Efeitos visuais fazem parte do nosso imaginário coletivo


O mundo em que vivemos

Efeitos visuais, entretenimento digital e tecnologia fazem parte do nosso imaginário coletivo e do nosso cotidiano a qualquer hora e em qualquer lugar, principalmente depois que os smartphones passaram a ser nossos companheiros inseparáveis de vida.

Vivemos cada vez mais conectados, mas também mais envolvidos em um mundo de fantasias e de uma realidade virtual que existem na grande tela de cinema e passam até a palma de nossa mão.

Tecnologia cotidiana e efeitos visuais que fazem parte do nosso imaginário coletivo

Para todos os lados que olhamos, damos de cara com alguma parafernália tecnológica: smartphones, tablets, máquinas fotográficas com acesso a wi-fi e compartilhamento nas redes sociais, óculos para ver em 3D e por aí vai.

Parafernálias que não conseguimos nem mesmo imaginar nossas vidas sem elas. Como seriam nossas casas sem tv e sem computador, por exemplo? Nossas mãos sem contato com smartphones ou tablets? Cidades sem cinemas?

Passaríamos da era digital à era analógica, como assim era até há poucos anos…

VFX Rio: tecnologia, efeitos visuais e entretenimento digital

E para tratar esse tema, a VFX Rio, evento nacional dedicado aos efeitos visuais, entretenimento digital e tecnologia, realizou seminários em 28 e 29 de novembro no Museu do Amanhã.

Efeitos visuais fazem parte do nosso imaginário coletivo

Auditório de palestas do VFX Rio, Museu do Amanhã.

Eu fui uma tarde ao VFX Rio para ver de perto como é esse mundo fictício no qual mergulhamos cotidianamente por meio de imagens mostradas na tela do computador, do cinema, da televisão e do nosso smartphone.

O turismo, a arte e a cultura

O universo do entretenimento digital que, justamente, existe graças à tecnologia e se vale de efeitos visuais para nos entreter, não para de se superar e está sempre em busca de novas técnicas que surpreendam ainda mais o nosso sentido visivo.

Se, por um lado, as produções cinematográficas de hoje ficam cada mais sofisticadas com recursos visuais que nos deixam de boca aberta, o setor do turismo também não fica de fora.

Efeitos visuais de Star Wars - O Despertar da Força

Star Wars no VFX Rio 2016.

Facilidades tecnológicas para hóspedes de hotéis

Hoje, já temos hotéis que disponibilizam para seus hóspedes, como o Hotel Belludi 37, em Pádua, smartphones com um aplicativo que contém o mapa da cidade a ser visitada com suas atrações turísticas e uma descrição dessas atrações.

Um modo que dá total liberdade e autonomia às pessoas de poder visitar o que elas quiserem segundo as suas preferências e horários.

Realidade aumentada

O uso de óculos interativos de realidade aumentada já faz parte da realidade de alguns museus e mostras de arte, como acontece atualmente, por exemplo, na Ara Pacis, em Roma.

Domus romanas do Palácio Valentini em Roma

Visita multimídia nas Domus romanas de Palácio Valentini, Roma. Foto: Palazzo Valentini.

E o que dizer de efeitos visuais em visitas multimídias, como as das Domus Romanas do Palácio Valentini e as dos Fóruns de César e de Augusto?

Cinema em 3D e o Império Romano nos dias de hoje

Áudio e imagem se fundem em uma narração para mostrar aos espectadores a reconstrução de monumentos da época do Império Romano: podemos ver como eram suas cores naquele período, o desenho do piso, colunas de mármore, esculturas e outros elementos decorativos que embelezavam essas construções antigas.

Foro Imperial em Roma: Foro de Augusto e de César

Vistia multimídia ao Fórum de Augusto, Roma.

No campo audiovisual, temos filmes em 3D, como Museus Vaticanos e Capela Sistina, Florença e Galleria degli Uffizi e São Pedro e as Basílicas Papais de Roma.

A combinação de arte e tecnologia tem levado um público cada vez maior às salas cinematográficas para viajar nas imagens de altíssima definição e nos efeitos visuais que dão um toque sublime nas obras-primas.

Museus Vaticanos e Capela Sistina: visitas noturnas

Star Wars: a luta entre o bem e o mal que fascina crianças e adultos

A maior influência dos efeitos visuais está, certamente, no mundo cinematográfico. E um dos palestrantes do VFX Rio 2016 foi David Folgler, responsável pelos efeitos visuais de Star Wars – O Despertar da Força.

O Renascimento italiano com um toque na tela

Totens touch screen (sensíveis ao toque), como o que podemos tocar na Basílica de Santa Cruz, Florença, mostra-nos a obra-prima A Última Ceia” de Giorgio Vasari restaurada.

Um modo didático e lúdico que nos coloca em contato direto com a obra vasariana.

O céu é o limite, então temos a chance de aproveitar ao máximo as vantagens e os sonhos que a tecnologia e os efeitos visuais nos proporcionam em todos os setores.

E a nossa viagem pelo universo da ficção, mas também da realidade, ainda nos promete muitas surpresas.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.


Lojinha do Viagem na Itália


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: