Dica de hotel em Florença: Antica Torre di Via Tornabuoni 1


Dicas na Toscana

Creio que dormir em uma residência luxuosa de época seja o desejo de muitas pessoas, inclusive era a minha até quando, em 8 de novembro de 2016, fiquei hospedada no Hotel Antica Torre di Via Tornabuoni 1, em pleno centro histórico de Florença.

A entrada do hotel é de frente para o Museu Salvatore Ferragamo

Como o próprio nome indica, este hotel 4 estrelas de luxo fica em uma torre de época medieval, tendo também como anexo o magnífico Palazzo Gianfigliazzi di Via Tornabuoni 1, onde dormi em uma Library Jr. Suite de frente para o rio Arno

Antica Torre di Via Tornabuoni 1: Residência luxuosa de época em pleno centro histórico de Florença


A minha Library Jr. Suite, no sexto andar do Palácio Gianfigliazzi, tinha uma grande livraria, que cobria grande parte da parede, com volumes antigos e textos sobre Florença.

A minha Library Jr. Suite

Esse tipo de quarto dispõe de uma cama de casal, armário com cofre eletrônico e minibar, TV LCD de alta resolução, leitor DVD, mesa de leitura, poltronas, pantufas, secador de cabelos e outras comodidades.

Além disso, a conexão wi-fi é gratuita para os hóspedes.

Tem um banheiro grande de mármore branco com banheira e, à parte, um enorme chuveiro com uma bancada (veja tudo no vídeo que fiz acima).

Hotel Antica Torre di Via Tornabuoni 1, Florença, Toscana

A vista da minha suíte para o rio Arno e a Ponte de Santa Trinità.

Dormir em uma Residência de Época e saber um pouco da sua história

A casa-torre chamada de “Antica Torre Tornabuoni 1”, que está situada no início da rua homônima e a pouquíssimos metros da Ponte de Santa Trinità, foi construída na metade do século XIII pela família guelfa dos Ruggeri e, posteriormente, foi cedida à família dos Fastelli ou Pietrobono.

Desde os primeiros anos de 1300 até o fim de 1799, foi a residência dos Gianfigliazzi, cujo nome remonta a um certo Giovanni, filho de Galeazzo, chamado de “Gian figlio d’Azzo”.

Hotel de luxo em Florença, Toscana, Itália

Meu banheiro de mármore branco com banheira.

Propriedade de uma antiga família guelfa

Família guelfa, os Gianfigliazzi não tiveram cargos públicos até a batalha de Benevento (1266), quando a facção inimiga dos gibelinos perderam a supremacia sobre a cidade.

Desde então, e até 1530, a família teve trinta priores e dez gonfaloneiros, vários cavaleiros com espora de ouro, comissários em guerra e embaixadores. Construíram casas, galerias e torres no quarteirão de Santa Trinità, e parece que também fossem proprietários de casas perto da igreja.

A família dos Gianfigliazzi extinguiu-se em 1764 com o Canônico Rinaldo di Lodovico.

Hotel Antica Torre di Via Tornabuoni, Florença

Minha cama de casal só pra mim, já que estava sozinha.

Sede da antiga Pensão Piccioli

A partir do início do século XX, o palácio foi sede da Pensão Piccioli (Pensione Piccioli) e logo se tornou residência privilegiada de aristocratas e literatos ingleses.

Fechada depois da Grande Guerra, a Pensão Piccioli reabriu em 2001 como Residência de Época com a denominação de Antica Torre di Via Tornabuoni 1, e, em 2008, foi ampliada com a Residência de Época Palazzo Gianfigliazzi di Via Tornabuoni 1, prédio anexo à torre medieval.

Dormir e acordar com a história de Florença

Hoje, o Antica Torre di Via Tornabuoni 1 não é somente um hotel e nem mesmo um boutique-hotel, mas uma Residência de Época onde os hóspedes podem experimentar a real da história de Florença.

Os terraços da Torre di Via Tornabuoni 1 são exclusivos para os hóspedes do hotel

Hotel 4 estrelas Antica Torre di Via Tornabuoni 1, Florença

Terraço do restaurante onde tomamos o café da manhã. Como estava frio, o café foi servido no salão interno.

Os lindos terraços da Torre Tornabuoni são exclusivos dos hóspedes, não sendo permitido o acesso a quem não estiver hospedado na estrutura.

Dos terraços é possível admirar a cúpula da Basílica de Santa Maria del Fiore, as colinas de Fiesole e Settignano, o Rio Arno, a Ponte de Santa Trinità e Via Maggio, a Igreja de San Miniato a Monte, o Forte Belvedere, desenhado por Buontalenti, a colina do Bellosguardo, Palácio Vecchio, o campanário de Santa Trinità: para onde olharmos, as belezas de Florença estarão em frente aos nossos olhos.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Hotel de luxo Antica Torre di Via Tornabuoni 1, Florença

Restaurante onde é servido o café da manhã.

Bar Panorâmico no terraço

Na cobertura da torre, está o Bar Panorâmico que, depois de uma certa hora, funciona como honesty bar, isto é, não há garçom e os hóspedes usam o bar por conta própria, marcando no caderno o que consumiram.


Leia minhas outras dicas de Florença.


Informações sobre a Residência de Época Antica Torre di Via Tornabuoni 1, Florença

A

Como chegar ao hotel

train-icon De trem: Como foi meu caso. Desci na Estação de Santa Maria Novella e caminhei até o hotel em cerca de 15 minutos.

Faça a sua reserva on-line

 Você pode fazer a sua reserva em português e sem acréscimo com o Booking.com.

Para pequenos grupos de familiares e amigos: tours privados com guia brasileira em Florença.

*Minha hospedagem no Antica Torre di Via Tornabuoni 1 foi uma cortesia do hotel e este texto é livre da opinião de terceiros.

**Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Comments

  1. […] Centro de Florença:  HOTEL ANTICA TORRE DI VIA TORNABUONI 1. […]

Deixe seu comentário ☺

error: