O acervo mais importante sobre a Romanha está na Biblioteca Saffi, em Forlì


Dicas de Bolonha e arredores / Dicas de Rimini e arredores

Durante o meu blog tour #BuonVivere de 2016*, um dos lugares que eu e as outras blogueiras visitamos foi o Acervo Piancastelli da Biblioteca Saffi (Biblioteca Comunale A. Saffi), no centro de Forlì, Emília-Romanha (Emilia-Romagna).

Se você é um pesquisador, bibliotecário, estudante ou professor, o Acervo Piancastelli é aberto para consultas mediante reserva de horário (veja informações abaixo).

Biblioteca Saffi, Forlì, Emília-Romanha

Uma das salas da Biblioteca Saffi.

O Acervo Piancastelli da Biblioteca Saffi, em Forlì


A importância deste acervo está no seu imenso patrimônio: manuscritos, códigos em miniatura, livros antigos, coleção de gravuras, desenhos e várias coleções, dentre as quais, a mais importante: o Acervo Piancastelli, que é constituído por cartas da Romagna (Romanha), autógrafos do XII ao XVIII século, cartas do Ressurgimento, pergaminhos, quadros, gravuras e incisões, pora-moedas, coleções de cerâmicas, documentos e depoimentos recolhidos durante muitos anos por Carlo Piancastelli  (1867-1938).

Biblioteca Saffi, Forlì, Emilia-Romagna, Itália

Detalhe de uma cadeira da biblioteca.

Em uma boa biblioteca, você sente, de alguma forma misteriosa, que você está absorvendo, através da pele, a sabedoria contida em todos aqueles livros, mesmo sem abri-los. — Mark Twain

O Acervo Piancastelli representa a memória histórica de Forlì, contendo também os antigos Estatutos e as Crônacas medievais e renascentistas forliveses. É especializada, acima de tudo, nas disciplinas de humanas, história e literatura, além de ter uma rica coleção dedicada à História da Arte.

Se você gosta de bibliotecas, não deixe de ver a minha seção sobre bibliotecas italianas.

Biblioteca Saffi, Forlì, Emilia-Romagna

Estante dedicada aos manuscritos.

Como consultar o acervo da Biblioteca Saffi em Forlì, Emilia-Romagna


Endereço: Corso della Repubblica, 72. Forlì.

Responsável: Dra. Antonella Imolesi. É necessário agendar um horário com a responsável pelo e-mail: antonella.imolesi@comune.forli.fc.it

Horários

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14 h.

Terça e quinta-feira: aberta também das 15 h às 17h30.

Sábado: das 8h30 às 13 h.

Biblioteca Saffi, centro de Forlì

O enorme Acervo Piancastelli sobre a Romanha.


Leia minhas outras dicas da Emilia-Romagna.


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.


Dicas de viagem e turismo em Bolonhas: serviços turísticos


* As informações do presente texto são de minha opinião e sem a interferência de terceiros.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. […] Um dos acervos mais importantes da região, cuja diretora é a Dra. Antonella Imolesi, conta com um patrimônio de inestimável valor sobre a história da Romanha. Essa biblioteca também tem um post exclusivo aqui no blogue: Acervo Piancastelli da Biblioteca Saffi, em Forlì: o mais importante da Romanha. […]

Deixe seu comentário ☺

error: