📽️ Filme: Caravaggio. A alma e o sangue. Nos cinemas italianos em 2018


Cinema

Mais um longa-metragem, produzido por Sky e Magnitudo Film, dedicado a um dos pintores mais amados e controversos da história da arte mundial, será lançado nos cinemas italianos em 19, 20 e 21 de fevereiro de 2018.

A atormentada vida de Caravaggio será exibida nas telonas com o título: “Caravaggio. L’anima e il sangue” (“Caravaggio. A alma e o sangue”, tradução livre).

O longa-metragem oferecerá uma outra perspectiva de um dos gênios pictóricos mais amados e discutidos da história da arte mundial, unindo a essa nova visão um detalhe precioso para os apaixonados de tecnologia: “Caravaggio. A alma e o sangue” será um dos primeiro filmes italianos a ser rodado em 8K.

Filme Caravaggio. A alma e o sangue. Nos cinemas italianos em 2018


Filme sobre Caravaggio, artista barroco italiano

“Descanso na fuga para o Egito” (1595-1596), Palácio Doria Pamphilj, Roma.

Uma nova expressão para Caravaggio

O filme conta a figura de Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, em relação com as suas obras. A traçar um retrato fiel do protagonista de “Caravaggio. A alma e o sangue”, foi o professor Claudio Strinati, historiador da arte, especializado em Caravaggio, que colaborou com o projeto através de uma cuidadosa pesquisa histórica e de um estudo atento e aprofundado de testemunhos e documentos antigos.

A narração engloba os lugares onde o pintor viveu e os que guardam as suas obras-primas: Milão, Florença, Roma, Nápoles até chegar a Malta.

A cenografia é de Laura Allievi e a direção é de Jesus Garces Lambert, que já assinou outros documentários para Sky. O longa-metragem move-se em uma digressão artística introduzida por fotografias e símbolos recuperados no ambiente contemporâneo.

Além disso, as cenas são acompanhadas por monólogos evocativos e quem os fala é o próprio Caravaggio.

O objetivo é levar os espectadores a um universo mais íntimo, no qual as pessoas de cada época possam espelhar-se

Filme sobre Caravaggio.

“Deus Bacco” (1596-1597), Galeria degli Uffizi, Florença.

Leia também: Cinema na Itália.

Atenção aos detalhes

Neste filme, não há somente atenção aos detalhes históricos e artísticos, mas também ao lado tecnológico. Assim, “Caravaggio. A alma e o sangue” é filmado em formato cinemascópio 2:40, que oferece uma visão mais “alongada” das imagens, igual a uma tela.

Além disso, trata-se de uma das primeiras produções na Itália realizadas em 8K, formato que permite perceber os detalhes das obras de um modo mais realístico.


Enquanto não sai o trailer do filme, assista a este breve vídeo de uma mostra sobre Caravaggio realizada na National Gallery, Londres

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


* Fonte: Site de Sky Arte.

** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: