Filme “Botticelli. Inferno”. Para compreender o inferno dantesco


Arte italiana / Cinema

Um ano após o grande sucesso do filme  Firenze e gli Uffizi 3D (Florença e Galleria degli Uffizi em 3D/ 4K), o Renascimento italiano voltou ao cinema para revelar o seu lado obscuro.

É uma viagem no caos através dos 9 círculos do Inferno para desvendar os segredos da obra que enlouqueceu Dan Brown e Ron Howard entre os Uffizi de Florença, os depósitos do Vaticano, Londres, Berlim e Lennoxlove House, na Escócia.

Deixai toda esperança, vós que entrais!

Dante, Divina Comédia, Canto III

"Castigo dos Rebeledes",

Castigo dos Rebeledes“, afresco de Sandro Botticelli exposto na Capela Sistina, Museus Vaticanos.

Filme-documentário Botticelli. Inferno. Para compreender o inferno de Dante Alighieri


Existem obras de arte que contêm histórias apaixonantes, intrigantes e fascinantes, e são contadas em filmes de grande sucesso mundial. Quando, então, algumas dessas obras unem a mão de um dos Maestros indiscutíveis do Renascimento italiano, Sandro Botticelli, e os círculos obscuros do Inferno de Dante Alighieri, o resultado é uma trama feita de pecados capitais, pesquisas escrupulosas, depósitos inacessíveis e enigmas que parecem não ter solução.

Mesmo após vários séculos, a obra de Botticelli continua a envolver e a emocionar. Os seus quadros mais famosos levam milhares de pessoas a museus e mostras de arte de todo o mundo.

Todavia, um de seus desenhos mais íntimos e misteriosos – talvez um dos mais importantes para compreender profundamente esse artista – ficou muito tempo fechado nos depósitos climatizados do Vaticano.

O Mapa do Inferno

Mapa do Inferno de Botticelli

Mapa do Inferno” de Sandro Botticelli, Biblioteca Apostólica Vaticana.

Trata-se do desenho que Botticelli dedicou ao Inferno de Dante e hoje é o protagonista de um filme-documentário original, apaixonante e envolvente.

Botticelli. Inferno, de Ralph Loop, foi exibido nos cinemas italianos em novembro de 2016 no âmbito do projeto “Grande Arte al Cinema” (Grande Arte no Cinema), há somente poucas semanas depois da estreia do filme de Ron Howard baseado no “Inferno” de Dan Brown.

Por séculos, o Mapa do Inferno permaneceu fechado nos depósitos vaticanos. Mas o que levou o maestro florentino – que todos nós conhecemos graças ao “Nascimento de Vênus” e a “Alegoria da Primavera”, na Galleria degli Uffizi – a desenhar o inferno criado por Dante Alighieri? Qual é o segredo dessa obra de arte extraordinária? E em qual modo revela o lado obscuro e menos conhecido de Botticelli?

Autorretrato de Botticelli.

Autorretrato de Sandro Botticelli no quadro “Adoração dos Magos“, Galleria degli Uffizi, Florença.

Inferno, Purgatório e Paraíso Dantescos

O filme leva os telespectadores para um outro mundo: uma viagem no caos através dos nove níveis do inferno. Próprio como na obra de Dante, somente atravessando o Inferno e o Purgatório será possível alcançar o Paraíso e sair “para rever as estrelas”.

Sandro Botticelli deu vida às descrições dantescas em um total de 102 desenhos minuciosos. O fulcro da obra é próprio o Mapa do Inferno: um tipo de guia pelo inferno com todos os seus diversos níveis. Um trabalho fascinante e, ao mesmo tempo, violento sobre os pecadores, pesadelos e punições. Mas o que nos conta essa imagem obscura hoje? O quanto ela nos revela sobre o lado mais inquieto e místico de Botticelli e como ela fala com as nossas almas modernas?

Obras de Sandro Botticelli

Detalhe do quadro “Nascimento de Vênus“, Galeria degli Uffizi, Florença.

Um filme que nos aproxima do grande artista Sandro Botticelli

O escritor e diretor de cinema, Ralph Loop, realizou um filme que se revela uma viagem suntuosa por lugares geralmente inexplorados para nos aproximar do artista Sandro Botticelli e do seu trabalho. As filmagens foram feitas no Vaticano, Florença, Londres, Berlim e Escócia durante o verão de 2016.

Próprio em virtude do filme, o Mapa do Inferno foi digitalizado com um scanner de altíssima definição que trouxe à luz detalhes até então invisíveis a olho nu.

A coprodução teuto-italiana de “Botticelli. Inferno” foi realizada por TV Plus, Medea Film e Nexo Digital. A distribuição é feita por Nexo Digital em colaboração com Sky Arte HD e MYmovies.it.


Você gosta de cinema? Então não perca meus posts de cinema italiano/ filmes rodados na Itália.


Viaje no trailer de Botticelli. Inferno, um filme de Ralph Loop

 Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.


Lojinha do Viagem na Itália


*Postagem baseada no release em italiano de Nexo Digital.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. Já quero!

Deixe seu comentário ☺

error: