Dicas de viagem na Itália: Abruzzo, região central


Turismo na Itália

Depois de 6 de abril de 2009, Áquila (Aquila, em italiano), na região Abruzzo (Abruzo, em português), centro da Itália, nunca mais foi a mesma.

O terremoto que devastou a cidade e deixou centenas de mortos, feridos e desabrigados, não somente causou estragos humanos, mas também danificou o seu rico patrimônio artístico-cultural.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Áquila

Uma porta no centro histórico de Áquila.

Nunca tinha visitado Áquila, mas depois que a conheci recentemente, pude descobrir um território maravilhoso, o qual, assim como a fabulosa ave Fênix, é uma Áquila que quer ressurgir das cinzas pós-terremoto.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo – Cidade de Áquila


Eu e outros blogueiros* conhecemos o centro histórico de Áquila começando pela Basílica di Santa Maria di Collemaggio, fortemente abalada pelo terremoto de 2009 e, infelizmente, fechada para visitações (atualmente é em fase de reestruturação). Essa linda basílica foi fundada em 1287 por Pietro da Morrone, o qual foi proclamado Papa Celestino V em 1294.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Basílica de Collemaggio

A divina fachada da Basílica de Santa Maria di Collemaggio, Áquila.

Basílica de Santa Maria de Collemaggio

A Basilica di Santa Maria di Collemaggio tem uma primazia histórico-religiosa: possui a primeira Porta Santa do mundo. Porta Santa é a porta murada de uma basílica que é aberta somente durante a realização de um Jubileu.

Mesmo não sendo possível contemplar essa basílica por dentro, a sua arquitetura externa já  vale a visita, pois os vários detalhes artísticos e simbólicos presentes no edifício são de grande beleza para os olhos dos turistas.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo, Itália central.

Detalhes arquitetônicos e artísticos da fachada da Basílica di Santa Maria di Collemaggio. Em frente à basílica, há um parque onde muitas pessoas aproveitam para caminhar, correr, brincar, etc.

Saindo da Basilica di Santa Maria di Collemaggio, fomos visitar o centro histórico de Áquila. Praticamente todos os seus edifícios comerciais e residenciais estão desabitados, cercados por tapumes ou estruturas de contenção, já que a burocracia italiana e a má gestão do dinheiro público ainda não permitiram a reconstrução da cidade.

Tristeza! E olha que já se passaram vários anos desde quando houve o terremoto em 2009…

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Áquila

Forte dos Espanhóis, o qual, desde o terremoto de 2009, está fechado para visitações.

O Forte Espanhol

Vimos por fora, porque também está fechado ao público, sempre por causa do terremoto, o Forte Espanhol (Forte Spagnolo), também conhecido como Castello Cinquecentesco. Esse forte tem esse nome porque foi construído durante a dominação espanhola no sul da Itália na primeira metade do século XVI.

A sua construção na cidade de Áquila fazia parte de um complexo de fortificações espalhados em vários pontos da Itália sob controle do antigo Reino de Nápoles (entre os séculos XIII e XIX).

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Áquila

Maravilhas do centro histórico de Áquila.

Artesanato típico abruzzese

Do Forte Espanhol, fomos caminhar pelas ruas do centro histórico. Diversos prédios, estátuas e igrejas ilustram o quão rica culturalmente é Áquila. Além de monumentos, também tivemos a chance de conhecer o tombolo aquilano, uma renda que surgiu por volta do início do século XIV e que é feita com um fio bem fino, geralmente de linho ou seda.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Áquila

A renda de Áquila e imagens do centro da cidade.

Fontana delle 99 cannelle

E depois de termos apreciado a renda típica de Áquila, tivemos ainda uma parada, antes do nosso almoço, na Fontana delle 99 cannelle (Fontana das 99 torneiras, tradução livre), monumento histórico da cidade que  também é conhecido como Rivera.

Caracteriza-se por ser composto por noventa e três carrancas em pedra e seis torneiras simples. Segundo a tradição, as noventa e nove torneiras dessa fontana representariam os noventa e nove castelos que contribuíram para a construção de Áquila no século XIII.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Áquila

Fontana delle 99 cannelle, peças de renda e a escultura de uma águia, símbolo de Áquila, no Palácio Nobre da cidade.

Como não se encantar pelas belezas de Áquila, a cidade que quer, e merece, ressurgir das cinzas pós-terremoto?


Mapa de Áquila

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo – Castel del Monte, um dos burgos mais bonitos da Itália


Castel del Monte, na província de Áquila, além de ter o mérito de ser um dos burgos mais bonitos da Itália, é, também, um perfeito cenário de filme hollywoodiano, como na produção The American (2011), com George Clooney, e de cenário para a festa A Noite das Bruxas, a qual é realizada dia 17 de agosto de todos os anos.

Se você quiser dar um mergulho no passado, Castel del Monte, certamente, deve constar no seu roteiro de viagem pelo centro da Itália.

Dicas de viagem na Itália. Abruzzo. Castel del Monte

Um burgo divino!

Tive a grande oportunidade de visitar Castel del Monte: um burgo fascinante, esculpido nas montanhas do interior do Abruzzo. Eu e os outros blogueiros chegamos ao burgo era já noite, mas, mesmo assim, a contemplação de sua beleza ficou ainda mais misteriosa com as luzes que exaltavam as suas ruas e edifícios.

Dicas de viagem na Itália. Abruzzo. Castel del Monte

O nosso guia durante a visita a Castel del Monte.

A Noite das Bruxas

A sua fama de ser um dos burgos mais bonitos da Itália se explica pela atmosfera de passado que se respira ali. E, para a nossa grande surpresa, a organização do educational tour nos presentou com uma apresentação exclusiva: pudemos assistir a uma pequena parte de A Noite das Bruxas: principal evento de Castel del Monte que, durante todos os anos, no dia 17 de agosto, atrai milhares de turistas, os quais assistem a diversos espetáculos em torno de uma antiga tradição popular e de fantasia sobre o universo das bruxas.

Dicas de viagem na Itália. Abruzzo. Castel del Monte

Os atores que representaram A Noite das Bruxas exclusivamente para nós.

Até pouco tempo atrás, os moradores desse burgo acreditavam nas bruxas, mas ainda há muitos que acreditam nesses seres lendários.

Segundo a lenda local,  quando uma pessoa ficava doente e o médico não conseguia descobrir o motivo de sua doença e nem tinha um remédio para curá-la, logo se pensava que a sua alma tivesse sido sugada pelas bruxas da noite.

Assim, para afastar tal maldição, parentes, amigos e vizinhos do doente tinham que passar embaixo de sete sacadas (rito de re sette sporte) no burgo.

Dicas de viagem na Itália. Abruzzo. Castel del Monte

Pelas ruas de Castel del Monte.

Dicas de viagem na Itália. Abruzzo

Os edifícios iluminados em Castel del Monte.

Cenário de cinema

Como escrevi acima, Castel del Monte também já serviu de cenário para filmes de cinema, como o The American, com George Clooney, em 2011. Assisti ao filme (apesar de não ser lá essas grandes coisas) e pude reviver as cenas rodadas no burgo.

Dicas de viagem na Itália. Abruzzo. Castel del Monte

No centro do burgo medieval de Castel del Monte.

Dicas de viagem na Itália. Abruzzo. Castel del Monte

Chafariz e o grupo do educational tour em Castel del Monte.


Assista ao trailer do filme The American

Mapa de Castel del Monte

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo – Scanno, um dos burgos mais bonitos da Itália

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Scanno

Scanno, província de Áquila, região do Abruzo, é um dos burgos mais bonitos da Itália e também a Cidade dos Fotógrafos. Parada obrigatória para os amantes de fotografia, história e tradição italiana.

Scanno, na província de Áquila, é um daqueles lugares que pararam no tempo: além de suas vielas com construções típicas do passado,  algumas de suas moradoras idosas ainda fazem questão de se vestir com indumentos pra lá de seculares.

É também um burgo fantástico!

Não é à toa que essa cidade conseguiu, e ainda consegue, seduzir artistas de renome internacional, como Hilde Lotz-Bauer, Henry Cartier-Bresson, Mario Giacomelli, etc. e hoje é conhecida como a Cidade dos Fotógrafos, além de ser também um dos burgos mais bonitos da Itália,  segundo a associação I borghi più belli d’Italia.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Scanno

As duas moradores do burgo que posaram como modelos com trajes típicos de Scanno. Senti-me em pleno século XVIII!

Ao chegar a Scanno, eu e os outros blogueiros fomos recebidos por duas moradores vestidas com trajes típicos da cidade. A nossa surpresa foi grande, já que não é sempre que você tem a oportunidade de ver de perto uma pessoa vestida com esse tipo de indumento.

E para incrementar ainda mais a atmosfera do passado, a bela paisagem do centro histórico do burgo serviu de cenário ideal para a pose das modelos. É como se tivéssemos realmente entrado em uma máquina do tempo.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Scanno

Esta foto não é em preto e branco. Parece, mas não é. O senhor sentado no fundo da viela fuma o seu cigarro (ou charuto) tranquilamente, concentrado nos seus pensamentos. Esta imagem retrata bem a rotina de Scanno.

Abruzzo: uma região a ser visitada

Como escrevi também na minha postagem sobre Rocca Calascio, a região Abruzzo é, certamente, um prato cheio para qualquer turista que queira mergulhar no passado e conhecer lugares aos quais está acostumado a ver em cenas de filme.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Scanno

Uma das vielas do burgo de Scanno. A vontade era fotografar todos os detalhes!

Intelectuais e artistas famosos, como os que citei acima, foram seduzidos pelo encanto de Scanno, o que acabou lhe dando o título de Cidade dos Fotógrafos: suas vielas, seus moradores, em especial as mulheres vestidas com seus trajes típicos seculares, foram fotografados por pessoas famosas, como o caso da foto de Mario Giacomelli, Il bambino di Scanno (Scanno boy), a qual hoje faz parte da coleção de fotografias do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Scanno

Uma das idosas de Scanno que ainda se veste com o traje típico da cidade. Ela virou também uma das modelos para as nossas fotos. Curiosidade: a saia pode pesar até 15 kg por causa dos quase 18 metros de pano que a compõem.

Lojinhas do passado

Ver lojinhas às quais estávamos acostumados a encontrar na nossa infância, como açougues, armarinhos, mercearias, é mesmo viver um período de nossas vidas que, infelizmente, não voltará mais, porém em Scanno esse tipo de comércio ainda persiste, o que o torna um lugar tão visitado e fotografado pelos turistas italianos e estrangeiros.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Scanno

Um comércio que nos faz lembrar o saudoso “secos e molhados” do passado.

O legal dessa cidade é poder visitá-la sem pressa, sem itinerários pré-programados, para que o turista consiga descobrir suas tradições que, de repente, estão escondidas em algumas das ruas, em alguma casa, numa loja ou, melhor ainda, nos vestidos antigos das idosas que cumprem o ritual cotidiano de ir à missa em uma das igrejas da cidade.

Dicas de viagem na Itália: Abruzzo. Scanno

Uma das ruas de Scanno. Roupas penduradas em varais do lado de fora das casas, arquitetura antiga e tranquilidade: características que atraem os turistas a esse burgo.


Mapa de Scanno

Onde dormir no Abruzzo? No burgo de Santo Stefano di Sessanio


Santo Stefano di Sessanio, com apenas cerca de 120 moradores, situado na província de Áquila (Aquila) e imerso no Parco Nazionale del Gran Sass e Monti della Laga, região Abruzzo, é considerado um dos burgos mais bonitos da Itália segundo a associação “I borghi più belli d’Italia”.

Dormir nesse burgo, uma verdadeira joia no centro da Itália, é fazer uma viagem no túnel do tempo e ser remetido à Idade Média.

Dica de hotel no Abruzzo, centro da Itália

Santo Stefano di Sessanio, Abruzzo, centro da Itália.

Quem nunca sonhou em caminhar por vielas e apreciar casas construídas na Idade Média como as que vemos nos filmes de época?

Pois isso é possível se você dormir em Santo Stefano di Sessanio, assim como eu fiz durante o educational tour* do qual participei com outros blogueiros de turismo.

Depois de Castel del Monte, Áquila, e Rocca Calascio, a grande surpresa para nós foi a de cada um ter dormido em uma casa no melhor estilo hotel/ burgo: eu dormi na RESIDENZA LA TORRE.

Chegamos ao burgo à noite e fizemos um pequeno passeio no seu centro histórico acompanhados por uma guia de turismo.

Dicas de viagem: 10 burgos mais procurados na Itália. Santo Stefano di Sessanio, Abruzzo, Itália

Burgo de Santo Stefano di Sessanio.

Esse burgo é um exemplo de como é possível desenvolver o turismo por meio da combinação entre a sua estrutura original, história e modernidade.

Os turistas que escolhem esse burgo para dormir, a maioria estrangeiros (alemães, suecos, holandeses etc.), querem aproveitar a máxima tranquilidade do lugar, a sua arquitetura medieval, o requinte e as longas caminhadas que podem ser feitas nos arredores.

Dica de hotel no Abruzzo, centro da Itália

O hotel em que fiquei no burgo de Santo Stefano di Sessanio: quarto, sala-cozinha e banheiro.

Muitos hóspedes preferem dormir no burgo e depois visitar os esplêndidos Castel del Monte, Rocca Calascio, Castelvecchio Calvisio e outras cidadezinhas, vilarejos, ali perto.

Dica de hotel no Abruzzo, centro da Itália

Apreciando o burgo. Simplesmente encantada.

Dica de hotel no Abruzzo, centro da Itália

Santo Stefano di Sessanio.

Curiosidade: Santo Stefano di Sessanio foi propriedade da célebre família florentina Médici entre os séculos XVI e XVIII, período no qual foi um importante centro produtor da lã “carfagna”, a qual era refinada em Florença e depois revendida em toda Europa como um produto de grande valor.

O interessante é poder explorar o burgo na maior tranquilidade e se sentir na trama de um filme rodado na Idade Média.


Como chegar a Santo Stefano di Sessanio, Abruzzo, centro da Itália

 O melhor meio de transporte para se chegar ao burgo de Santo Stefano di Sessanio é o carro. Aproveite e alugue um com nosso parceiro Rentalcars pelos melhores preços aqui.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


SERVIÇOS INDICADOS NO ABRUZZO E EM TODA A ITÁLIA


 Faça sua reserva na Residenza LaTorre, em Santo Stefano di Sessanio.

Faça seu roteiro personalizado na Itália.

train-icon Passagens e passes de trem na Itália e em outros países da Europa com RailEurope.

Aluguel de carros na Itália e em qualquer lugar do mundo com Rentalcars.


* O educational tour Post-TBDI2013 foi organizado pelo TTI (Travel Trade Italia) e pela Câmara de Comércio da Província de Áquila. Quase todas as minhas despesas foram pagas por esses órgãos (transporte, hotel, refeições e passeios), entretanto esta postagem foi escrita segundo a minha experiência pessoal, livre da opinião de terceiros.

** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] de termos visitado o maravilhoso burgo de Castel del Monte e o centro histórico de Áquila, eu e os outros blogueiros participantes do educational tour* ficamos extasiados com Rocca […]

  2. […] doces típicos são de vários tipos em cada província da região: “calcionetti” fritos (“panzerottini“, doces com geléia de uva preta, […]

  3. […] Dicas do Abruzzo, centro da Itália […]

Deixe seu comentário ☺

error: