📽️ Bernini. Filme sobre esse artista barroco nos cinemas


Cinema

Um dos maiores artistas de todos os tempos, Bernini teve uma mostra dedicada totalmente a ele, entre 01 de novembro de 2017 e 04 de fevereiro 2018, na Galeria Borghese, em Roma.

Tive a oportunidade de ir a essa mostra em janeiro passado e também assisti a este filme-documentário no cinema, o qual foi exibido em 12, 13 e 14 de novembro de 2018.

Bernini. Filme sobre esse artista barroco nos cinemas italianos


Bernini - filme desse artista barroco nos cinemas

Escultura “Apolo e Daphne” de Bernini, Galleria Borghese, Roma.

No artist defined 17th-century Rome more than Gian Lorenzo Bernini did, working under nine popes and leaving an indelible mark on the Eternal City. And there is probably no better place to appreciate his talent and genius than the Borghese Gallery in Rome, the villa — now a museum — built by his first patron, Cardinal Scipione Borghese, where Bernini revealed his talent for capturing tension and drama in stone. But during the remarkable exhibition titled “Bernini,” visiting may be a once-in-a-lifetime experience.

The New York Times

Davi, Apolo e Daphne, o Rapto de Proserpina e muitas outras obras

A emoção das obras de arte, como  Apolo e Dafne ou o Rapto de Proserpina, revive em imagens espetaculares filmadas com a tecnologia 8K,  a qual leva para a tela dos cinemas toda o requinte plástico e os efeitos de luz do mestre do Barroco.

Quem nos acompanha nessa viagem sem precedentes pelo grande teatro de Gian Lorenzo Bernini são as vozes de grandes especialistas, como o historiador de arte Luigi Ficacci e Anna Coliva, diretora da Galleria Borghese.

Lugar beniniano por excelência, a magnífica mansão, hoje museu, foi, na verdade, a casa de Scipione Borghese, grande mecenas da Roma do século XVII e o primeiro comitente do artista.

Gian Lorenzo Bernini em Roma

É dentro da Galeria Borghese que hoje podemos admirar, como presenças vivas, as mais de 60 obras capturadas pelo diretor Francesco Invernizzi, para depois viajar entre as sugestões da Cidade Eterna à descoberta do lado desconhecido de um dos mais célebres escultores da história e da relação intensa que ele teve com a capital italiana durante uma temporada de transformações memoráveis.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Tour em português em Roma com guia brasileira

O Êxtase de Santa Teresa D’Ávila, escultura de Bernini em Roma.

Produção de Magnitudo Film

Produzido por Magnitudo Film e distribuído por Chili, Bernini é o primeiro de uma série de documentários de arte que chegam aos cinemas italianos entre o outono de 2018 e a primavera de 2019.

Teremos também Leonardo Cinquecento, Canova e Palladio

Trailer do filme Bernini

Tours privados com GUIA BRASILEIRA EM ROMA.

Tours privados com GUIA BRASILEIRA NO VATICANO.

Ingressos on-line para a Galeria Borghese, Roma.

*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. José Avelino de Lima Rodrigues Campos Says: novembro 4, 2018 at 2:15 pm

    Olá Maria, tudo bem? Tive a felicidade de conhecer a Galleria Borghese em setembro deste ano. As obras de Bernini são simplesmente maravilhosas. É incrível a realidade que as esculturas dele demonstram. O museu é um dos mais ricos que eu e minha esposa tivemos o prazer de conhecer (e foram muitos!). Uma pena que estes documentários, assim como os filmes Michelangelo Infinito e Caravaggio L’Anima e Il Sangue não vêm para o Brasil. Terei que comprar os DVDs quando voltar à bella Itália. Un abbraccio.

    • Olá, José Avelino,

      Sim, o acervo da Galeria Borghese é simplesmente fantástico. E a mostra sobre Bernini, que terminou em fevereiro deste ano, também era maravilhosa. Adorei.

      É uma pena que essas produções artísticas também não sejam exibidas nos cinemas brasileiros. No canal Sky Arte italiano é possível vê-las, mas não sei se no Brasil exista um canal a cabo que também mostre esses filmes-documentários que estão ficando cada vez mais tecnológicos, sofisticados.

      Obrigada pelo seu comentário e desejo-lhe um retorno em breve à Bell’Italia.

      Maria.

Deixe seu comentário ☺

error: