🖼️ Galeria da Academia de Veneza: as lindas obras da Sereníssima


Dicas de Veneza / Museus

A primeira vez que visitei a Galeria da Academia (Gallerie dell’Accademia) de Veneza foi em 2005, e a segunda, em fevereiro de 2016, em pleno carnaval veneziano.

Quis retornar a esse museu para poder apreciar novamente algumas de suas obras mais famosas, como a enorme pintura de Paolo Veronese – Banquete na Casa de Levi – e a Apresentação de Maria no Templo de Ticiano.

Além disso, naquele período havia uma exposição de Jheronimus Boschi, um artista que tanto admiro e ainda tenho fé que um dia irei ver o seu Jardim das Delícias no Museu do Prado, Madri.


Leia minhas dicas de Veneza


Galleria dell'Accademia, Venezia

Entrada da Galeria da Academia, Veneza. Em fevereiro de 2016, havia uma exposição de Jheronimus Bosch.

Galeria da Academia de Veneza: as maravilhosas obras-primas da Sereníssima


O complexo monumental das Galerias da Academia ocupa hoje a prestigiosa sede da Escola Grande de Santa Maria da Caridade  (Scuola Grande di Santa Maria della Carità), uma das mais antigas confrarias laicas da cidade. Fazem também parte do complexo a homônima igreja de Santa Maria e o mosteiro dos Canônicos Lateranenses, realizados pelo famoso arquiteto Andrea Palladio.

O melhor do Renascimento vêneto

O museu tem a mais rica coleção de pinturas venezianas e vênetas que vão desde o século XIV bizantino e gótico até os artistas do Renascimento, como Bellini, Carpaccio, Giorgione, Veronese, Tintoretto e Ticiano, e chegando até Giambattista Tiepolo e aos pintores da veduta do século XVIII, como Canaletto, Guardi, Bellotto, Longhi. Foram artistas que influenciaram toda a história da pintura europeia.

Galeria da Academia em Veneza

Uma das salas do museu veneziano.

Em 29 de janeiro de 2016, foram inauguradas 7 novas salas onde o público pode apreciar obras da Arte Moderna. Trata-se da Ala Palladiana, projetada na segunda metade do século XVI pelo próprio Andrea Palladio. Em maio de 2015, já haviam sido inauguradas 5 novas salas desse museu veneziano.

Banquete na Casa de Levi, Paolo Veronese, Galeria da Academia, Veneza Banquete na Casa de Levi (1573) de Paolo Veronese, é uma das maiores pinturas a óleo sobre tela do século XVI.

Meu conselho é: reserve, pelo menos, duas horas para visitar a Galeria da Academia de Veneza, pois são 14 salas a serem vistas.

Informações para visitar a Galeria da Academia em Veneza


Endereço: Campo della Carità, Dorsoduro, a poucos metros da Ponte da Accademia (ponte que atravessa o Canal Grande).

Horários de abertura

Segunda: 8.15 – 14.00 (venda de ingressos até as 13 h)

Terça a domingo: 8.15 – 19.15 (venda de ingressos até as 18h15)

A Galeria da Academia em Veneza fecha em: 1º de janeiro, 25 de dezembro, 1º de maio (exceto no caso de disponibilidade do pessoal de serviço em base voluntária).

Ingressos

Inteiro:   € 12,00

Reduzido: € 6,00

Gratuito: menores de 18 anos

Comprei meu ingresso na hora, sem enfrentar nenhuma fila. Se quiser, há também a opção de comprar o ingresso on-line com TicketBar aqui.

No primeiro domingo do mês, a entrada é FRANCA.


Obs.: Quando visitei a Galeria da Academia em fevereiro de 2016, o mesmo ingresso consentia também uma entrada no Palácio Grimani, porém, desde 08 de junho de 2016, não é mais possível comprar o bilhete único Galeria da Academia + Palácio Grimani.

Aproveite mais a sua viagem e faça um tour privado em português em Veneza.

Galeria da Academia de Veneza

Obra exposta em uma das novas salas da Galeria da Academia de Veneza.


Como chegar até a Galeria da Academia, Veneza

A Galeria, situada no Canal Grande, está a 30-40 minutos a pé da Piazzale Roma ou da Estação Ferroviária Venezia Santa Lucia.

De Piazzale Roma ou Ferrovia

  • Vaporetto linha 2, direção Lido, parada Accademia (6 paradas totais, duração de 20 minutos)
  • Vaporetto linha 1, direção Lido, parada Accademia (11 paradas totais, duração de 28 minutos)

Da Praça São Marcos

Aproveite e faça uma bela caminhada da Praça São Marcos até a Galeria da Accademia para curtir o visual


Para mais informações, acesse o site oficial Gallerie dell’Accademia.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Lojinha de Veneza


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: