🏰 Castelo de Gradara, num dos burgos mais bonitos da Itália


Turismo na Itália

O burgo de Gradara, com o seu castelo, está localizado na região Marche, perto da divisa com a região Emília-Romanha. Descubra mais sobre essas duas maravilhas nesta postagem.

Castelo de Gradara, na Itália. Província de Pesaro-Urbino

No burgo de Gradara, um dos mais bonitos da Itália, é onde está situado o castelo homônimo, também conhecido como o Castelo de Paolo e Francesca, um casal de amantes protagonistas de uma história de amor que terminou tragicamente, assim como Romeu e Julieta.

Castelo de Gradara, centro da Itália


Gradara, é uma comuna da província de Pesaro-Urbino, região Marche, centro da Itália. O seu burgo, o qual é considerado um dos mais bonitos da Itália segundo a associção italiana I Borghi più Belli d’Italia, também é famoso internacionalmente devido ao seu castelo, o qual serviu de cenário para a trágica história de amor entre Paolo e Francesca, dois amantes assassinados pelo marido desta personagem, Giaciotto Malatesta.

Castelo de Gradara na Itália

A torre é a parte mais antiga do Castelo de Gradara: segundo alguns documentos, ela já existiria desde o século XII. O castelo foi propriedade da potente família Malatesta até 1463, ano em que essa família, durante conflitos na região, foi derrotada por Federico di Montefeltro.

A lenda do amor trágico entre Paolo e Francesca

Eis a lenda em torno do triste fim da história de amor entre Paolo e Francesca: os dois eram cunhados, já que Francesca era casada com Gianciotto Malatesta, irmão de Paolo.

Enquanto o casal de amantes, entregues à paixão, liam um livro sobre o amor entre “Lancelote e Genebra“, Gianciotto, marido de Francesca e irmaõ de Paolo, pega-os no flagra e, cego pelo ciúme, mata os dois amantes com a sua espada.

Não há nenhuma documentação científica que comprove se essa história de amor tenha realmente acontecido ou não, mas o burburinho sobre ela é grande. É tão grande que até Dante Alighieri dedicou um canto do seu “Inferno” a esse relacionamento.

Castelo e burgo de Gradara, na Itália

Passeando pelo burgo, você vê a muralha do castelo que o circunda.

«Amor, ch’al cor gentil ratto s’apprende, prese costui de la bella persona che mi fu tolta; e ‘l modo ancor m’offende. Amor, ch’a nullo amato amar perdona, mi prese del costui piacer sì forte, che, come vedi, ancor non m’abbandona. Amor condusse noi ad una morte. Caina attende chi a vita ci spense»

(Dante Alighieri, Inferno V, 100-107)

Castelo e burgo de Gradara, na Itália

Você pode caminhar ao redor do burgo em cima da muralha, trincheira de comunicação, que o circunda (leia o preço e os horários no fim desta postagem).

No pequeno burgo, há uma pequenas igreja dedicada a São João Batista, construída no século XIII.

Castelo e burgo de Gradara, na Itália

Teto da Igreja de São João Batista.

Castelo e burgo de Gradara, na Itália

Castelo de Gradara, na Itália

Porta Firau, entrada do burgo de Gradara, restaurada em 1997. Na Idade Média, ela era o único ingresso desse lugar, e foi construída por Giuseppe Vichi. Seu nome Firau é em homenagem a Giuseppe Firau, um pontífice daquela época. Até o início do século XX, a abertura dessa porta era ao nascer do sol e o fechamento na hora da Ave Maria (oração da noite).

Eu já tinha visitado o Castelo de Gradara em 2006. Se quiser visitar o burgo e mais o castelo, reserve cerca de duas horas para a visita.

Castelo de Gradara, na Itália

Admirando a paisagem natural do alto do burgo: o grande vale marchigiano.

Castelo e burgo de Gradara, na Itália

Numa parte da muralha do castelo, você vê essas pequenas janelas, as quais serviam como ponto de observação para defender o castelo.


Como chegar ao Castelo de Gradara, região Marche, centro da Itália

 


O melhor modo para você chegar a Gradara é de DE CARRO.

 Horário de funcionamento do Castelo de Gradara

Todos os dias, das 8h30 às 18h30. Às segundas-feiras, das 8h30 às 13h. Fechado dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

 Entrada: 4 euros. Se quiser caminhar em cima da muralha que circunda o burgo, a entrada custa 2 euros.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Serviços indicados em Gradara e arredores

Faça seu roteiro personalizado na Itália.

Aluguel de carros na Itália e em qualquer lugar do mundo com Rentalcars.

Durma em Riccione, ótima cidade-base para fazer bate-volta até Gradara.

train-icon  Passagens e passes de trem na Itália e em outros países da Europa com RailEurope.


* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. Oi, Maria. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. Oi, Natalie,

    Muito obrigada!

    Abraços ☺

    Maria

  3. […] a dica: Nas redondezas, visite também o burgo e castelo de Gradara. Se for no verão, aproveite também para conhecer Villa Imperiale e Villa […]

  4. […] a dica: Nas redondezas, visite também o burgo e castelo de Gradara. Se for no verão, aproveite também para conhecer Villa Imperiale e Villa […]

  5. […] Castelo de Gradara […]

Deixe seu comentário ☺

error: