Santa Ceia)


Leia também minhas outras dicas de Milão.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] A Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão, Patrimônio UNESCO. […]

  2. […] disponibilidade de tempo e orçamento. Porém, uma atração você não pode deixar de visitar: A Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo),na Igreja Santa Maria delle Grazie. Tanto é que dediquei uma postagem exclusiva para esse […]

  3. […] de Milão: o Castelo Sforzesco, o Museu da Ciência e da Tecnologia “Leonardo da Vinci”, a Basílica de Santa Maria delle Grazie, o bairro Navigli, a Vinha de Leonardo e o célebre […]

  4. […] A Última Ceia de Leonardo da Vinci, Patrimônio Unesco em Milão […]

  5. […] Milão: Igreja e convento domenicano de Santa Maria das Graças com o Cenáculo de Leonardo da Vinci […]

  6. […] A Última Ceia de Leonardo da Vinci, Patrimônio UNESCO em Milão. Sem ingresso antecipado, você não consegue visitá-la. […]

  7. […] inicia a realizar o Cenáculo, no refeitório de Santa Maria delle […]

Deixe seu comentário ☺

error: