A maioria dos turistas que lota todos os dias o centro histórico de Veneza não é a mesma que visita o famoso Teatro La Fenice, o qual, segundo o The Telegraph, é considerado um dos teatros mais espetaculares do mundo.
Tive a curiosidade de conhecer esta beleza veneziana antes mesmo que a lista do The Telegraph fosse publicada e compartilho-a com os queridos leitores do blogue.
Dicas de Veneza: Teatro La Fenice, um dos mais espetaculares do mundo
Sei que é praticamente impossível para um turista visitar o Teatro La Fenice se ele tem somente algumas horas em Veneza, porém, para aqueles que dispõem de mais tempo ou retornam à cidade, este templo veneziano da ópera merece ser conhecido seja pela sua beleza, seja pela sua importância histórica.
O motivo do nome “fenice”
A palavra italiana “fenice” (fênix, em português) faz juz ao nome deste teatro, uma vez que ele sofreu dois incêndios nos seus mais de duzentos anos de história.
O La Fenice começou a ser construído por Antonio Selva em 1790 e no dia da sua inauguração foi representada a ópera “I giochi di Agrigento” de Giovanni Paisiello.
A sua construção simbolizou o Iluminismo do século XVIII, pois através da arquitetura e das obras públicas naquele período pretendia-se promover a ideia de reforma.
A lenda de “fênix”
Segundo a lenda, “fênix” foi uma ave fabulosa que, após viver 300 anos, supostamente, deixava-se arder em um braseiro para, depois, renascer das próprias cinzas.
E foi justamente esse “renascer das próprias cinzas”, representado no nome La Fenice, que, por ironia do destino, o teatro sofreu o primeiro incêndio em 1836, tendo sido reconstruído de forma idêntica ao original alguns anos depois.
O segundo incêndio foi em 29 de janeiro de 1996, quando o La Fenice foi novamente destruído.
Apresentação de compositores famosos no teatro
Durante o século XIX, o teatro veneziano foi palco de numerosas óperas de compositores famosos, como Gioacchino Rossini (“Tancredi”, 1836), Vincenzo Bellini (“Beatrice di Tenda”, 1832) e Giuseppe Verdi (“Rigoletto“, 1851).
Foi nesse teatro que a ópera de Verdi, “La Traviata”, debutou, porém não agradou ao público e foi até vaidada… sorte nossa que, futuramente, ela iria virar uma das óperas mais famosas do mundo ☺
Outros compositores italianos de óperas tiveram suas obras representadas no palco deste teatro. Além dos citados no parágrafo anterior, Giacomo Puccini também teve “Bohème“, por exemplo, estrelada no La Fenice.
A segunda inauguração do La Fenice
A segunda inauguração do teatro, após o segundo incêndio, foi em 8 de dezembro de 2003, quando ele foi entregue à Prefeitura de Veneza e à Fundação Teatro La Fenice para os eventos da semana inaugural (14 a 21 de dezembro), do qual participam diretores, orquestras e coros de fama internacional.
E no grande retorno do Teatro La Fenice, em novembro de 2004, foi próprio representada a ópera “La Traviata” de Giuseppe Verdi, onde, no século XIX, a sua estreia foi um fracasso total.
Você visita o teatro com o auxílio de um audioguia, o qual permite que você fique o tempo que achar necessário para apreciar as belezas interiores do La Fenice.
Quer saber mais sobre a história do Teatro La Fenice de Veneza, como óperas, artistas, iconografia, etc? Então consulte diretamente o site do Archivio Storico La Fenice.
Leia minhas outras dicas do que ver em Veneza.
Dicas de Veneza: Como visitar o Teatro La Fenice
Campo San Fantin, 1965. San Marco.
Horário: Todos os dias, das 9h30min às 18 h. Por motivos técnicos ou artísticos, o calendário pode sofrer modificações.
Consulte os horários de visitas diretamente no site oficial do Teatro La Fenice.
Preço inteiro: € 10.
Preço reduzido: € 7 (estudantes até 26 anos e idosos acima de 65 anos)
Entrada gratuita para crianças até 6 anos.
No preço da entrada está incluído um audioguia nas seguintes línguas: italiano, inglês, espanhol, francês ou alemão.
*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais no F.A.Q do blogue.
Leia também

🏛️ Guia brasileira em Rimini, região Emília-Romanha
16 nov 2019 - Dicas de Rimini e arredores, Dicas na Emília-Romanha, Turismo de luxo com guia brasileira na Itália

📓 Origem dos nomes das regiões italianas
03 nov 2019 - Cultura italiana

Quem eram os gladiadores no Império Romano?
20 out 2019 - Cultura italiana
[…] (Teatro La Fenice), “I Vespri Siciliani” (Teatro da Ópera de Paris), “Simon Boccanegra” (Teatro La Fenice), “Un ballo in maschera” (Teatro Apollo de […]
[…] o meu caso), pois está próximo de várias atrações desse tipo, como a Basílica de São Marcos, Teatro La Fenice, Ponte di Rialto, Palácio Grimani, Casino Venier, Igreja de Santa Maria Formosa, Palácio […]
que bacana saber um pouco mais desse teatro. estou indo em setembro próximo pra Itália e me dei de presente um concerto nesse teatro. creio que sera uma experiência unica.
na verdade, não setembro próximo rs.. estamos nele .. daqui a 2 semanas rs
Uau, deve ser mesmo o máximo assistir a um concerto no Teatro La Fenice!
Espero que você goste do espetáculo e do teatro.
Faça uma excelente viagem a Veneza ☺
Maria
[…] a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, os museus da Praça São Marcos, uma parte do Teatro La Fenice, a laguna, […]
Olá, tudo bem? adorei as dicas! Gostaria de saber se é tranquilo de comprar o ingresso na hora ou se é necessário comprar via internet antecipadamente. Obrigada!
Olá, Caroline,
Pode comprar o ingresso na hora, sem problemas, como eu mesma fiz.
Faça um excelente passeio ☺
Maria
Maria, boa noite. Estou com um problema. Comprei ingressos para o show de reveillon no Teatro Fenice, em Veneza…. Porém, não sabemos (eu e minha esposa) que roupa usar… se é mais formal ou mais informal como no Brasil… Vou precisar de terno? Ela vestido? Mas e o frio? Íamos de sobretudo de couro os dois, mas não sei ao certo. Outro detalhe: comprei os ingressos atraves de uma empresa pela internet… será que terei que chegar antes para retirar os ingressos originais ou a impressão destes comprovantes valem como ingresso? Agradeço desde já sua atenção.
Boa tarde, Sr. Benedito,
Ano novo na Itália requer roupas escuras, e não claras, como estamos acostumados no Brasil.
Sim, o senhor irá precisar usar terno e gravata, enquanto sua esposta pode usar um vestido longo ou duas peças (com saia), mas sempre de cor escura.
Será inverno e, em Veneza, é bem frio à noite. Tenha em consideração que também pode chover… o melhor casaco para se proteger do frio por aqui é um de lã, sendo também mais elegante para a noite em questão.
Pode dar uma olhada nesta foto para ter uma ideia de como vestir-se: http://www.teatrolafenice.it/media/materiali_stampa/1803zm_5888DSC2375.JPG
Quanto aos ingressos: quando é necessário retirá-los antes, geralmente essa informação vem escrita no próprio voucher, com a indicação do horário recomendado para chegar antes do evento.
Espero tê-lo ajudado e muito obrigada por acompanhar as dicas do blogue.
Maria