Viagens e Before the Flood, de Leonardo DiCaprio: Seremos história?


O mundo em que vivemos

O texto de hoje inaugura uma nova seção no blogue: o mundo em que vivemos (aproveitei e já adicionei dois posts antigos nessa categoria).

Sei que é maravilhoso mostrar as belezas da Itália, compartilhar informações sobre hotéis, meios de transporte, museus, falar de gastronomia, arqueologia e outros assuntos inerentes à bota itálica, porém, se não tivermos o mínimo de consciência, discernimento e responsabilidade de nossos atos enquanto Homo sapiens, todo esse conteúdo que publicamos na internet tenderá a virar pó em um mundo cada vez mais instável climaticamente, estressante e efêmero.

Before the Flood de Leonardo DiCaprio: antes da inundação total, as viagens são objetos de desejo. Mas… e depois?


Em 30 de outubro, foi lançado mundialmente em canais televisivos e pelo site de National Geographic o documentário Before The Flood (Seremos história?, título no Brasil), de Leonardo Dicaprio, sobre a séria e preocupante situação do clima em que vive o nosso Planeta Terra.

Eu assisti a esse documentário no canal National Geographic da Itália e, se já era fã de DiCaprio como ator, agora mesmo é que minha estima por ele aumentou graças ao seu trabalho nobre em defesa não somente do meio ambiente, mas também de populações autóctones que vivem desde o Polo Sul até em vilarejos paupérrimos na Índia e sofrem as mudanças climáticas com o aquecimento global.

Punição divina ou estamos fazendo tempestade num copo d’água?

Se não somos capazes de preservar o meio ambiente e de não fazer nada para impedir o aquecimento global, daqui a uns anos será totalmente inútil falar de viagens enquanto populações sentem na pele o drama da nossa irresponsabilidade e falta de consciência sobre a agonia da nossa fauna, flora, derretimento de geleiras e espécies de animais que estão prontos para sumir do mapa em uma questão de anos.

É triste ver icebergs que derretem e, consequentemente, aumenta-se o nível do mar, assim como é doloroso saber que plantações são destruídas por temporais cada vez mais fortes e impiedosos, que animais têm seu habitat natural destruído para dar lugar à plantação de palmas, por exemplo.

Mas, o pior de tudo, é ver políticos, transnacionais, cientistas subornados por grandes empresas e outros potentes da Terra que têm a cara de pau de dizer que não há nenhum aquecimento global em curso.

Se furacões, tufões e o mar que começa a engolir ilhotas no Oceano Índico não são resultados do aquecimento global, então como explicar esses eventos climáticos cada vez mais devastadores? São uma punição divina, como dizem alguns, ou invenção de cientistas que querem criar “uma tempestade num copo d’água”?

Seremos história se agirmos imediatamente. Assim, as viagens estarão garantidas

Só existe uma saída para que a inundação total não aconteça em breve: exigirmos que os potentes do mundo aprovem medidas que reduzam a emissão de gás carbônico substituindo combustível fóssil por energia limpa.

Mas isso não é suficiente: todos nós também devemos fazer a nossa parte. Como?

Adotando um comportamento mais sustentável: se posso ir a determinado lugar a pé, de bicicleta, ônibus ou de trem, por que pegar o carro? Se posso levar minha bolsa reutilizável para fazer compras, pra quê comprar bolsas de plástico?

Esses são apenas dois simples exemplos de atitudes concretas que podemos tomar no nosso dia a dia para tentar salvar o planeta. Mas há muitas outros à nossa espera antes da inundação (Before the Flood).


Seremos história?

P.S.: Quando for dormir em hotéis que oferecem a troca diária de toalhas, opte por manter as mesmas por alguns dias. Economiza-se água, detergente, amaciante e energia elétrica. O meio ambiente agradece ☺

Nomes de animais em italiano. Vocabulário português-italiano


Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália.


Lojinha do Viagem na Itália


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Comentários

  1. Cristiano Ferraz Says: novembro 14, 2016 at 2:52 pm

    Vi esse documentário na internet e achei excelente.

    Também concordo que devemos fazer a nossa parte pra salvar o planeta.

    Parabéns pelo post.

    Cristiano Ferraz

Deixe seu comentário ☺

error: