Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália


Turismo na Itália

A imagem da Ilha de Capri, Itália, é geralmente associada ao time de milionários, artistas, intelectuais e empresários que escolhem essa ilha, no Golfo de Nápoles, para desfilarem com seus megaiates e roupas de marcas de luxo, sem falar nos rega-bofes realizados nas mansões de um dos membros desse grupo seleto.

Mas os turistas comuns, assim como eu, também são filhos de Deus e podem, sim, desfrutar as maravilhas capreses. Melhor ainda se tiver sebo nas canelas.

 Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

As belezas naturais de Capri

Não é fácil escrever sobre a Ilha de Capri sem deixar de fazer referência a dois de seus mais importantes símbolos: a Gruta Azul e seus farelhões. No dia em que fui à ilha caprese havia um verdadeiro congestionamento de barquinhos para entrar na Gruta Azul, e, sinceramente, preferi visitar outros monumentos e deixar essa gruta para uma outra oportunidade.

Já os farelhões, se você fizer um passeio de barco ao redor da ilha terá a oportunidade de vê-los de perto, com direito a mergulho no mar.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Um dos farelhões de Capri. Foto: Arquivo pessoal.

De Positano a Capri de barco

Saímos de Positano, onde estávamos hospedados, com uma das empresas marítimas da linha Positano-Capri. Durante o passeio o “comandante” deu algumas informações turísticas  e também parou o barco, após ter atravessado os farelhões, para a turistada poder dar uns mergulhos.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Parada do barco para cair de cabeça nessa água azul da cor do mar. Literalmente. Foto: Arquivo pessoal.

O que ver na Ilha de Capri


Depois da parada pro banho no mar, fomos direto a Marina Grande, porto principal da ilha, e daqui seguimos até o funicular para subir até à Praça Umberto I, centro nervoso de Capri com seus bares, lojas e muitos turistas caminhando pra lá e pra cá.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Praça Umberto I: com sua dimensão minúscula, é o centro do burburinho da ilha. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Até Vladimir Lenin se rendeu aos encantos de Capri. Foto: Arquivo pessoal.

Da Praça Umberto I fomos direto a Villa Jovis, mansão do Imperador Romano Tibério, construída no século I d.C. A caminhada dura cerca de uns 50 minutos e é em subida.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Placa ao lado da funicular que exalta o Imperador Tibério César Augusto. Foto: Arquivo pessoal.

Não deixe de visitar Villa Jovis

Villa Jovis fica no extremo promontório leste da ilha, conhecido como Monte Tibério. De lá do alto dá para ver uma parte da Península Sorrentina e um grande panorama do Golfo de Nápoles.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

A vista é DIVINA do alto de Villa Jovis. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

As ruínas de Villa Jovis. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Placa na entrada de Villa Jovis. O imperador Tibério escolheu a Ilha de Capri como sede do império romano por um período de onze anos. Foto: Arquivo pessoal.

De Villa Jovis fomos diretamente para o Arco Natural, sempre dando sebo nas canelas. Passear pelas ruazinhas estreitas e ver as casas dos moradores da ilha nos fazem sentir menos turistas e mais exploradores.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Arco Natural. A imagem já diz tudo. Foto: Arquivo pessoal.

Os maravilhosos Jardins de Augusto

Depois de apreciar a beleza natural em pessoa desse arco, lá vamos nós com mais sebo nas canelas rumo aos Jardins de Augusto. Aqui o visual é estupendo e dá para admirar também Via Krupp, uma estrada panorâmica que é uma verdadeira obra de arte.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Jardins de Augusto: reúnem as principais espécies de flores e plantas que podem ser encontradas na ilha. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Placa em homenagem ao Imperador César Augusto nos Jardins de Augusto. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Via Krupp foi construída sob encomenda do industrial alemão Friedrich Alfred Kupp. Foto: Arquivo pessoal.

Enfim, depois de tanto bater perna, uma pausa para um delicioso sorvete antes de voltar à Praça Umberto I, pegar novamente o funicular, chegar a Marina Grande e, finalmente pegar o barco de volta a Positano.

Todas as informações sobre como chegar à Ilha de Capri, mapas de percursos, monumentos etc. podem ser consultadas no site Capri Tourism (italiano e inglês).

Dicas de viagem na Ilha de Capri, Itália

Em frente à famosa fábrica de perfumes Carthusia. Foto: Arquivo pessoal.


Leia também:

Dicas da Costa Amalfitana

Hotéis baratos em Capri

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Lojinha de Capri e Costa Amalfitana


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. Olá. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. Obrigada, Natalie.

    Tenha uma ótima segunda-feira 🙂

  3. Leonardo Says: junho 17, 2014 at 5:42 pm

    Oi Boa tarde, será que vc poderia me ajudar: Pretendo fazer uma viagem para Itália ano que vem com minha mãe. Vamos a Veneza (4 dias), Roma (5 dias), Florença (4dias), Cinque Terre (3dias), Milão (3 dias), Bate volta a Pisa, San Gimignano e Pompéia (1 dia em cada). Faremos os trajetos de trem. Mas gostaria de fazer uns dois dias em Capri, por qual cidade vc acha que é melhor partirmos rumo a Capri. Acho que o roteiro está bom? Aceito dicas. Muito bom o seu site.

    • Olá, Leonardo,

      Já que você vai a Pompeia, então aconselharia a partir para Capri do porto de Nápoles.

      Sairia de Roma bem cedo em direção a Pompeia, deixaria as malas no depósito de bagagem na estação de Nápoles (daqui é de onde sai o trem para Pompeia), faria a visita no sítio arqueológico pompeiano, voltaria à estação de Nápoles para pegar as malas e depois iria para o porto pegar a barca para Capri.

      Você vai precisar controlar os horários dos trens Roma-Nápoles-Pompeia-Nápoles, assim como a barca Nápoles-Capri.

      Opinião pessoal: se você gostar de arqueologia, o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles é imperdível. Muitos objetos e afrescos de Pompeia estão expostos nele. O centro napolitano, apesar de caótico e sujo, é repleto de monumentos incríveis, como a Catedral de San Januário (tem postagens sobre esta catedral e o museu arqueológico aqui no blogue). Porém, para fazer esse passeio seria necessário dormir uma noite em Nápoles. Não aconselho a sair de Roma e fazer Pompeia + centro de Nápoles + viagem para Capri no mesmo dia. É cansativo e, no final das contas, não se vê nada decentemente ☺

      Em Cinque Terre, não deixe de visitar Portovenere e fazer um passeio de barco (postagem aqui no blogue). Também aproveite para conhecer a Abadia de San Fruttuoso e Portofino, já que são na Ligúria, uma região bem pequena.

      Resumo: é de Roma que você deve partir para Pompeia. E já que você terá que passar por Nápoles, é desta cidade que você pode ir para Capri.

      Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as dicas aqui do blogue ☺

      Saudações,

      Maria

  4. […]  Antes de fazer a sua reserva, aproveite e leia minhas dicas do que fazer na Ilha de Capri. […]

  5. […] a minha base para rodar a Costa Amalfitana e aproveitei também um dia para fazer um bate-volta a Capri de barco. Saímos de manhã do pequeno cais na Marina Grande e retornamos no fim do […]

  6. […] Leia minhas dicas de Nápoles, Costa Amalfitana e Capri. […]

  7. […] Ilha de Capri […]

  8. […] Leia minhas dicas de Nápoles, Costa Amalfitana e Capri. […]

  9. […] Leia minhas dicas de Nápoles, Costa Amalfitana e Capri. […]

  10. […] da Ilha de Capri do alto da Villa de Tibério. Foto: Arquivo […]

  11. […] Dicas do que fazer na ilha: Dicas de viagem na Ilha de Capri. […]

  12. […] Dicas da Ilha de Capri […]

  13. […] Leia minhas dicas de Nápoles, Costa Amalfitana e Capri. […]

  14. […] de Caserta, não deixe de visitar o centro histórico de Nápoles e a Ilha de Capri. Se puder, estique até a Costa […]

  15. […] Ilha de Capri […]

Deixe seu comentário ☺

error: