Conheci a Gruta da Poesia em 2012, durante a minha viagem pelo Salento, uma sub-região administrativa da Apúlia, e gostei tanto da sua piscina natural que fiz questão de voltar lá mais de uma vez, sempre nessa mesma viagem, para me jogar na sua água azul transparente.
E segundo o site TripAdvisor, a Gruta da Poesia é considerada uma das 14 piscinas naturais mais bonitas do mundo
Gruta da Poesia, Itália: uma das 14 piscinas naturais mais bonitas do mundo

Era fim de setembro e a temperatura na região era de cerca de 33 graus durante o dia. Sem a confusão dos meses de julho e agosto, até início de outubro ainda dá para mergulhar nas águas da Apúlia.
Derivação da palavra Poesia
Segundo estudiosos, o nome Poesia deriva da palavra grega medieval “posia”, a qual significa “nascente de água doce”, pois, nos séculos passados, existia próprio uma nascente dentro da gruta.
Já para muitos, o nome da gruta seria ligado à lenda de uma princesa muito bonita, a qual costumava tomar banho neste lugar e que acabou por ser musa inspiradora de muitos poetas.
Ao ir à Gruta da Poesia, aproveite também para ver o belíssimo Farol de Punta Palascìa, província de Otranto.
Se não quiser pular, desça pela escadinha
Para conseguir tomar banho nesta piscina natural, será necessário um pouco de equilíbrio para conseguir descer a grande rocha que a forma.
Há pessoas que fazem verdadeiras acrobacias e saltos mortais para se jogarem na água, mas existe uma escadinha escavada na própria gruta que leva tranquilamente até a piscina.
Também recomendo visitar Otranto, um dos burgos mais bonitos da Itália, a cerca de vinte quilômetros da Gruta da Poesia.

Banhistas tomando sol na Gruta da Poesia. Dá para ver, no lado direito da foto, a escada que leva até a piscina.
Traços pré-históricos na Gruta da Poesia
Com o passar dos séculos, a gruta sofreu algumas alterações estruturais causadas pelo mar, o qual provocou a queda de algumas de suas partes.
Nas suas paredes foram descobertas figuras pré-históricas e inscrições messápicas, e existe a teoria de que antigamente este lugar fosse um santuário de uma divindade indígena chamada Taotor, nome escrito várias vezes nas paredes da gruta. Porém, tal teoria é ainda em fase de estudos.
Leia minhas outras dicas da Apúlia (Puglia).
Como chegar até a Gruta da Poesia, Puglia
Só dá para ir à Gruta da Poesia de carro. Eis algumas distâncias até a Gruta da Poesia:
De Bari: cerca de 190 km
De Gallipoli: cerca de 67 km
De Lecce: cerca de 30 km
De Otranto: cerca de 20 km
Aproveite e ALUGUE SEU CARRO COM RENTALCARS PELOS MELHORES PREÇOS E SEM ACRÉSCIMO.
Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
Leia também

📓 Origem dos nomes das regiões italianas
03 nov 2019 - Cultura italiana
[…] O litoral, com as torres de avistamento do século XVI, são um contínuo alternar de costas altas e rochosas com grandes faixas de areia e águas cristalinas. […]
[…] quantidade de atrações artístico-culturais que a caracterizam. Gallipoli, Peschici, Otranto e Gruta da Poesia são alguns exemplos de praias que já conquistaram muitos turistas, principalmente os próprios […]
[…] – Tomar banho na Gruta da Poesia, uma das piscinas naturais mais bonitas do […]