Dicas na Ligúria: Lerici e vilarejo de Tellaro, um dos mais bonitos da Itália


Turismo na Itália

Na primeira vez que visitei Cinque Terre, Portovenere, Portofino, Camogli e San Fruttuoso, escolhi Levanto como cidade-base pela comodidade da sua estação ferroviária.

Já na minha segunda vez na região, em setembro de 2015, preferi ficar no município de Lerici porque queria visitar as maravilhas do Golfo dos Poetas de carro.

Dicas na Ligúria: Lerici e vilarejo de Tellaro

Castelo de Lerici, que estava fechado para manutenção quando tentei visitá-lo 🙁

Dicas na Ligúria: Lerici e vilarejo de Telaro


Até o New York Times dedicou um artigo a Lerici definindo-o “An Italian Beauty Without Foreing Suiters”. Sim, concordo com a jornalista que escreveu a matéria: Lerici é uma verdadeira joia mantida em segredo no Golfo dos Poetas, uma cidadezinha litorânea tranquila, organizada, limpa e com várias opções de hotéis e restaurantes.

É muito frequentada pelos turistas italianos e estrangeiros, principalmente americanos e ingleses.

Por estar de carro, escolhi um hotel no distrito de Cerri (Albergo Serena), interior de Lerici, que oferece estacionamento. Lugar tranquilo, mas sem nenhuma opção de restaurante, comércio, farmácia, etc.

Era mesmo só para dormir, e sem carro é praticamente inviável a locomoção do hotel lá do alto da colina. Assim, descia até os restaurantes de Lerici e de San Terenzo para jantar e fazer uma caminhada pela beira-mar.

O que ver em Lerici


O calçadão à beira-mar de Lerici é já um passeio que nos presenteia a beleza do Golfo dos Poetas e a arquitetura típica da cidade. Um detalhe que me chamou a atenção foi a limpeza da cidade, como na foto que publiquei no meu Instagram.

Visualizza questo post su Instagram

Cidadezinha limpa e com um bom clima no outono. #viagemnaitalia #blogdeviagem #turisgram #lonelyplanet #igerslerici #ilikeitaly

Un post condiviso da Maria Arruda | Guia de turismo (@viagem_italia) in data:

CASTELO DE LERICI

Subi a colina sobre a qual desponta o Castelo de Lerici e, para a minha tristeza, dou de cara com o castelo fechado para visitação, o que já acontece há meses (no site do castelo está escrito que o mesmo está fechado para trabalhos de manutenção extraordinária…).

Assim, não me restou que contemplar a vista lá do alto: a beira-mar de Lerici, de San Terenzo e o burgo de Portovenere mais ao longe.

Existe um elevador gratuito no porto de Lerici que leva até o castelo. Quando eu fui, o elevador estava sendo consertado, então encarei a escadaria que leva até o alto da colina.

Não é muito cansativo subir as escadas, dá para fazê-lo tranquilamente.

Dicas na Ligúria: Lerici

Visão noturna do Castelo de Lerici que domina a beira-mar da cidade.

Após admirar a vista do lindo Golfo dos Poetas, desci pelas vielas do pequeno burgo antigo encastrado na colina de frente para o mar.

Casas pequenas, coloridas e um silêncio típico desses vilarejos do interior ou do litoral italiano.

A descida termina na grande Piazza Giuseppe Garibaldi, onde há vários restaurantes, pizzarias, lojas, sorveterias, etc.

Perto da Praça Giuseppe Garibaldi, à beira-mar, está o pequeno porto de Lerici de onde saem as barcas para Portovenere, Cinque Terre e outros destinos.

Dicas na Ligúria: Lerici

Marina de Lerici com o seu castelo.

FIASCHERINO

Fiascherino, situado entre Lerici e Tellaro, é um pequeno distrito com alguns restaurantes e hotéis. Caracteriza-se pela sua baía acidentada, cujas praias são alcançáveis por meio de trilhas.

Ao passar por Fiascherino de carro, o panorama que se tem é de um mar azul decorado com as cores da vegetação local.

Muitos turistas frequentam as pequenas praias de Fiascherino, sendo uma delas servida por uma escadaria de cerca de duzentos degraus.

Dicas na Ligúria: Lerici

San Terenzo, um distrito de Lerici. Dá para caminhar tranquilamente de San Terenzo até Lerici e vice-versa pelo calçadão à beira-mar.

SAN TERENZO


San Terenzo é também um distrito de Lerici: do calçadão do centro de Lerici dá facilmente para caminhar até San Terenzo, com a vantagem de se apreciar a bela vista do mar lígure.

Ali também existe o Castelo de San Terenzo que, com a mesma sorte do Castelo de Lerici, está fechado para visitação há meses

Dicas na Ligúria: Lerici

Visão a partir da pequena colina que abriga o Castelo de Lerici: a beira-mar de Lerici com a sua marina.

Jantei duas vezes em San Terenzo, lugar que oferece bons restaurantes como em Lerici.

Artistas estrangeiros de grande fama no século XIX frequentavam essa área da Ligúria: por isso, o nome Golfo dos Poetas. Percy Bysshe Shelley, Mary Shelley, Henry James e Lord Byron foram alguns dos hóspedes ilustres de San Terenzo, por exemplo.

Dicas na Ligúria: Lerici

No calçadão de San Terenzo.

Como citou a jornalista do New York Times no seu artigo, Lerici, San Terenzo, Tellaro e Fiascherino formam as Quattro Terre: diferentemente da badaladíssima Cinque Terre, Quattro Terre tem a vantagem de não sofrer com o turismo de massa e preservar ângulos de natureza, mar e cidade que ainda são desconhecidos por algumas nacionalidades de turistas (brasileiros, por exemplo).

Dicas na Ligúria: Lerici

Praça Giuseppe Garibaldi, Lerici.

Onde dormir em Lerici, Golfo dos Poetas, Ligúria


Como citei acima, fiquei no Albero Serena, em Cerri, um distrito de Lerici. Por estar localizado no alto de uma colina, o carro é indispensável.

Além disso, não há opções de comércio e restaurantes perto do hotel, o que nos obriga descer até a beira-mar de Lerici ou ir a outra cidade para comer, fazer compras, farmácias, etc.

Se preferir, confira estas opções de hotéis em Lerici ou em San Terenzo.

Dicas na Ligúria: Tellaro, um dos burgos mais bonitos da Itália


Dicas na Ligúria: vilarejo de Tellaro

O nome Tellaro pode ter origens na palavra “tela” em função dos comerciantes de telas e tecidos, ou no latim “telus” para indicar o dardo, a flecha usada para a defesa, ou mesmo no etrusco ou paleo-lígure “tular”, o qual significa “limite do vilarejo”.

O charme de Tellaro

Burgo de Tellaro, um dos mais bonitos da Itália

Igreja de São Jorge, Tellaro.

Um nirvana entre o céu e o mar…

Tellaro, “um nirvana entre céu e mar, entre as rochas e a montanha verde”, como escreveu Mario Soldati.

Vindo do mar, a igrejinha de São Jorge e o burgo fortificado se apresentam como uma nave pronta para zarpar.

Tellaro é um cantinho de mundo que parece ter sido criado de propósito para se proteger do barulho das multidões.

Dicas na Ligúria: Burgo de Tellaro

É neste burgo que Attilio Bertolucci, um dos maiores poetas italianos contemporâneos, ia buscar tranquilidade durante as meias estações.


Leia também: Dicas de viagem na Ligúria.


Onde comer em Tellaro, Golfo dos Poetas

Dica de um restaurante em Tellaro

Visitei Tellaro em uma manhã e voltei a esse burgo num outro dia à noite para jantar.

Não tinha nenhuma preferência de restaurante, então, ao chegar lá, decidi caminhar (junto com meu marido) à procura de algum que me agradasse, levando em consideração o período, última semana de setembro, quando muitos hotéis e restaurantes estão fechados.

Chegando à Piazza Figoli, eis que encontro o Ristorante la Gritta, o qual chamou minha atenção pela sua decoração e pela música ambiente, estilo jazz.

Dicas na Ligúria - Restaurante em Tellaro

Restaurante La Gritta, em Tellaro, Ligúria.

Estava vazio, só três mesas ocupadas, o que para mim é uma maravilha, pois é sinônimo de se comer com tranquilidade. Pedi uma entrada e um segundo prato de peixe (fotos abaixo).

O vinho, escolhemos um simples, típico do restaurante, o qual é servido em uma garrafa.

Dicas na Ligúria: Tellaro, dica de restaurante

Decoração do restaurante.

Não espere pratos abundantes

As porções não são abundantes: são o “suficiente” para quem vai a um restaurante desse estilo. O preço, comparado com os dos outros restaurantes de Lerici, é mais alto, porém, no meu caso, valeu pelo ambiente agradável, confortável e romântico do local.

Dicas na Ligúria: Tellaro, dica de restaurante

Pedi salmão como entrada.

Dicas na Liguria - Dica de restaurante em Tellaro

Como segundo prato, comi atum, o qual vem acompanhado com salada.

Dicas na Ligúria: Lerici, San Terenzo, Fiascherino e Tellaro – como chegar


Para ficar em Lerici, base para conhecer San Terenzo, Fiascherino, Tellaro, Cinque Terre, Portovenere, etc. estar de carro é obrigatório. Na cidade não há estação de trem e as linhas de ônibus têm horários muito limitados.

Conheça as belezas da Ligúria com praticidade e conforto e alugue seu carro COM RENTALCARS AQUI.

As vagas de estacionamento público em Lerici, San Terenzo, Fiascherino e Tellaro são pagas (tarifa horária) e bem limitadas.

Se viajar na alta temporada, considere a dificuldade para estacionar. Como viajei no fim de setembro, não tive dificuldades para encontrar vaga, porém o pagamento da tarifa horária é indispensável.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


*Esta postagem contém links para parceiros afiliados. Saiba mais sobre a nossa Política de Monetização.

**Referência bibliográfica: Site I borghi più belli d’Italia.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Desde 2018, trabalho como guia de turismo autorizada em Bolonha, Roma e Vaticano. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. Tem algum portifolio para eu ver mais fotos produzida por ela ?

Deixe seu comentário ☺

error: