O Êxtase de Santa Teresa d’Ávila de Bernini, em Roma


Arte italiana / Dicas de Roma, Vaticano e arredores

Muitos turistas que vão à Cidade Eterna desconhecem uma igrejinha, um pouco fora do circuito tradicional turístico, mas que, para mim, é uma das igrejas mais bonitas de Roma: Santa Maria della Vittoria, em estilo barroco, construída entre 1608 e 1620, guarda no seu interior uma das obras-primas do gênio Gian Lorenzo Bernini – a escultura “O Êxtase de Santa Teresa d’Ávila“.

O Êxtase de Santa Teresa d’Ávila de Bernini, em Roma

Foi paixão à primeira vista quando visitei esta igreja, pela primeira vez, em 2009. Por fora, não me impressionou muito, mas quando entrei… fiquei simplesmente de queixo caído.

É pequena, bem diferente das outras dezenas de igrejas de Roma, mas a sua arquitetura barroca me emocionou. À esquerda, mais perto do altar principal, está a celebérrima escultura de Bernini, “O Êxtase de Santa Teresa d’Ávila“, realizada entre 1644 e 1652.

Eu conheci essa escultura na minha aula de Estética na faculdade, mas poder vê-la pessoalmente são outros quinhentos. Como pôde Bernini esculpir uma obra de arte desse nível? Somente os gênios conseguem fazê-lo.

O Êxtase de Santa Teresa D'Ávila de Bernini, em Roma.

“O Êxtase de Santa Teresa D’Ávila” de Bernini. Foto: Arquivo pessoal.

Ouro, afrescos e mármores preciosos

A escultura está em uma pequena capela com fundo oval e na qual se projeta uma luz que desce de uma janela no teto, invisível do lado de fora, criando, assim, um efeito sobrenatural e que ilumina Santa Teresa d’Ávila e o anjo que trespassa o seu coração com um dardo.

O conjunto escultural é inserido em um contexto teatral, no qual Bernini retrata os componentes da família Cornaro (foi o cardinal veneziano Federico Còrner a encomendar a escultura) como se estivessem em dois camarotes a assistir ao êxtase da santa.

E tudo isso decorado com ouro, afrescos e mármores preciosos. Não deixe de ver essas duas maravilhas da arte em Roma!

Aproveite mais a sua estadia e faça um tour privado em português pela Roma Barroca.

Informações sobre O Êxtase de Santa Teresa d’Ávila de Bernini, em Roma


Via XX Settembre, 17.

Como chegar: A igreja está bem perto da estação de metrô Repubblica – Teatro dell’Opera.

Horário: 8h30 às 12h e das 15:30h às 18 h. Durante as missas não é permitida a visitação.

Site da Igreja Santa Maria della Vittoria.


Leia minhas outras dicas de Roma, Vaticano e arredores.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Serviços turísticos no Vaticano, Roma e arredores


* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. […] é poder conhecer igreja, e toda vez que vou a Roma não deixo de visitar uma nova. Apesar de a Igreja de Santa Maria da Vitória (Santa Maria della Vittoria) ser uma das minhas preferidas, não posso negar que cada uma tem o seu encanto, sua importância […]

  2. Linda igreja! Vou incluir em meu roteiro. Parabéns pelos blog com seus posts sempre ricos em detalhes! Abs.

  3. […] histórias de papas e artistas – de Giotto a Bramante, de Michelangelo a Francesco Borromini, de Gian Lorenzo Bernini a Domenico Fontana, de Arnolfo di Cambio a Jacopo Torriti – até os acontecimentos que tornaram […]

  4. Patrick Says: Maio 2, 2017 at 1:25 pm

    Linda postagem, parabéns pelo blog!

Deixe seu comentário ☺

error: