🍰 Doces italianos típicos de Natal 🎄


Gastronomia italiana

Viaje nas delícias típicas de Natal de cinco regiões italianas para aprender um pouco mais sobre a gastronomia do país durante essa festividade.

Doces italianos típicos de Natal

Abruzo (Abruzzo)

Os doces típicos são de vários tipos em cada província da região:calcionetti” fritos (“panzerottini“, doces com geléia de uva preta, conhecida como “scrucchiata“, grão-de-bico, nozes e amêndoas moídas, mosto e cacau), “ferratelle“, doces recheados com amêndoas, nozes e mel, “neole“, nozes cobertas (amêndoas com água e açúcar) e “scrippelle“.

Emília-Romanha (Emilia-Romagna)

Podemos citar o “Panonede Natal de Bolonha (à base de farinha, mostarda de marmelo, mel, cacau, chocolate amargo e figos secos).

Doces italianos típicos de Natal

“Panone” de Bolonha. Foto: Bologna Welcome.

Conheça um pouco mais sobre a gastronomia na Emília-Romanha.

Ligúria

O “pandolce, bolo típico de Gênova – massa de farinha, uva passa, cubinhos de açúcar-cande, essência de laranja, sementes de pistache e de erva-doce, leite e marsala (vinho típico da Sicília) -, frutas cristalizadas, torrone, uva, figos e nozes secas.

Molise

Os “Cauciuni” (ravióli doce recheado com grão-de-bico) à base de farinha, vinho, castanhas cozidas, rum, chocolate, mel, amêndoas, cedro cristalizado, canela, ovo e baunilha.

Doces italianos típicos de Natal

“Cauciuni”, doce típico da região Molise.

Leia mais sobre gastronomia italiana.

Vale de Aosta (Valle d’Aosta)

Peras embebidas servidas com creme de chocolate e glacê (são cozidas com açúcar, baunilha, cravo, água e vinho tinto).

Doces italianos típicos de Natal

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Lojinha do Viagem na Itália


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] o presépio, uma tradição que Mario Andreoli exibe aos turistas que vão até Manarola no período natalício para contemplar essa obra de arte encravada na colina. Afinal, é […]

Deixe seu comentário ☺

error: