⛪ Dicas em Mântua: Basílica de Santo André e Igreja de São Lourenço


Turismo na Itália

Mântua (Mantova, em italiano), região Lombardia, é uma das principais cidades do Renascimento italiano e europeu, além de ser Patrimônio UNESCO desde 2008.

O turista que visita o seu centro histórico precisa incluir duas igrejas no percurso turístico: Basílica de Santo André (Sant’Andrea, em italiano) e Igreja de São Lourenço (Rotonda di San Lorenzo).

Guia brasileira na Itália. Maria Arruda

Dicas em Mântua: Patrimônio UNESCO na Lombardia

Durante a minha rápida visita pelo centro histórico de Mântua, uma guia de turismo nos levou para conhecer duas igrejas da cidade: Basílica de Santo André e Igreja de São Lourenço.

Igreja de São Lourenço (San Lorenzo)

Visitamos primeiro a Igreja de São Lourenço: em forma redonda, esse edifício religioso foi inspirado na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém e é dedicada a São Lourenço.

Dicas em Mântua, Itália

Igreja de São Lourenço. Por sua forma redonda, é chamada de Rotonda di San Lorenzo (Rotunda de São Lourenço, tradução livre). Quando foi construída, ela era completamente afrescada, e, por sorte, alguns fragmentos de seus afrescos são visíveis até hoje.

O interior da Igreja de São Lourenço, a qual, em italiano, é chamada de Rotonda di San Lorenço pela sua forma redonda. É a igreja mais antiga da cidade de Mântua, fundada entre o fim do século XI e início do século XII.

O poder da família Gonzaga em Mântua

Em 1579, essa igreja foi fechada para o culto por ordem de Guglielmo Gonzaga. Gonzaga, naquela época, era uma das famílias principescas mais famosas da Europa, e seus membros governaram Mântua entre os séculos XIV e XVIII.

Dicas em Mântua, Itália

Altar da Igreja de São Lourenço em Mântua.

A partir de 1579, e por mais de trezentos anos, a Igreja de São Lourenço teve a sua estrutura modificada e coberta, servindo até mesmo como moradia e centro comercial.

Em 1906, essa igreja foi “redescoberta” e as partes arquitetônicas que não lhe pertenciam foram removidas, além de ter sido restaurada e reaberta para as funções religiosas.


 Endereço da Igreja de San Lorenzo

Piazza delle Erbe, centro histórico de Mântua.

 Horários: De segunda a sexta-feira

Verão – das 10h às 13h e das 15h às 19h

Inverno: das 10h às 13h e das 14h às 18h. Sábados e domingos: das 10h às 18h.

Entrada: Oferta livre.


Dicas de Mântua: Basílica de Santo André

Dicas em Mântua, Itália

Basílica de Santo André, projetada por Leon Battista Alberti, o mesmo que também realizou o Templo Malatestiano, em Rimini. Com a morte de Alberti em 1472, a igreja foi construída por Luca Fancelli, um grande arquiteto do século XV em Mântua, o qual a concluiu em 1494. A cúpula tem uma altura de 80 metros e é obra de Filippo Juvarra.

Dicas em Mântua, Itália

A Basílica de Santo André é ricamente decorada por célebres artistas italianos, como Andrea Mantegna, Felice Campi, Francesco Borgani, Correggio, etc.

Basílica de Santo André (Sant’Andrea)

A basílica foi construída sobre duas estruturas religiosas preexistentes e, segundo a tradição, no mesmo lugar em que San Longino teria escondido o sangue de Cristo.

Longino,  soldado romano, perfurou as costas de Jesus crucificado para ter certeza de que este fosse realmente morto e, assim, levado o seu sangue em uma ampola até Mântua.

Dicas de Mântua, Itália

Paredes internas decoradas. A grandiosidade desta basílica é admirada por milhares de turistas de todo o mundo.


Endereço da Basílica de Santo André

Piazza Andrea Mantegna, centro histórico de Mântua.

 Horários: Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e das 15 às 19h. Sábado: 10h30 às 12h e das 15h às 18h. Domingo: 11h45 às 12h15 e das 15h às 18h (verão) ou das 15h às 17h (inverno).

A Cripta só pode ser visitada com a presença dos voluntários da associação da cidade.

Horários para visitar a Cripta: Segunda a sexta-feira – só para grupos agendados (telefones: 331.4607454 ou 0376.360955).

Sábado: 10h30 às 11h30 e das 15h às 17h. Domingo: 15h às 17h.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.


SERVIÇOS INDICADOS EM MÂNTUA


Faça um roteiro personalizado na Itália.

Reserve seu hotel com Booking pelos melhores preços em Mântua.

Aluguel de carros na Itália e em qualquer lugar do mundo com Rentalcars.

train-icon Passagens e passes de trem na Itália e em outros países da Europa com RailEurope.


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] O que ver em Mântua […]

  2. […] Lombardia é dividida em doze províncias: Bérgamo, Brescia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mântua, Milão, Monza e Brianza, Pavia, Sondrio e Varese. É a região com o maior número de províncias […]

  3. […] Leia minhas dicas de Mântua. […]

  4. […] Mântua e Sabbioneta […]

Deixe seu comentário ☺

error: