Pequenos museus italianos imperdíveis – dicas de Viagem na Itália


Museus

Há pequenos museus italianos que poderiam constar no itinerário da maioria das pessoas que vêm à Itália, mas, muitas vezes, por falta de tempo e/ ou conhecimento, esses templos da arte são deixados de lado.

E foi em base à ótima lista elaborada pelo The Telegraph em 2011 (“Italy’s best small museums”) que resolvi dividir com vocês alguns pequenos museus italianos imperdíveis, pois, sim, eles também merecem a nossa contemplação!

Dicas de Viagem na Itália: Pequenos museus italianos imperdíveis


Os links dos museus estão embutidos nos respectivos nomes

Pequenos museus em Milão

VILLA NECCHI CAMPIGLIO

Residência histórica no centro de Milão, Villa Necchi Campiglio é uma casa museu de estilo novecentista dos anos 30. Foi construída entre 1932 e 1935 pelo arquiteto Piero Portaluppi e é rodeada por um grande jardim com campo de tênis e piscina.

STUDIO MUSEO ACHILLE CASTIGLIONE

O estúdio de um dos pais do design italiano virou museu graças à Triennale, onde você pode visitar os espaços nos quais o arquiteto Castiglioni trabalhava, exatamente como eram na época em que ele ia ao estúdio, e ver seus desenhos, estudos, livros, protótipos, objetos de design, etc.

Pequenos museus em Nápoles

MUSEU CAPELA SANSEVERO

A Capela Sansevero, um dos museus mais importantes de Nápoles, possui uma das obras de arte mais bonitas do mundo: o Cristo Velado, la Pudicizia, il Disinganno e muitos outros. De estilo barroco, esse museu foi idealizado por Raimondo di Sangro, sétimo príncipe de Sansevero.

Dicas de viagem na Itália: Pequenos museus italianos imperdíveis

Cristo Velado. Foto: Wikipedia.

Pequenos museus em Roma

GALERIA DORIA PAMPHILJ

Escrevi uma postagem sobre a Galeria Doria Pamphilj em Roma.

Dicas de viagem na Itália: Pequenos museus italianos imperdíveis

Galeria Doria Pamphilj em Roma. Foto: Site Galleria Doria Pamphilj.

VILLA FARNESINA

Escrevi uma postagem sobre Villa Farnesina em Roma.

Dicas de viagem na Itália: Pequenos museus italianos imperdíveis

Villa Farnesina, em Roma.

CASA MUSEO DE CHIRICO

Esse museu foi a casa de Giorgio de Chirico nos últimos trinta anos de sua vida. O artista comprou-a em 1948 para ser sua residência e ateliê em Roma. Nela você pode ver várias obras de De Chirico, como Repouso do Gladiador, As Máscaras, Autorretrato de De Chirico, etc.

Pequenos museus na Sicília

PalermoMUSEU DELLA ZISA

O Castelo della Zisa (“a esplêndida”, em árabe), do século XII, é uma das melhores expressões da dominação árabe-normanda na Sicília e hoje é sede do Museu de Arte Islâmica, com obras provenientes da Sicília e da área do Mediterrâneo produzidas entre os séculos IX e XII.

Pequenos museus na Toscana

Asciano (Província de Siena)MUSEU DE ARTE SACRA

O Museu de Arte Sacra, juntamente com o Museu Cívico Arqueológico, está situado no Palácio Corboli. A coleção de arte sacra exibe obras de grandes artistas, como Giovanni Pisano, Segna di Bonaventura, Ambrogio Lorenzetti, Matteo di Giovanni, Bernardino Mei, etc.


Leia também: Os 10 museus de arte mais visitados do mundo.


Cortona (Província de Arezzo)MUSEU DIOCESANO DEL CAPITOLO

O Museu Diocesano del Capitolo possui algumas das obras mais famosas da história da arte toscana entre os séculos XIII e XIX. Dentre elas, podemos destacar as dos grandes artistas Beato Angelico, Bartolomeo della Gatta e Luca Signorelli.

FlorençaMUSEU STEFANO BARDINI

Esse museu, cujo nome é em homenagem ao seu idealizador, Stefano Bardini, constitui uma rica documentação do colecionismo, antiquário e artesanato artístico entre os séculos XIX e XX.

FlorençaMUSEU DE SÃO MARCO

Esse museu é famoso pelos afrescos do Beato Angélico, um dos maiores pintores do Renascimento. Eu tive a oportunidade de visitá-lo há alguns anos e, sem sombra de dúvidas, as celas afrescadas por Angélico são um espetáculo visual para quem adora a arte renascentista italiana.

Dicas de viagem na Itália: Pequenos museus italianos imperdíveis

Retábulo de altar de Beato Angélico,  Museu de São Marco,  Florença. Foto: Wikipedia


 Leia minhas dicas na Toscana.


Pequenos museus no Vêneto

PáduaPALÁCIO DEL BO’

Construído na metade do século XV, o Palácio del Bo’ é a sede principal da Universidade de Pádua, a mais antiga universidade da Itália depois daquela de Bolonha. Nesse palácio também está situado o Teatro Anatômico.

VenezaGALERIA QUERINI STAMPALIA

Situado em um palácio do século XVI, a Galeria Querini Stampalia é uma residência histórica onde já morou o patriarca de Veneza. Sua coleção é enriquecida com documentos pictóricos sobre a Veneza do século XVIII, com obras dos pintores Pietro Longhi e Gabriel Bella.

VenezaMUSEU HISTÓRICO NAVAL

Fundado em 1919, o Museu Histórico Naval está situado no Arsenal, em um dos antigos celeiros de Veneza. Sua coleção está ligada àquela constituída sob a República de Veneza, quando os modelos dos construtores navais eram guardados no arsenal.


 Leia o meu post sobre o Pavilhão dos Navios do Museu Naval de Veneza.


VenezaEMILIO VEDOVA FOUNDATION

Essa fundação foi instituída por Emilio Vedova e sua esposa, Annabianca, como vitrine do trabalho do maestro por meio de várias iniciativas culturais. Os espaços expositivos são dois – Magazzini del Sale e Studio Vedova – e a área onde se encontram era muito amada por Vedova, o polo central da sua vida veneziana.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Lojinha do Viagem na Itália


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. Em 2017 estarei indo ficar alguns meses na Itália, claro, assim que sair minha cidadania italiana (torçam por mim, hehe!) e já anotei esses lugares como referencia para visitar.
    Obrigadaa, beijos.

    Telma

Deixe seu comentário ☺

error: