Dicas da Emilia-Romagna além do típico turismo “feijão com arroz”


Dicas de Bolonha e arredores / Dicas de Rimini e arredores

No fim de setembro deste ano (25 a 29/09), participei com outras blogueiras de viagem do blog tour #BuonVivere pela Romanha, sub-região administrativa da Emilia-Romagna (Emília-Romanha), norte da Itália.

Essa foi a terceira vez que participei do Romagna Buon Vivere, o qual é organizado pela blogueira Alessandra Catania, do 21 grammy.

Ficamos hospedadas no B&B Calicanto, em Forlì, que foi nossa base para poder explorar um pouco mais alguns lugares encantadores da Romanha.

Dicas da Emília-Romanha:  turismo além do típico “feijão com arroz”


Abaixo, relato alguns lugares que visitamos e que considero relevantes para quem vem à Emilia-Romagna e quer visitar uma Itália fora do óbvio.

B&B Calicanto, Forlì

B&B com apenas dois quartos e de propriedade de uma típica família romanhola. Andrea, sua esposa Anne-Marie, os filhos, o gato e o cachorro Mutley são de uma grande simpatia!

Para mais informações e/ ou fazer a sua reserva, consulte em português informações sobre o B&B Calicanto, Forlì.

Pontos turísticos na Emilia-Romagna, norte da Itália

O gato que dorme tranquilamente no B&B Calicanto, Forlì.

Restaurante Cambio Logico: comida vegana e raw food

No centro histórico de Forlì, jantamos nesse restaurante de alimentação crua e vegana. Gostei tanto da sua proposta gastronômica que até escrevi mais a respeito neste post: Cambio Logico: restaurante vegano e raw food em Forlì.


Laboratório de restauro e conservação de manuscritos e livros antigos em Forlì

Nunca tinha entrado em um laboratório de restauro e conservação de livros antigos e manuscritos, e, logicamente, fiquei encantada com o trabalho minucioso e de muita dedicação feito pelas suas restauradoras. Veja esta belíssima imagem abaixo de um mapa antigo que está em fase de restauro nesse laboratório forlivese:

 

Fortaleza de Ravaldino ou de Caterina Sforza

Este edifício histórico, lugar de batalha entre a família Bórgia e Caterina Sforza, está situado no centro de Forlì. Fizemos uma visita guiada pelo seu exterior (a fortaleza não é aberta ao público) para conhecer um pouco mais sobre os acontecimentos que marcaram não somente o destino da cidade de Forlì, mas da Itália em geral. Afinal, os temidos Bórgias não jogavam pra perder, assim como a potente família Sforza.

Dicas de viagem e turismo na Emília-Romanha, norte da Itália

Castelo de Caterina Sforza (Rocca di Ravaldino), Forlì, palco de uma batalha entre Caterina Sforza e a ambiciosa família Bórgia. Infelizmente não é aberto para visitação 🙁

Dicas de viagem e turismo na Emília-Romanha, norte da Itália

Placa no muro da Fortaleza de Caterina Sforza, Senhora de Forlì, uma das mulheres mais famosas do Renascimento italiano que lutou até suas últimas forças contra César Bórgia.

 Endereço do Castelo de Caterina Sforza, Forlì:

Acervo Piancastelli, Biblioteca Saffi, Forlì

Um dos acervos mais importantes da região, cuja diretora é a Dra. Antonella Imolesi, conta com um patrimônio de inestimável valor sobre a história da Romanha. Essa biblioteca também tem um post exclusivo aqui no blogue: Acervo Piancastelli da Biblioteca Saffi, em Forlì: o mais importante da Romanha.

Villa Saffi, Forlì

O que fazer na Emília-Romanha, norte da Itália

Objetos pessoais de Aurelio Saffi.

Fizemos uma visita guiada na Villa Saffi, em San Varano, perto do centro de Forlì, um edifício do século XIX. Sua importância histórica está ligada às reuniões carbonárias e por ter sido residência da família Saffi, cujo um dos membros, Aurelio Saffi, desempenhou um papel relevante para a futura criação da República Italiana.

car·bo·ná·ri·o

substantivo masculino

1. Membro da carbonária.

2. [Por extensão]  Membro de qualquer sociedade secreta.

adjectivo

3. Relativo ou pertencente à carbonária.

  Endereço de Villa Saffi: Via Firenze, 164, San Varano, província de Forlì.

Para fazer uma visita guiada na casa-museu, entre em contato por um dos seguintes e-mails: museisandomenico.forli@comune.forli.fc.it ou servizio.pinacoteca.musei@comune.forli.fc.it

Dicas na Emilia-Romagna, Itália

Exterior da Casa Saffi.

Ca’ Bevilacqua, Bertinoro, Forlì

A nossa passagem pelo B&B Ca’ Bevilacqua foi rápida e só tivemos mesmo tempo para saborear o jantar preparado pela proprietária. Folheei uma revista inglesa que escreveu uma matéria sobre esse  destacando o seu charme e hospitalidade em terras romanholas.

Dê uma conferida no site do Booking em português do B&B Ca’ Bevilacqua.

Dicas de viagem na Emília-Romanha, Itália

Jantar no B&B Ca’ Bevilacqua, Bertinoro, Forlì.


Leia minhas outras dicas da Emilia-Romagna.


Visita a uma vinícola em Faenza, província de Ravenna

Visitamos uma vinícola nas colinas de Faenza, província de Ravenna, a qual também terá um post exclusivo aqui no blogue. Enquanto isso, veja este vídeo que fiz na vinícola ▼

Delícias romanholas: preparação de uma ciambella

A ciambella romanhola, doce típico da região, feito por um confeiteiro genuinamente romanholo


Birdwatching em Cervia, província de Ravenna

Primeira vez que fiz birdwatching, e a bordo de um barco elétrico! Experiência maravilhosa que também virou um post aqui no blogue

Mosaicos e Street Art no centro de Ravenna

Ravenna, a última capital do Império Romano do Ocidente, além de ter 8 Patrimônios UNESCO, oferece também muros com street art e laboratórios de restauro de mosaicos para quem se interessa por essa arte antiquíssima.

Atrações turísticas na Emilia-Romagna

Laboratório de restauro que também oferece cursos para quem quiser trabalhar com mosaicos.

 

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Dicas de viagem e turismo em Bolonhas: serviços turísticos


* As informações do presente texto são de minha opinião e sem a interferência de terceiros.

** Participaram do blog tour #BuonVivere: MartinaWay, 21 grammy, Forchetta & Valigia, Talenti Lucani e Le MarchEscape.

***Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. […] a minha participação no blog tour #BuonVivere de 2016*, eu e as outras blogueiras tivemos a oportunidade de visitar o Laboratório de Restauro e […]

  2. […] o meu blog tour #BuonVivere de 2016*, um dos lugares que eu e as outras blogueiras visitamos foi o Acervo Piancastelli da Biblioteca […]

Deixe seu comentário ☺

error: