🏖️ Dicas da Costa Amalfitana: Amalfi, Ravello e Positano


Turismo na Itália

Para você que vai à linda Costa Amalfitana, Patrimônio Unesco na província de Salerno, região Campânia, sul da Itália, eis algumas dicas de Amalfi, Ravello e Positano para você aproveitar melhor a sua viagem pela região.

Dicas da Costa Amalfitana: Amalfi, antiga república marítima


Amalfi na Costa Amalfitana

Uma das placas da Porta della Marina. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas de Amalfi

Amafi foi, por volta do século XI, uma das repúblicas marítimas mais famosas da Itália.

Pela sua importância comercial que teve na história, mas também pela sua posição geográfica na costa, Amalfi originou o nome da famosa Costa Amalfitana.

Quem visita a Costa Amalfitana não pode deixar de visitar Amalfi, afinal, esta cidade é a fonte de inspiração para o nome dessa costa reconhecida internacionalmente.

A antiga república marítima de Amalfi foi uma das mais potentes da Itália e, apesar de ter entrado em decadência no século XIII, hoje ela é parada obrigatória para os turistas que visitam as cidades que compõem esse Patrimônio UNESCO na região Campânia.

Amalfi na Costa Amalfitana

Uma das entradas para o centro de Amalfi. Foto: Arquivo pessoal.

Amalfi na Costa Amalfitana

Na praia do centro da cidade. Aqui você encontra as linhas de ônibus e as barcas para sair e chegar a Amalfi. Foto: Arquivo pessoal.

Amalfi na Costa Amalfitana

Outra placa na Porta della Marina que menciona a grande riqueza e potência de Amalfi no século XI. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas de Amalfi, Costa Amalfitana, sul da Itália

No centro de Amalfi. Foto: Arquivo pessoal.

A atração principal de Amalfi é, sem sombra de dúvidas, a Catedral de Santo André, padroeiro da cidade, em estilo árabe-siciliano e que se encontra no centro.

Amalfi na Costa Amalfitana

Fachada da Catedral de Santo André. Foto: Arquivo pessoal.

Amalfi na Costa Amalfitana

Escadaria da Catedral de Santo André. Foto: Arquivo pessoal.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

O que fazer em Amalfi

As  outras principais atrações de Amalfi são igrejas, mas caminhar pelas suas vielas é já  uma viagem no tempo e uma oportunidade para o turista apreciar as várias lojas de artesanato e se deliciar com a cozinha local.

Dicas de Amalfi, Costa Amalfitana

Pelas vielas do centro de Amalfi. Foto: Arquivo pessoal.

Mapa de Amalfi, Costa Amalfitana

Mapa de Amalfi, Costa Amalfitana, Itália


Para mais informações turísticas de Amalfi, confira o site do órgão de turismo da cidade (italiano e inglês).

Como ir pra Amalfi

De trem: A estação mais próxima é a de Salerno, onde você tem que pegar um ônibus da empresa SITA ou uma das barcas para Amalfi que saem da Piazza della Concordia.

 De carro: Alugue seu carro para viajar pela Costa Amalfitana pelos melhores preços aqui.

De ônibus: Se você sair de Nápoles, o ideal é pegar o trem da Circumvesuviana até Sorrento e daqui pegar o ônibus da SITA que faz a linha Sorrento-Positano-Amalfi. A parada do ônibus é bem em frente à estação de Sorrento e a viagem dura cerca de 1:30 h até Amalfi.

O que ver na Costa Amalfitana: Ravello


Ravello é uma cidadezinha famosa mundialmente por exercer um certo fascínio em pessoas ligadas à arte, e aos endinheirados também, seja pela sua beleza natural e arquitetônica, seja pelos eventos artísticos ali realizados.

Ravello, Costa Amalfitana, Itália, Patrimônio UNESCO

Como a maioria das cidades italianas, Ravello também conheceu a sua decadência econômica no século XII, mas a partir do século XIX ela foi redescoberta por alguns intelectuais e artistas que a colocaram nas luzes da ribalta, sendo hoje muito bem frequentada, obrigado, por intelectuais, artistas de elite e, lógico,  por muita gente com grana.

Ravello, Costa Amalfitana, Itália, Patrimônio UNESCO

Praça da catedral de Ravello. Foto: Arquivo pessoal.

O que fazer em Ravello

Se você tiver pique e fôlego, existe uma trilha que liga Amalfi a Ravello. Eu não a encarei porque não estava preparada fisicamente para subir e/ ou descer a escadaria em um percurso ríspido, segundo opiniões de quem já a percorreu.

Igrejas, palácios e fontes são as atrações que o turista pode ver em Ravello, mas eu destaco uma que é um pedaço do Brasil nessa maravilha em plena Costa Amalfitana: o Auditório Oscar Niemeyer, o qual foi projetado pelo próprio arquiteto.

Villa Rufolo e Villa Cimbrone

Visitei Villa Rufolo, que junto com Villa Cimbrone são os edifícios históricos mais visitados em Ravello. Em 1880, o grande músico Richard Wagner visitou Villa Rufolo e se inspirou no seu jardim para compor o Jardim de Klingsor, no segundo ato do seu drama musical Parsifal.

Ravello, Costa Amalfitana, Itália, Patrimônio UNESCO

Placa em homenagem a Richard Wagner na Villa Rufolo. Foto: Arquivo pessoal.

Ravello, Costa Amalfitana, Itália, Patrimônio UNESCO

Uma das portas de Villa Rufolo. Foto: Arquivo pessoal.

No maravilhoso jardim de Villa Rufolo são realizados concertos durante o verão.

O que ver na Costa Amalfitana: Ravello

Jardim de Villa Rufolo. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas da Costa Amalfitana

A vista do Golfo de Salerno do terraço da Villa Rufolo. Foto: Arquivo pessoal.

Informações turísticas de Ravello

Para mais informações turísticas de Ravello, leia o site do órgão de turismo da cidade (italiano, inglês, alemão, francês e espanhol).

Como ir pra Ravello, Costa Amalfitana

De trem: É melhor descer na estação de Salerno, onde você pode pegar um ônibus da empresa SITA ou uma das barcas para Amalfi que saem da Piazza della Concordia. No centro de Amalfi, pegue um ônibus para Ravello.

De ônibus: Se você sair de Nápoles, o ideal é pegar o trem da Circumvesuviana até Sorrento e daqui pegar o ônibus da SITA que faz a linha Sorrento-Positano-Amalfi.

A parada do ônibus é bem em frente à estação de Sorrento e a viagem dura cerca de 1:30 h até Amalfi. No centro de Amalfi, pegue um ônibus para Ravello.

 Vai passear pela Costa Amalfitana de carro? Então alugue um AQUI PELOS MELHORES PREÇOS.

Dicas da Costa Amalfitana: o que fazer em Positano


O que fazer em Positano, Costa Amalfitana

Praia de Fornillo, mais tranquila que a de Marina Grande. Foto: Arquivo pessoal.

Positano,  cidade esculpida sobre uma colina em frente ao Mar Tirreno é uma meta turística muito conhecida desde a época do Império Romano.

Descobri Positano por meio do filme Sob o Céu da Toscana (Under the Tuscan Sun, 2003), com o gatíssimo ator italiano Raoul Bova, o qual roda uma de suas cenas românticas com a personagem Frances na praia do centro positanese, Marina Grande.

Ao ver essa praia no filme, matutei com os meus botões que gostaria de ir até lá numa primeira oportunidade.

Dicas em Positano. O que fazer em Positano

Um dos cartões-postais de Positano. Todo mundo adora tirar foto dessa escultura. Foto: Arquivo pessoal.

Onde dormir em Positano

Assim, a primeira vez que botei os pés em Positano foi em 2010, e a segunda, em 2011, quando fiquei uma semana hospedada no centro de Positano, perto do comércio, dos restaurantes e do ponto de ônibus.

Sim, porque rodar na Costa Amalfitana de carro é loucura: além do sofrimento em conseguir estacionamento, o preço é bem salgado.

Dicas em Positano, Itália. O que fazer em Positano

Vista de Positano do mar. Foto: Arquivo pessoal.

Muita gente famosa já frequentou Positano, dentre eles o grande escritor americano e prêmio Nobel, John Steinbeck, o qual esteve na cidade entre 1953 e 1961.

Dicas de Positano. O que fazer em Positano, Costa Amalfitana

Placa que indica a permanência de John Steinbeck em Positano. Foto: Arquivo pessoal.

Dicas do que ver em Positano

Mapa de Positano, sul da Itália

Mapa de Positano, Itália.

Passear pelas grandes escadas positaneses é já uma bela atividade física, pois se você quiser desbravar as ruazinhas da cidade, prepare as canelas para subir e descer as dezenas de degraus que a cortam.

Praias de Marina Grande e de Fornillo

A praia de Marina Grande está próprio no centro de Positano, enquanto a de Fornillo, mais tranquila, fica um pouco mais afastada, porém há um caminho a partir do centro que você pode fazer sem muito esforço para chegar até lá.

Eu o fazia praticamente todos os dias.

Para os preguiçosos, ou para quem tem dificuldades de locomoção, existe um barquinho-táxi que sai da praia de Marina Grande até Fornillo.

O que fazer em Positano, Costa Amalfitana

Praia de Fornillo, mais tranquila que a de Marina Grande. Foto: Arquivo pessoal.

Parque Regional dos Montes Lattari

Aproveitei também para conhecer o Parque Regional dos Montes Lattari, que fica numa montanha debruçada sobre o Mar Tirreno. Subi até o Parque com um ônibus que sai do centro de Positano. Já para descer, encarei os 1700 degraus que levam até à estrada principal em direção a Positano.

Dicas em Positano. O que fazer em Positano, Costa Amalfitana

O visual de Positano visto do Parque Regional dos Montes Lattari. Foto: Arquivo pessoal.

Apesar de estar de chinelos, valeu a descida com um visual espetacular.

Dicas em Positano. O que fazer em Positano, Costa Amalfitana

Descendo os mais de 1700 degraus do Parque Regional dos Montes Lattari até Positano. Foto: Arquivo pessoal.

Bate-volta à Ilha de Capri de barco

Eu fiz um bate-volta até Capri de barco e o aconselho para quem faz de Positano a sua cidade-base, assim como eu fiz. Leia o post AQUI.

Informações turísticas de Positano

Para mais informações turísticas de Positano, consulte o site do órgão de turismo da cidade (em italiano e inglês).

Como ir pra Positano, Costa Amalfitana

D e trem: A estação mais próxima é a de Nápoles. Na estação central, pegue o trem da linha Circumvesuviana até Sorrento e dessa cidade tome o ônibus da SITA que faz a linha Sorrento-Positano-Amalfi.

A parada do ônibus é bem em frente à estação de Sorrento e a viagem dura cerca de 1 h até Positano.

 DE CARRO: Tenha em consideração que na alta temporada o estacionamento custa bem caro. Aproveite e reserve seu carro pelos melhores preços aqui.


* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Desde 2018, trabalho como guia de turismo autorizada em Bolonha, Roma e Vaticano. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] como Amalfi, Positano e Ravello, Capri é um destino caro, principalmente na alta temporada. Mas se você […]

  2. […] de reservar seu hotel de luxo na Costa Amalfitana, leia um pouco mais sobre Amalfi, Positano e […]

  3. […] Dicas de Amalfi […]

  4. […] pedida para quem for visitar o sítio arqueológico de Paestum, por exemplo. É só escolher: Amalfi, Positano ou […]

  5. […] Vietri sul Mare, Campânia. Leia minhas dicas de Amalfi, Positano e […]

  6. […] de visitar o centro histórico de Nápoles e a Ilha de Capri. Se puder, estique até Positano, Amalfi e […]

  7. […] você tiver pique e fôlego, existe uma trilha que liga Amalfi a Ravello. Eu não a encarei porque não estava preparada fisicamente para subir e/ ou descer a […]

  8. […]  Leia minhas dicas de Amalfi. […]

  9. […] de visitar o centro histórico de Nápoles e a Ilha de Capri. Se puder, estique até Positano, Amalfi e […]

Deixe seu comentário ☺

error: