📅 Calendário dos feriados na Itália em 2018


Turismo na Itália

Para você que pensa em vir à Itália em 2018, ou até mesmo por uma questão de informação pessoal, eis um calendário dos feriados e de algumas datas comemorativas nacionais.

Guia brasileira na Itália. Maria Arruda

Calendário dos feriados na Itália em 2018

Feriados nacionais

1º de janeiro: Primeiro dia do ano
06 de janeiro: Epifania
1º de abril: Páscoa
02 de abril: Segunda-feira do Anjo (Lunedì dell’Angelo ou Pasquetta)
25 de abril: Liberação da Itália
1º de maio: Dia do Trabalho
02 de junho: Dia da República
15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora (Ferragosto)
1º de novembro: Todos os Santos
08 de dezembro: Imaculada Conceição
25 de dezembro: Natal
26 de dezembro: Santo Estêvão (Santo Stefano)


Benefícios de viajar.

Agosto é o mês de férias no país. Muitas empresas, fábricas, lojas e escritórios fecham por uns quinze dias, geralmente a partir da semana de Ferragosto (15 de agosto).

Datas comemorativas que não são feriados nacionais

13 de fevereiro: Terça-feira gorda de Carnaval
14 de fevereiro: Dia de São Valentino (Dia dos Namorados)
08 de março: Dia das Mulheres
19 de março: Dia dos Pais (Dia de São José)
14 de maio: Dia das Mães
04 de junho: Pentecostes

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália



Booking.com


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. Olá Maria! Me chamo Cristiane. Eu e meu esposo estamos preparando uma viagem pela Itália e temos como destino Roma no período de 31 de maio á 03 de junho deste ano. Porém li no seu post acima sobre os feriados nacionais de 2015, que é feriado dia 02 de junho e que os italianos tendem a esticar o feriadão desde o dia 29 de maio… Gostaria que você me informasse se teremos dificuldades de visitar pontos turísticos, lojas, restaurantes nessa época… Enfim, o que realmente vai funcionar? Obrigada. Abraços. Parabéns pelo blog! Estou fazendo muito uso dele…

    • Olá, Cristiane,

      Não, vocês não terão dificuldades para visitar pontos turísticos, pois, como será feriadão, até mesmo muitos italianos vão viajar pelas cidades de arte ou outras cidades italianas para conhecer museus, ir a mostras de arte, etc.

      Comércio, hotéis, restaurantes, funcionam normalmente, pois só tendem a faturar com isso, principalmente em um momento de grande crise econômica no país.

      Dica: Se estiver em Roma dia 02/06, aproveite para visitar os jardins do Quirinale (residência do Presidente da República), já que é o único dia do ano em que eles abrem os jardins ao público.

      Obrigada pelo comentário e continue a seguir as dicas do blogue ☺

      Saudações,

      Maria

  2. Ola boa tarde. Estarei na Itália mais precisamente na região da toscna provavelmente em Florença no domingo e segunda de Páscoa 27 e 28 de marco. Saberia me dizer se as atrações turísticas fecham ou permanecem abertas nesses dias?

  3. Olá, Marcio,

    Palazzo Vecchio, Santa Maria Novella, Museo Novecento, Cappella Brancaci, etc. abrem dia 27 e 28 de março.

    A Catedral, Batistério, Cúpola e Campanile fecham dia 27, mas abrem dia 28/03.

    Desejo-lhe uma boa estadia em Florença.

    Saudações,

    Maria

  4. Olá! Por favor, me ajude…estarei na Itália em agosto/2016 e vi que dia 15 é o Ferragosto. Estaria em Verona. Terei dificuldades? Muito obrigada!

    • Olá, Vivian,

      Não, você não terá nenhuma dificuldade (o único risco poderá ser o calor ☺)

      Como 15 de agosto este ano cai numa segunda-feira, a Arena, a tumba e a Casa de Julieta, por exemplo, abrem na parte da tarde.

      Não deixe de visitar a charmosa Piazza delle Erbe.

      Faça uma ótima viagem à Itália ☺

      Maria

  5. Olá! Bom dia! Estarei na Itália mais precisamente na região da toscana provavelmente em Florença no dia do trabalho (01/05). Saberia me dizer se as atrações turísticas fecham ou permanecem abertas nesses dias? Qual seria a melhor opção para aproveitar caso as atrações fechem? Pensei em visitar o Castello di Verranzzano ou ir à Pistoia, o que acha?

    Obrigada!!

    • Olá, Cynthia,

      1º de maio é o primeiro domingo do mês e, como tal, a entrada à Galleria degli Uffizi e à Galleria dell’Accademia é gratuita (#domenicaalmuseo).

      Só tenha em consideração que as filas são enormes, por isso, se quiser visitar esses museus nacionais, chegue cedo e tenha bastante paciência para enfrentar a fila…

      A Catedral de Florença, Cúpula de Brunelleschi, Batistério e Campanário abrem nos seguintes horários:

      Cattedrale 13:30-16:45
      Cupola 13:00-16:00
      Battistero 08:15-13:30
      Campanile 08:15-18:50
      Cripta chiuso
      Museo 09:00-19:00

      Não conheço ainda o Castello di Verrazzano, mas conheço o centro histórico de Pistoia e também vale a pena um passeio por essa cidade.

      De qualquer forma, por ser 1º de maio, e se tiver tempo bom, todas as cidades de arte italianas ficarão cheias ☺

      Uma ótima viagem à Itália.

      Maria

  6. Olá Maria, bom dia! Estarei em abril na Itália e vi em alguns lugares que é feriado nos dias 9, 16, 17, 25 e 28 de abril, nesses dias o comércio, museus e pontos turísticos fecham todos? Aguardo retorno. Obrigado!

    • Olá, Prissyla,

      16, 17 e 25 de abril são feriados nacionais, porém muitos museus e outros monumentos, principalmente os estatais, abrem normalmente, já que muitos italianos aproveitam esses dias para visitar as cidades históricas. Restaurantes e lojas também abrem, principalmente se a cidade for destino turístico.

      Por exemplo, na minha cidade, Riccione, abre praticamente tudo: hotéis, restaurantes, lojas, parques temáticos, etc.

      Quanto aos outros dias que você citou, infelizmente não posso dar informações, pois creio que se trate de feriados locais (dia do santo padroeiro). Aí você tem que ver no site de turismo da cidade a ser visitada sobre o funcionamento das atrações turísticas e comércio.

      Bom domingo,

      Maria

  7. Bom dia estarei na Itália 07/04 a14/04 pode me dizer se vai conhecidos com a semana cultural onde toda as entradas gratuitas obrigada soraya

    • Boa tarde, Soraya,

      Não conheço essa “Semana Cultural” na Itália, com entradas gratuitas aos museus, monumentos italianos…

      Se for uma novidade para este ano, certamente publicarei alguma coisa aqui no blogue.

      Obrigada e tenha uma ótima segunda-feira.

      Maria

  8. virginia maria torres felippe de almeida Says: janeiro 21, 2017 at 8:15 pm

    Olá Maria! Seu blog é sensacional e nos ajuda muito. Pretendo fazer um bate volta até Florença, partindo de Roma, e justamente o dia que tenho disponível no meu roteiro será o dia 01 de maio. Já estive em Florença e adorei, por isso meu interesse em retornar. Vi que agora tem um Eately num ponto bem central e foi mais um ponto para eu pensar em fazer esse bate volta. Já tentei ver no site do Eately se eles abrem nesse dia, mas não consegui descobrir. Será que vc teria essa informação??? Desde já, agradeço e peço desculpas pelo abuso.

  9. virginia maria torres felippe de almeida Says: janeiro 22, 2017 at 2:32 pm

    Maria, muito obrigada pela atenção e presteza na resposta. Vou fazer isso que vc falou. Valeu mesmo!!!!

  10. Olá. Estava a planear ir a Florença no dia 25 de Março e descobri que existe uma comemoração importante nesse dia. Sabe dizer-me se a visita à cidade se pode fazer com normalidade, isto é, visitar os museus e igrejas? Obrigada.

  11. Olá Pessoal,

    Venho me programando para realizar um tour a pé por vários locais, tal como Campo de Fiori, Panteão entre outros locais próximos destes e na região, mas me dei conta que será 1 de Maio, feriado, e não encontrei em lugar algum informações sobre estes locais estarem abertos, ou se terá feira em Campo de Fiori, por exemplo.
    Maria e colegas, vocês tem alguma informação sobre o dia 1 de Maio e o que abre e o que fecha nesse feriado, visando o turismo é claro?!
    Muito Obrigado.

    • Olá, Barbosa,

      Em 1º de maio, o Panteão abre normalmente, assim como a feira de Campo dei Fiori,

      Para outros monumentos, aconselho controlar diretamente em seus sites oficiais.

      Saudações,

      Maria

  12. Messias Regilio de Souza Says: março 16, 2017 at 8:38 pm

    Ola Maria,

    De 30/04 0a 03/05/2017 estarei nos arredores de Verona. Voce tem noticia de alguma programacao especial por la nesta epoca. Mesmo porque pelos sites de reservas de hoteis, foi dificil achar disponibilidade neste periodo, a um preco razoavel.
    Obrigado

    Regilio

  13. Maria José Carli Gomes Says: maio 8, 2017 at 1:27 am

    Olá Maria! Estarei em Milão no dia 02 de junho e como é o Dia da República, pode me informar o que está aberto? Conseguiremos visitar o Duomo? Obrigada desde já. Maria José

  14. Olá. Estarei em Verona dia 01 de janeiro de 2018. Será que a Arena do Verona, Castelvecchio, Casa do Julieta, e Duomo estarão abertos??

  15. Olá, Maria! Estou em Roma e gostaria de saber se no feriado do dia 6 de janeiro vou ter problema com comércios e com alguns pontos turísticos?
    Obrigada!

  16. Alexandre Says: janeiro 8, 2018 at 1:46 pm

    Oi, Maria, tudo bem? Vou para Roma no dia 02 de abril e gostaria de saber sobre que atrações estarão abertas (ou fechadas) nesta data, chamada Pasqualeta.
    Obrigado!

  17. Olá Maria, tudo bem? Estou em verona até o dia 02/03 e gostaria de saber se alguma atração fica aberta no dia de Páscoa.

  18. *02/04 me desculpe rs

  19. Katiuscia Says: maio 8, 2018 at 4:05 pm

    Oi Maria, estou indo na primeira semana de agosto para Norte da Itália para dar entrada no meu processo de cidadania, mas vi que em agosto o País pega férias, será que os Comunes trabalham em horário reduzido, mas trabalham, ou fecham tudo também? Estou angustiada querendo saber. Aguardo e obrigada desde já.

    • Bom dia, Katiuscia,

      Em agosto, as repartições das “prefeituras” (“comuni”) continuam trabalhando normalmente, não fecham!

      A maioria abre somente na parte da manhã, e algumas, uma vez por semana, abrem também à tarde. Consulte o horário de abertura no site da prefeitura de seu interesse.

      Faça uma boa viagem ao norte da Itália.

      Maria

  20. Olá Maria,
    Viajo para italia no periodo de 28/10 a 15/11. Me preocupei muito ao ler que é o maior periodo de chuvas, é real isso?
    Dois hoteis que eu havia reservado na toscana, me mandaram email dizendo que fecham dia 01/11. Será que isso inviabiliza a toscana neste período? O frio não é uma preocupação para nós.

    • Olá, Michele,

      Atualmente estamos tendo chuvas e frio em plena primavera! Como o clima está meio enlouquecido, o problema na Toscana em novembro certamente não são as chuvas.

      Por ser baixa temporada, alguns hotéis no interior toscano não abrem, mas há outros que abrem, sim.

      Aconselho a fazer uma pesquisa de estruturas para encontrar algum que esteja aberto nesse período.

      Saudações,

      Maria

  21. Ola Maria, Dove manjare a jorno di Natale as 13h in Parma e Bolzano?

  22. MARIANGELA BOTELHO FORTE SEPULVEDA Says: setembro 14, 2018 at 12:45 pm

    Bom dia! Estarei em viagem a Itália de 27 de outubro a 19 de novembro. Teremos o feriado de 01 de novembro. Vce sabe me dizer se encontrarei pontos turísticos fechados em Assis neste dia? Vi também um comentário sobre chuvas…Estarei de 02 a 05 de novembro na Toscana. As chuvas inviabilizam o carro na viagem as vinicolas? Obrigada e parabens pelo site.
    Mariangela

    • Boa tarde, Mariangela,

      Eu visitei próprio Assis em 01 de novembro de alguns anos atrás e as atrações funcionam normalmente.

      Sobre as vinícolas no mês de novembro: mesmo sob chuva, é possível chegar até elas de carro.

      Obrigada por gostar das dicas do blogue e desejo-lhes uma ótima viagem.

      Maria

Deixe seu comentário ☺

error: