Dicas na Ligúria: Tellaro, um dos burgos mais bonitos da Itália


Turismo na Itália

Na minha última viagem à Ligúria, em setembro de 2015, tive a grande surpresa de conhecer Tellaro, um pequeno burgo com vista para o Golfo dos Poetas (Golfo dei Poeti), município de Lerici, província de La Spezia. Pelo seu charme e forma geográfica, Tellaro é considerado um dos burgos mais bonitos da Itália. E merecidamente!

Dicas na Ligúria: Tellaro

Dicas na Ligúria: Tellaro, um pequeno burgo no Golfo dos Poetas


O nome Tellaro pode ter origens na palavra “tela” em função dos comerciantes de telas e tecidos, ou no latim “telus” para indicar o dardo, a flecha usada para a defesa, ou mesmo no etrusco ou paleo-lígure “tular”, o qual significa “limite do vilarejo”.

O charme de Tellaro

Provavelmente é de origem grega o nome latino de Lerici, portus Illycis, talvez de Iliakos, troiano, para indicar a sua grandiosa fundação por parte de um grupo de sobreviventes da guerra de Troia. Outros preferem a origem na forma dialetal “erse”, que quer dizer azinheira.

Dicas na Ligúria: Tellaro

“Eu, como a andorinha de Anacreonte, deixei o meu Nilo e migrei até aqui pelo verão, para ficar em uma casa isolada, de frente para o mar, e  rodeada pelo suave e sublime cenário do Golfo de Spezia”.

Tradução livre

Assim escrevia, em 1822, Percy Bysshe Shelley:

Percy Bysshe Shelley (Field Place, Horsham, 4 de agosto de 1792 — Mar Lígure, Golfo de Spezia, 8 de julho de 1822) foi um dos mais importantes poetas românticos ingleses.

Shelley é famoso por obras tais como Ozymandias, Ode to the West Wind, To a Skylark, e The Masque of Anarchy, que estão entre os poemas ingleses mais populares e aclamados pela crítica. Seu maior trabalho, no entanto, foram os longos poemas, entre eles Prometheus Unbound, Alastor, or The Spirit of Solitude, Adonaïs, The Revolt of Islam, e o inacabado The Triumph of Life. The Cenci (1819) e Prometheus Unbound (1820) são peças dramáticas em 5 e 4 atos respectivamente. Ele também escreveu os romances góticos Zastrozzi (1810) e St. Irvyne (1811) e os contos The Assassins (1814) e The Coliseum (1817).

Fonte: Wikipedia.

Um nirvana entre o céu e o mar…

Tellaro, “um nirvana entre céu e mar, entre as rochas e a montanha verde”, como escreveu Mario Soldati. Vindo do mar, a igrejinha de São Jorge e o burgo fortificado se apresentam como uma nave pronta para zarpar. Tellaro é um cantinho de mundo que parece ter sido criado de propósito para se proteger do barulho das multidões.

Dicas na Ligúria: Burgo de Tellaro

É neste burgo que Attilio Bertolucci, um dos maiores poetas italianos contemporâneos, ia buscar tranquilidade durante as meias estações.


Leia também: Dicas de viagem na Ligúria.


Dicas na Ligúria: Tellaro

Igreja de São Jorge.


Tellaro – Onde comer


Dica de um restaurante em Tellaro

Visitei Tellaro em uma manhã e voltei a esse burgo num outro dia à noite para jantar. Não tinha nenhuma preferência de restaurante, então, ao chegar lá, decidi caminhar (junto com meu marido) à procura de algum que me agradasse, levando em consideração o período, última semana de setembro, quando muitos hotéis e restaurantes estão fechados.

Chegando à Piazza Figoli, eis que encontro o Ristorante la Gritta, o qual chamou minha atenção pela sua decoração e pela música ambiente, estilo jazz.

Dicas na Ligúria - Restaurante em Tellaro

Restaurante La Gritta, em Tellaro, Ligúria.

Estava vazio, só três mesas ocupadas, o que para mim é uma maravilha, pois é sinônimo de se comer com tranquilidade. Pedi uma entrada e um segundo prato de peixe (fotos abaixo). O vinho, escolhemos um simples, típico do restaurante, o qual é servido em uma garrafa.

Dicas na Ligúria: Tellaro, dica de restaurante

Decoração do restaurante.

Não espere pratos abundantes

As porções não são abundantes: são o “suficiente” para quem vai a um restaurante desse estilo. O preço, comparado com os dos outros restaurantes de Lerici, é mais alto, porém, no meu caso, valeu pelo ambiente agradável, confortável e romântico do local.

Dicas na Ligúria: Tellaro, dica de restaurante

Tomamos um vinho simples, recomendado pelo restaurante.

Dicas na Ligúria: Tellaro, dica de restaurante

Pedi salmão como entrada.

Dicas na Liguria - Dica de restaurante em Tellaro

Como segundo prato, comi atum, o qual vem acompanhado com salada.


Dicas na Ligúria: Tellaro – como chegar


É necessário estar de carro para ir a Tellaro. Aproveite para alugar um carro na Itália durante sua viagem pelo país.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Gastronomia italiana incluindo dicas vegetarianas e veganas


*Referência bibliográfica: Site I borghi più belli d’Italia.

**Esta postagem contém links para parceiros afiliados. Saiba mais sobre a nossa Política de Monetização.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. tbm me surpreendi conhecendo esse borgo…..fui a noite e amei…me lembro que havia uma história de um polvo no sino da igreja….rs já não me lembro mais…um dia quero voltar a ficar pelo menos uns 10 dias ali bem sossegado..pk me lembro tbm da agitaçaõ no verão..crianças na praça..uma delícia

  2. […] Tellaro, considerado um dos burgos mais bonitos da Itália, é completamente esculpido nas rochas à beira do Golfo dos Poetas. Pequeno e aconchegante, escrevi um post exclusivo sobre Tellaro (com dica de um ótimo restaurante). […]

  3. […] Tellaro, um dos burgos mais bonitos da Itália […]

Deixe seu comentário ☺

error: