A posição destas duas torres bolonhesas, Garisenda e Asinelli, foi pensada como estratégia militar, pois, no passado, elas estavam situadas na entrada da cidade, a qual era ligada pela antiga Via Emilia.
Construídas em alvenaria, material que as distinguia das outras construções bolonhesas no passado, tinham função militar (de avistamento e de defesa) e também representavam o prestígio social das famílias que as mandaram construir: Garisenda e degli Asinelli, respectivamente.
Duas torres em Bolonha: que tal subir a Torre degli Asinelli?
Bolonha, a “capital” da região Emília-Romanha, entre os séculos XII e XIII chegou a ter cerca de mais de cem torres e, por isso, é reconhecida internacionalmente pelas suas torres remanescentes, cerca de uma vintena, além de ser famosa também pelos seus longos pórticos.
Se você não sofre de vertigem, é bem disposto e enche o peito para encarar quatrocentos e noventa e oito degraus de uma torre, então não deixe de subir a Torre degli Asinelli em Bolonha: o panorama da cidade, visto lá do alto, é a recompensa de todo o cansaço físico.
Torre de Garisenda e Torre degli Asinelli
As duas torres bolonhesas, Garisenda e degli Asinelli, podem ser vistas de vários pontos do centro histórico de Bolonha, e para quem quiser ter uma vista bem ampla da cidade, com bastante coragem é possível encarar os quatrocentos e noventa e oito degraus da Torre degli Asinelli para se apreciar o panorama bolonhese.
A Torre Garisenda, a mais inclinada das duas, não é aberta à visitação.

Placa explicativa da Torre Garisenda, a qual não é aberta ao público. Foi construída entre o fim do século XI e o início do século XII, com sessenta metros de altura inicialmente, tendo sido diminuída depois, no século XIV, a quarenta e oito metros por temerem o seu desabamento.
A Torre Garisenda, na Divina Comédia de Dante
Dante Alighieri, quando era estudante de Direito na Universidade de Bolonha, ficou espantado com a inclinação da Torre Garisenda, tanto é que lhe dedicou alguns versos na sua Divina Comédia, os quais podem ser lidos em uma lápide aos pés dessa torre:
“Qual pare a riguardar la Carisenda
sotto ‘l chinato, quando un nuvol vada
sovr’essa sí, che ella incontro penda”
(Dante Alighieri, La Divina Commedia, Inferno, XXXI, 136-138)
A Torre degli Asinelli, tem 8 m de largura, 97,20 m de altura e um desvio de prumo de 2,23 m, enquanto a Garisenda tem um desvio de prumo de cerca de 3,22 m, sendo, por isso, mais instável que a sua torre “gêmea”.
Ambas as torres, no fim do século XX, foram restauradas e também receberam um reforço estrutural, principalmente a Torre Garisenda pela sua maior inclinação.
Torre degli Asinelli é a torre mais alta de Bolonha. A sentinela que circunda a sua base foi construída em 1488 (e restaurada em 1998) para abrigar os soldados durante os seus turno de guarda, e mais tarde foi ocupada por lojas de batedores de cobre.
Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália
No seu lado oeste, há um baixo-relevo em arenito com São Miguel Arcanjo, de G. B. Gnudi (1721).

A vista que se tem do alto da Torre degli Asinelli, em Bolonha. Dizem que, quando não há neblina ou muitas nuvens, dá até para ver o Mar Adriático. Eu, nas duas vezes que a visitei, ainda não tive a sorte de conseguir enxergar o mar lá de cima…
Leia minhas outras dicas de Bolonha e arredores.

Visão interna da Torre degli Asinelli. Subir os seus 498 degraus requer uma certa disposição física, mas nada que espante crianças, jovens, adultos e idosos curiosos em admirar Bolonha do alto de seus 97,20 m de altura.
Informações para visitar a Torre degli Asinelli, em Bolonha
Piazza di Porta Ravenna. Centro histórico de Bolonha.
Horários
1º de março a 05 de novembro (todos os dias): 9h30 às 19h30 (última entrada às 18h30).
6 de novembro a 28 de fevereiro: 9h30 às 17h45 (última entrada às 17 h).
Ingressos
5 euros e 3 euros (crianças até 12 anos, idosos acima de 65 anos, estudantes universitários).
A reserva é obrigatória e o ingresso é vendido por faixa horária.
Você pode comprar os ingressos on-line no site Le Due Torri ou diretamente no escritório de Bologna Welcome (Piazza Maggiore, 1/e).
Audioguia em italiano (Projeto da Província de Bolonha):
* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q. do blogue.
Leia também

🏛️ Guia brasileira em Rimini, região Emília-Romanha
16 nov 2019 - Dicas de Rimini e arredores, Dicas na Emília-Romanha, Turismo de luxo com guia brasileira na Itália

📓 Origem dos nomes das regiões italianas
03 nov 2019 - Cultura italiana
Oi, Maria. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Oi, Natalie,
Muito obrigada. É sempre um prazer ter uma postagem selecionada pro #Viajosfera 🙂
Abraços,
Maria
[…] em um restaurante perto das Duas Torres. Após o almoço, encaramos logo os quase 500 degraus da Torre degli Asinelli: a digestão foi rápida, e o suor também. De lá de cima a vista da cidade é esplêndida. É já […]
[…] Uma lanterna mágica que é inundada por uma luz natural, quase como quisesse desafiar as famosas Duas Torres. Uma escolha estratégica que facilita o inteiro percurso expositivo entre o andar térreo e o […]