Antigo + Moderno = Biblioteca Salaborsa em Bolonha


Dicas de Bolonha e arredores / Dicas na Emília-Romanha
Biblioteca Salaborsa em Bolonha

A Biblioteca Salaborsa, sediada no Palácio d’Accursio, foi inaugurada em dezembro 2001 e é um espaço cultural e multimídia.

A Biblioteca Salaborsa, situada em frente à famosa Fontana do Netuno, o coração de Bolonha, é uma mistura de antigo e moderno: caminhar pelo seu pavimento em cristal revela-se uma viagem ao passado urbano bolonhês, uma vez que é possível ver os restos arqueológicos da antiga cidade romana de Bononia, fundada entre os séculos II e III a.C.

Enquanto “pisamos” em arqueologia, a estrutura da biblioteca nos envolve com sua modernidade e tecnologia.

Biblioteca Salaborsa em Bolonha


Quando fui à Biblioteca Salaborsa, o meu propósito não era tanto o de ver as dependências da biblioteca em si, mas conhecer o que ela guarda no seu subterrâneo: restos arqueológicos da antiga cidade romana de Bononia. Então lá fui eu à descoberta desse percurso histórico com fragmentos da velha muralha, de uma cisterna, da basílica romana e de outros resquícios das antigas

Biblioteca Salaborsa em Bolonha

Antes de entrar para visitar o minissítio arqueológico da Biblioteca Salaborsa, o visitante passa em frente ao Auditório Enzo Biagi.


 Se você é amante de biblioteca, então não pode deixar de visitar a Biblioteca Malatestiana em Cesena, Registro da Memória do Mundo pela Unesco.


Biblioteca Salaborsa em Bolonha

Alicerces de casas medievais na área do Palácio d’Accursio e resquícios do horto botânico do naturalista Ulisse Aldrovandi, datado do século XVI, também fazem parte do percurso deste minissítio arqueológico da Biblioteca Salaborsa.

Biblioteca Salaborsa em Bolonha

Os restos arqueológicos da antiga Bononia. Dá para ver fragmentos de uma muralha, cisterna, basílica romana, um aquário em forma de estrela que estava no centro do jardim de uma casa, etc.

Ao visitar a cidade de Rimini, sempre na Emília-Romanha, também faça uma visita à Biblioteca Gambalunga, situada no centro histórico riminese.

Biblioteca Salaborsa em Bolonha

A Praça Coberta, como é chamada a parte central do andar térreo da biblioteca. Na foto dá para ver o pavimento em cristal, o qual permite ver as escavações arqueológicas no subtérreo.

A Biblioteca Salaborsa é uma biblioteca multimídia de informações gerais com documentos que relatam a cultura contemporânea: jornais, revistas, mapas, vídeos, cd-rom, dvd, etc. Dispõe de uma infraestrutura tecnológica que oferece ao público um serviço informativo e de telecomunicações diversificado.

Biblioteca Salaborsa em Bolonha

Fachada da Biblioteca Salaborsa.


Endereço e horário da Biblioteca Salaborsa em Bolonha


A biblioteca fica na Praça do Netuno, nº 3, ao lado da Praça Maior, centro histórico de Bolonha.

 Abre de terça a sextafeira, das 10h às 20h (última entrada às 19h45). Sábados, das 10h às 19h (última entrada às 18h45).

As escavações arqueológicas estão abertas de terça a sábado, das 10h às 13h30 e das 15h às 18h30.

Confira todos os horários, principalmente os de verão, diretamente no site da Biblioteca Salaborsa.

Entrada para visitar as escavações arqueológicas: oferta livre.


Leia minhas outras dicas em Bolonha.


Audioguia em italiano com o percurso de Palácio Malvezzi à Igreja de São Francisco (Projeto da Província de Bolonha)


Audioguia em inglês com o percurso de Palácio Malvezzi à Igreja de São Francisco (Projeto da Província de Bolonha)


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Dicas de viagem e turismo em Bolonhas: serviços turísticos


* Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: