🏖️ Vem chegando o verão… dicas de praias na Itália


Turismo na Itália

Junho na Europa é sinônimo de verão, pois esea estação, geralmente, já começa a dar as caras com suas temperaturas elevadas nos primeiros dias do mês. E para comemorar a felicidade de se poder tirar do armário o biquíni, maiô ou sunga, que tal aliar contemplação de museus, restos arqueológicos, monumentos, burgos etc. com um refrescante banho de mar?

Vem chegando o verão… qual a sua praia na Itália?

Dicas de praias na Itália


O mar italiano não deixa nada a desejar ao mar brasileiro, caribenho ou asiático: há praias de águas azuis, verdes, com areia, com pedrinhas, com rochedos, sem rochedos e por aí vai.

Mas se você quiser unir o útil ao agradável, isto é, mergulhar em uma praia italiana e ainda apreciar uma de suas belezas artístico-culturais, então veja abaixo a lista com algumas localidades onde você pode tomar um bom banho de mar e curtir o melhor da arte, cultura e arqueologia do país.

Apúlia (Puglia, em italiano): o salto da bota, sul da Itália

Localizada no sul do país, a Puglia é bem badalada pelas suas praias incríveis e pela grande quantidade de atrações artístico-culturais que a caracterizam. Gallipoli, Peschici, Otranto e Gruta da Poesia são alguns exemplos de praias que já conquistaram muitos turistas, principalmente os próprios italianos.

Dicas no Salento, sul da Itália

Ciolo, ditrito de Santa Maria di Leuca, Puglia.

Capri, sul da Itália

A Ilha de Capri já se vende só pelo nome ☺ Aproveite para visitar a Villa Jovis, palácio do imperador tomano Tibério.

Bate-volta de Positano até Capri de barco

Farelhões de Capri, região Campânia, sul da Itália.

Cinque Terre, Patrimônio UNESCO na Ligúria, norte da Itália

Os cinco vilarejos que formam Cinque Terre, Patrimônio UNESCO na região Ligúria, são muito visitados por turistas estadunidenses, holandeses, ingleses e, nos últimos anos, há também um boom de brasileiros. Conhecer esses vilarejos, a maioria a pique sobre o mar, e ainda poder mergulhar nas suas praias é simplesmente fantástico.

Dicas de Cinque Terre, Ligúria, Itália

Vilarejo de Manarola visto de Corniglia, Cinque Terre, Ligúria.

Costa Amalfitana, Patrimônio UNESCO na Campânia, sul da Itália

Quem nunca sonhou em mergulhar nas águas da Costa Amalfitana, Patrimônio UNESCO na Campânia? Com seus burgos praticamente suspendidos sobre o mar e suas águas azuis (ou  esverdeadas, dependendo da luz solar), as várias praiazinhas que formam essa área pra lá de famosa internacionalmente são uma ótima pedida para quem for visitar o sítio arqueológico de Paestum, por exemplo.

É só escolher: Amalfi, Positano ou Ravello.

Dicas de praias na Itália. Verão na Itália

Visão do mar em Ravello, Costa Amalfitana. Foto: Arquivo pessoal.


Dicas de praias na Itália para aproveitar melhor o verão italiano

Riccione, Emília-Romanha, centro-norte da Itália

Bem, a cidade onde moro é um balneário no Mar Adriático muito frequentado por turistas italianos, russos e alemães. Daqui você pode ir ao centro histórico de Rimini e arredores para visitar alguns monumentos. São dez minutos de trem entre as duas cidades.

O que ver e o que fazer em Riccione, província de Rimini

Uma instalação balneária com piscina ☺

San Fruttuoso, Ligúria, norte da Itália

Tomar banho na minúscula praia da Abadia de San Fruttuoso é juntar natureza com cultura, pois só em visitar esta abadia em frente à praia os nossos olhos já brilham de tanto deleite. O legal é fazer a trilha que liga San Fruttuoso a Portofino, um dos portos mais badalados e chiques da Europa. Eu fiz a trilha e conto neste texto aqui.

Dicas de praias na Itália. Verão na Itália

A praiazinha de San Fruttuoso, na Ligúria. Esta foto foi tirada do altro da trilha que liga a abadia homônima a Portofino. Foto: Arquivo pessoal.

Toscana: Ilhas, centro da Itália

A Toscana não é só Renascimento italiano, não, ela também  tem um arquipélago fantástico para você se esbaldar com banhos em uma de suas praias insulares.


Leia também:

As 10 praias mais bonitas da Itália

As 10 ilhas mais bonitas da Itália

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


Lojinha do Viagem na Itália


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. Ah a Itália … linda em qualquer época do ano!

  2. Estive lá esse ano, mas era maio ainda e estava um pouco frio, da próxima vez quero voltar no verão mesmo para aproveitar melhor. Adorei conhecer alguns lugares da Ligúria, mas fiquei com gostinho de quero mais. Abraços.

  3. […] Qual a sua praia na Itália? […]

Deixe seu comentário ☺

error: