📚 O que ver em Veneza: Livraria Acqua Alta


Dicas de Veneza

Em fevereiro de 2016, durante o carnaval de Veneza, fui conhecer a Livraria Acqua Alta (Libreria Acqua Alta), uma das 10 livrarias mais bonitas do mundo segundo a BBC, situada no centro histórico veneziano.

Tours privados em português em Veneza

Livraria Acqua Alta, Veneza: uma das livrarias mais bonitas do mundo

Livraria Acqua Alta de Veneza

Entrada da Livraria Acqua Alta em Veneza.

Com essa fama internacional, a Acqua Alta já virou atração turística na cidade. Muitos turistas visitam-na somente para tirar algumas fotos, porém, para aqueles que adoram livros, a sua coleção é surpreendentemente rica: vai desde livros de arte (uns dos meus preferidos) até romances, catálogos de música, poesia, suspense, histórias em quadrinhos, etc.

De grande destaque são os vários livros dedicados a Veneza, seja em italiano, veneziano, vêneto ou em língua estrangeira.

Livraria Acqua Alta de Veneza

Área externa.

À venda vários livros raros

Os livros são divididos em assuntos ou línguas, e segundo Luigi Frizzo, proprietário da Acqua Alta, sua coleção também é composta de livros que já saíram de circulação e de livros livros raros dos séculos XVIII e XIX.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

A Livraria Acqua Alta foi aberta em 2004 em um antigo depósito do senhor Frizzo. A ideia de se utilizar canoas e gôndolas para guardar os livros é justamente para salvá-los da “acqua alta”: em alguns períodos do ano, a maré sobe em Veneza e inunda as áreas mais baixas da cidade, daí a necessidade de se proteger os livros desse movimento de fluxo e refluxo das águas do mar.

Livraria Acqua Alta de Veneza

Apreciando os livros da Libreria Acqua Alta.

Uma escada feita de livros

Em 2008-2009, a água conseguiu entrar nas canoas, danificando algumas enciclopédias, as quais hoje servem como degraus de uma escada no pequeno terraço em frente a um canal e de onde se vê a Corte Sconta, chamada Arcana, de Corto Maltese de Hugo Pratt. Quando chove, e se as enciclopédias são danificadas, o proprietário as substitui.

Como o período em que a conheci era justamente o do carnaval, algumas pessoas fantasiadas entravam na livraria para fazê-la de set fotográfico: juntar o ambiente da Acqua Alta com as lindas máscaras venezianas era um prato cheio para qualquer um que quisesse levar uma foto de recordação desse lugar.

Livraria Acqua Alta de Veneza

Os gatos são de casa

Os livros à venda, novos e usados, estão acomodados em banheiras, canoas, gôndolas e barris de madeira, além das várias estantes que cobrem praticamente todas as paredes da livraria.

Os gatos do senhor Luigi Frizzo, proprietário da Acqua Alta, também fazem parte dessa atração turística, o que me faz lembrar os amáveis cachorros de Pompeia  que rodam livremente por esse sítio arqueológico.

Livraria Acqua Alta de Veneza


 Leia minhas outras dicas de Veneza.


Como chegar à Livraria Acqua Alta em Veneza

Endereço: Calle Lunga Santa Maria Formosa, 5176/B. Sestiero Castello

Horário

Todos os dias, das 9 h às 20 h.

Página no Facebook da Libreria Acqua Alta.

Tours privados em português em Veneza

*Alguns trechos deste texto são baseados na entrevista de Luigi Frizzo ao site de notícias Ansa.

**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] Livraria Acqua Alta em Veneza. […]

  2. Que legal! Vou anotar pra conhecer em minha viagem!

Deixe seu comentário ☺

error: