🎄 Árvore de Natal e Presépio na Praça São Pedro, Vaticano


Dicas de Roma, Vaticano e arredores

Em 7 de dezembro, serão inaugurados o presépio e a iluminação da árvore de Natal na Praça São Pedro (Piazza San Pietro), Vaticano.

Árvore de Natal e Presépio na Praça São Pedro, Vaticano


Este ano, o presépio e a árvore de Natal ficarão iluminados a partir da tarde de 7 de dezembro até a noite de domingo, 7 de janeiro de 2018, dia em que se comemora o Batismo do Senhor e termina com a liturgia Tempo de Natal.

A árvore, um abete vermelho com 28 metros de altura e uma circunferência máxima de cerca de 10 m na sua base, será doada pela Arquidiocese de Elk, na Polônia.

O corte da árvore será feito pelo Corpo Florestal de Elk e o transporte cobrirá um percurso de mais de 2 mil km pelo centro da Europa.

Árvore de Natal e Presépio na Praça São Pedro, Cidade do Vaticano

Presépio e Árvore de Natal, Praça São Pedro, Vaticano. Foto: Siciliani (in Avvenire).

A Árvore de Natal da Praça São Pedro

A decoração será feita por artistas especiais: crianças internadas nos repartos oncológicos de alguns hospitais italianos.

Trata-se de pequenos que, juntamente com seus pais, participaram de um programa de cerâmica-terapaia recreativa nos laboratórios hospitalares permanentes, criados, coordenados e adminsitrados pela Fundação Contessa Lene Thun Onlus, realizando esferas e estrelas de argila, sucessivamente reproduzidas em material sintético para a decoração na Árvore de Natal.

Este ano, os pequenos artistas terão como companheiros as crianças das áreas atingidas pelo terremoto no centro da Itália em 2016, que frequentam a arquidiocese de Spoleto-Norcia.

O Presépio do Vaticano

Árvore de Natal e Presépio na Praça São Pedro, Vaticano.

Árvore de Natal do Vaticano em 2016. Foto: Siciliani (in Avvenire).

Será a Abadia de Montevergine, província de Avellino, região Campânia, a oferecer o Presépio para o Natal deste ano.

A obra de arte, realizada em estilo do século XVIII, segundo a mais antiga tradição napolitana, “verá empregado um laboratório artesanal partenopeu e será construída em uma ampla superfície de cerca de 80 metros quadrados, com uma altura máxima de cerca de sete metros”, informa o comunicado.

O Presépio será inspirado nas obras da misericórdia e representado por 20 figuras, com uma altura variável em torno de dois metros e compostas em terracota polícroma, olhos de cristal e roupas escuras.

Na manhã de 7 de dezembro, as delegações polonesa, campana e uma representação com algumas das crianças serão recebidas pelo Papa Francisco em uma audiência.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Serviços turísticos no Vaticano, Roma e arredores


*Post baseado no release da Rádio Vaticana.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer.

Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: