Dicas de Veneza: Teatro La Fenice, um dos mais espetaculares do mundo


Dicas de Veneza

A maioria dos turistas que lota todos os dias o centro histórico de Veneza não é a mesma que visita o famoso Teatro La Fenice, o qual, segundo o The Telegraph, é considerado um dos teatros mais espetaculares do mundo.

Tive a curiosidade de conhecer esta beleza veneziana antes mesmo que a lista do The Telegraph fosse publicada e, agora, compartilho-a com os queridos leitores do blogue.

Dicas de Veneza: Teatro La Fenice, um dos mais espetaculares do mundo

Sei que é praticamente impossível para um turista visitar o Teatro La Fenice se ele tem somente algumas horas em Veneza, porém, para aqueles que dispõem de mais tempo ou retornam à cidade, este templo veneziano da ópera merece ser conhecido seja pela sua beleza, seja pela sua importância histórica.

O motivo do nome “fenice”

A palavra italiana fenice” (fênix, em português) faz juz ao nome deste teatro, uma vez que ele sofreu dois incêndios nos seus mais de duzentos anos de história. O La Fenice começou a ser construído por Antonio Selva em 1790 e no dia da sua inauguração foi representada a ópera “I giochi di Agrigento” de Giovanni Paisiello.

A sua construção simbolizou o Iluminismo do século XVIII, pois através da arquitetura e das obras públicas naquele período pretendia-se promover a ideia de reforma.

Dicas de Veneza: Teatro La Fenice

Detalhe do teto com um maravilhoso lustre.

A lenda de “fênix”

Segundo a lenda, “fênix” foi uma ave fabulosa que, após viver 300 anos, supostamente, deixava-se arder em um braseiro para, depois, renascer das próprias cinzas. E foi justamente esse “renascer das próprias cinzas”, representado no nome La Fenice, que, por ironia do destino, o teatro sofreu o primeiro incêndio em 1836, tendo sido reconstruído de forma idêntica ao original alguns anos depois.

O segundo incêndio foi em 29 de janeiro de 1996, quando o La Fenice foi novamente destruído.

Teatro La Fenice em Veneza

Apresentação de compositores famosos no teatro

Durante o século XIX, o teatro veneziano foi palco de numerosas óperas de compositores famosos, como Gioacchino Rossini (“Tancredi”, 1836), Vincenzo Bellini (“Beatrice di Tenda”, 1832) e Giuseppe Verdi (“Rigoletto“, 1851).

Foi nesse teatro que a ópera de Verdi, “La Traviata”, debutou, porém não agradou ao público e foi até vaidada… sorte nossa que, futuramente, ela iria virar uma das óperas mais famosas do mundo ☺

Outros compositores italianos de óperas tiveram suas obras representadas no palco deste teatro. Além dos citados no parágrafo anterior, Giacomo Puccini também teve “Bohème“, por exemplo, estrelada no La Fenice.

Dicas de Veneza: Teatro La Fenice

Na entrada do Teatro La Fenice em Veneza.

A segunda inauguração do La Fenice

A segunda inauguração do teatro, após o segundo incêndio, foi em 8 de dezembro de 2003, quando ele foi entregue à Prefeitura de Veneza e à Fundação Teatro La Fenice para os eventos da semana inaugural (14 a 21 de dezembro), do qual participam diretores, orquestras e coros de fama internacional.

E no grande retorno do Teatro La Fenice, em novembro de 2004, foi próprio representada a ópera “La Traviata” de Giuseppe Verdi, onde, no século XIX, a sua estreia foi um fracasso total.

Dicas de Veneza: Teatro La Fenice

Camarotes do teatro.

Você visita o teatro com o auxílio de um audioguia, o qual permite que você fique o tempo que achar necessário para apreciar as belezas interiores do La Fenice.

Quer saber mais sobre a história do Teatro La Fenice de Veneza, como óperas, artistas, iconografia, etc? Então consulte diretamente o site do Archivio Storico La Fenice.


Leia minhas outras dicas do que ver em Veneza.


Dicas de Veneza: Como visitar o Teatro La Fenice


Campo San Fantin, 1965. San Marco.

 Horário: Todos os dias, das 9h30min às 18 h. Por motivos técnicos ou artísticos, o calendário pode sofrer modificações. Consulte os horários de visitas diretamente no site.

 Preço inteiro: € 10.

Preço reduzido: € 7 (estudantes até 26 anos e idosos acima de 65 anos)

Entrada gratuita para crianças até 6 anos.

A entrada inclui também a mostra interna dedicada a Maria Callas.

No preço da entrada está incluído um audioguia nas seguintes línguas: italiano, inglês, espanhol, francês ou alemão.

Para mais informações, eis o site do Teatro La Fenice de Veneza (italiano e inglês).

Aproveite melhor a sua viagem e faça um tour privado em português em Veneza.

Lojinha de Veneza


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] (Teatro La Fenice), “I Vespri Siciliani” (Teatro da Ópera de Paris), “Simon Boccanegra” (Teatro La Fenice), “Un ballo in maschera” (Teatro Apollo de […]

  2. […] o meu caso), pois está próximo de várias atrações desse tipo, como a Basílica de São Marcos, Teatro La Fenice, Ponte di Rialto, Palácio Grimani, Casino Venier, Igreja de Santa Maria Formosa, Palácio […]

  3. que bacana saber um pouco mais desse teatro. estou indo em setembro próximo pra Itália e me dei de presente um concerto nesse teatro. creio que sera uma experiência unica.

  4. na verdade, não setembro próximo rs.. estamos nele .. daqui a 2 semanas rs

  5. […] a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, os museus da Praça São Marcos, uma parte do Teatro La Fenice, a laguna, […]

  6. Olá, tudo bem? adorei as dicas! Gostaria de saber se é tranquilo de comprar o ingresso na hora ou se é necessário comprar via internet antecipadamente. Obrigada!

  7. Benedito Falcão Says: novembro 2, 2017 at 1:31 am

    Maria, boa noite. Estou com um problema. Comprei ingressos para o show de reveillon no Teatro Fenice, em Veneza…. Porém, não sabemos (eu e minha esposa) que roupa usar… se é mais formal ou mais informal como no Brasil… Vou precisar de terno? Ela vestido? Mas e o frio? Íamos de sobretudo de couro os dois, mas não sei ao certo. Outro detalhe: comprei os ingressos atraves de uma empresa pela internet… será que terei que chegar antes para retirar os ingressos originais ou a impressão destes comprovantes valem como ingresso? Agradeço desde já sua atenção.

    • Boa tarde, Sr. Benedito,

      Ano novo na Itália requer roupas escuras, e não claras, como estamos acostumados no Brasil.

      Sim, o senhor irá precisar usar terno e gravata, enquanto sua esposta pode usar um vestido longo ou duas peças (com saia), mas sempre de cor escura.

      Será inverno e, em Veneza, é bem frio à noite. Tenha em consideração que também pode chover… o melhor casaco para se proteger do frio por aqui é um de lã, sendo também mais elegante para a noite em questão.

      Pode dar uma olhada nesta foto para ter uma ideia de como vestir-se: http://www.teatrolafenice.it/media/materiali_stampa/1803zm_5888DSC2375.JPG

      Quanto aos ingressos: quando é necessário retirá-los antes, geralmente essa informação vem escrita no próprio voucher, com a indicação do horário recomendado para chegar antes do evento.

      Espero tê-lo ajudado e muito obrigada por acompanhar as dicas do blogue.

      Maria

Deixe seu comentário ☺

error: