Abertura noturna 🌙 de algumas atrações no verão italiano de 2017


Museus

Com a chegada do verão na Itália, vários museus, sítios arqueológicos e outros monumentos abrem suas portas à noite para visitação, o que é uma ótima oportunidade para poder conhecer alguma dessas maravilhas italianas em horário noturno, longe da confusão dos turistas e das altas temperaturas que fazem durante o dia.

Abaixo, listei algumas atrações divididas por cidades, em ordem alfabética, para que você possa conhecer uma delas durante o verão italiano e sob a luz das estrelas.

Abertura noturna de algumas atrações no verão italiano de 2017

Agrigento

Abertura noturna de monumentos na Itália: Vale dos Templo, Sicília.

Vale dos Templos, Agrigento, Sicília. Foto: Artemagazine.it

VALE DOS TEMPLOS (Valle dei Templi): Esse Patrimônio Unesco na Sicília pode ser contemplado à noite durante o verão italiano.

Período: 15 de julho a 17 de setembro. Segunda a sexta, das 19 h às 23 h. Sábados e domingos, das 19 h às 24 h.

Entrada franca à noite

Para mais informações: Parco Valle dei Templi.

Como chegar à Vale dos Templos: O meio de transporte ideal para ir até o Parque Arqueológico Vale dos Templos é o carro. Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Bolonha

CEMITÉRIO MONUMENTAL DE BOLONHA (Certosa di Bologna): Conheci esse cemitério monumental no final de abril deste ano e, quando puder, vou escrever um post a respeito aqui no blogue.

Período: 28 de maio a 30 de setembro.

Concertos, espetáculos itinerantes, representações teatrais e muito mais no Cemitério Monumental de Bolonha, cuja programação você pode conferir aqui.

Como chegar à Certosa di Bologna: o meio de transporte ideal para ir até o Cemitério Monumental de Bolonha é o carro (6 km do centro de Bolonha). Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Caserta

Atrações na Itália à noite durante o verão: Reggia di Caserta.

Palácio Real de Caserta. Foto: Napoli da vivere.

PALÁCIO REAL DE CASERTA (Reggia di Caserta): Visitei o Palácio Real de Caserta há alguns anos e recomendo conhecê-lo para quem estiver nas redondezas, pois é um palácio imperdível!

Período: 23 de junho a setembro, das 19h30 às 22h30, pelo preço simbólico de 1 euro!

Além da visita aos Apartamentos Históricos, o preço de 1 euro também consente assistir a espetáculos culturais durante a abertura noturna.

Para mais informações, consulte diretamente o  site oficial do Palácio de Caserta.


Em Caserta, existe uma estação de trem que fica apenas a 5 minutos a pé do palácio.

Para você ter uma ideia, de Nápoles Central a Caserta a viagem de trem dura trinta ou cinquenta minutos, dependendo do tipo de trem regional que você pegar.

De Roma Termini, com o TREM DE ALTA VELOCIDADE, a viagem dura cerca de uma hora e dez minutos.

Se você for DE CARRO, há estacionamento próprio ao lado do Palácio de Caserta.


Florença

GALLERIA DEGLI UFFIZI E GALERIA DA ACADEMIA: Os dois principais museus de Florença abrem as suas portas às terças-feiras à noite. Veja todas as informações sobre as Visitas noturnas na Galleria degli Uffizi e Galeria da Academia, Florença.

MUSEUS DO BARGELLO: Os seguintes museus – Igreja e Museu de Orsanmichele, Museu de Palácio Davanzati, Capelas dos Médici e Casa Martelli – abrem de 22 de junho a 3 de agosto, todas as quintas-feiras, das 17 h às 20 h (exceto em 27 de julho).

A abertura noturna do Museu Nacional do Bargello será em setembro. Para mais informações, consulte o site oficial Musei del Bargello.

Tours privados em Florença com guia brasileira. Indicado para grupos de familiares e amigos. Saiba mais AQUI.

Gradara (região Marche)

Abertura noturna de atrações no verão italiano: Castelo de Gradara

Castelo de Gradara. Foto: Gradara.org

CASTELO DE GRADARA: O Castelo de Gradara está situado no burgo homônimo, o qual é considerado um dos mais bonitos da Itália.

Período: Todas as quintas, sextas e sábados de julho e agosto, das 20 h às 23 h. A reserva é obrigatória no site de Gradara Innova.

Como chegar a Gradara: Gradara fica na província de Pesaro-Urbino, região Marche, centro da Itália, e o meio de transporte ideal para ir até o castelo é o carro. Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Mântua

Palácio Ducal de Mântua. Foto: Turismo Mantova.

PALÁCIO DUCAL: Se estiver em Mântua, não deixe de visitar seu Palácio Ducal em horário noturno.

Período: 30 de junho a 29 de setembro, às sextas-feiras (exceto em 11 e 18 de agosto), abertura até as 22h15. Em duas semanas de julho, a abertura noturna será nestas duas quintas-feiras: 13 e 27 de julho.

Para mais informações, acesse Palazzo Ducale di Mantova.

Milão

Pinacoteca de Brera, Milão. Atração aberta à noite durante o verão italiano

Uma das salas da Pinacoteca de Brera.

PINACOTECA DE BRERA: Na primeira quinta-feira de cada mês, a Pinacoteca de Brera abre das 8h30 às 22h15. O ingresso custa 2 euros das 18 h até o fechamento da bilheteria às 21h40.

Nápoles

Museu Arqueológico de Nápoles à noite

Concerto no MANN. Foto: Grande Napoli.

MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL DE NÁPOLES (MANN): É um dos mais importantes museus sobre o Império Romano, situado no centro de Nápoles.

Período: 1º de junho a 28 de setembro de 2017, todas as quintas-feiras, exceto em 10, 17 e 24 de agosto.

Horário: 20 h às 23 h.

Preço: 2 euros. Além da visita ao museu, o ingresso consente assistir a espetáculos de música e a outros eventos culturais. Confira a programação aqui.

Para outras informações, acesse o site oficial do MANN.

Pádua

CAPELA DEGLI SCROVEGNI (Cappella degli Scrovegni): Essa maravilha com os afrescos de Giotto promove a abertura noturna Giotto sotto le stelle.

Fiz a visita noturna em 2016 e você pode conferir todas as informações em Capela degli Scrovegni, Pádua: obra-prima de Giotto.

Tours privados em Pádua em português. Indicados para grupos de familiares e amigos. Saiba mais AQUI.

Paestum (região Campânia)

Atração noturna no verão da Itália: Paestum, região Campânia

Paestum à noite. Foto: Wikipédia

PARQUE ARQUEOLÓGICO DE PAESTUM: Paestum by Night – Passeando entre os Templos, é o evento noturno no sítio arqueológico de Paestum, Patrimônio Unesco na província de Salerno, região Campânia.

Período: 06 de julho a 27 de agosto, de quinta a domingo, das 19 h às 24 h (última entrada às 23 h).

De 30 de junho a 15 de setembro, às sextas-feiras, às 21 h, acontece o evento musical Musica ai Templi, no Templo de Netuno.

Preço: 11 euros (Paestum by Night e Musica ai Templi).

Veja a programação completa da abertura noturna de Paestum aqui.

Como chegar a Paestum: O meio de transporte ideal para ir até o sítio arqueológico de Paestum é o carro. Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Pisa

Abertura noturna da Torre de Pisa e do Camposanto

Piazza dei Miracoli, Pisa. Foto: Ansa

TORRE DE PISA E CAMPOSANTO: Dois dos principais monumentos da Praça dos Milagres, em Pisa (Piazza dei Miracoli), a Torre e o Camposanto, Patrimônio da Humanidade pela Unesco,  prorrogam seu horário de abertura durante a estação mais quente do ano.

Período: Todos os dias, de 17 de junho a 31 de agosto, abertura até as 22 h.

Para mais informações, consulte o site Opera della Primaziale Pisana.

Pompeia

RUÍNAS DE POMPEIA: Evento – Uma Noite em Pompeia. Percursos de Som e Luzes  na Cidade Antiga.

Período: 8 de julho a 24 de agosto: terças e quintas-feiras, das 21 h às 23 h.

A visita dura 1h15. Turnos de visita para grupos de 50/ 60 pessoas.

Preço: 11 euros.

É aconselhável fazer a reserva pelos seguintes números: +39 800 600 601 (de fixo) e +39 081 19737256 (de celular e do exterior).

Como chegar às ruínas de Pompeia, Nápoles, Itália

De trem: Na estação de Nápoles Central, pegue o trem da linha Circumvesuviana que faz o percurso Nápoles-Sorrento e desça na estação de Pompeia – Villa dei Misteri.

Se você estiver na Costa Amalfitana, vá até Sorrento, pegue o trem da Circumvesuviana para Nápoles e desça na estação de Pompeia – Villa dei Misteri.

De carro: Alugue seu carro com o nosso parceiro RENTALCARS pelos melhores preços.

Excursão em grupo de 1 dia saindo de Roma para Pompeia.

Rimini

Pontos turísticos em Rimini, Itália. Domus del Chirurgo, a mini-Pompeia

Domus del Chirurgo, centro histórico de Rimini. Foto: Arquivo pessoal.

MUSEU DA CIDADE LUIGI TONINI E DOMUS DEL CHIRURGO: Se estiver na Riviera Romanhola durante o verão italiano, aproveite para conhecer essas duas atrações no centro histórico de Rimini.

Período: 28 de junho a 30 de agosto, todas as quartas-feiras, das 21 h às 23 h. Entrada franca!

Roma e Vaticano

Visitas guiadas noturnas no Fórum Romano, Roma

Fórum Romano, centro histórico de Roma.

CASTELO SANT’ANGELO: Na abertura noturna desse castelo, temos a opção de fazer o percurso Castelo Secreto e o famoso Passetto di Borgo. Eu fiz esse itinerário e você pode ler as dicas em Castelo Sant’Angelo, Roma: novo percurso, app, wi-fi e Castelo Secreto.

COLISEU: Fiz a visita noturna do Coliseu em 2015 e dou todas as informações em Coliseu de Roma: visitas à noite em um dos principais monumentos do mundo.

FÓRUM DE CÉSAR E FÓRUM DE AUGUSTO: Visitas noturnas multimídias no Foro de Augusto e no Foro de César. Eu fiz as duas e você pode ler a respeito em Viagem na Roma Antiga à noite: Foro de César e Foro de Augusto.

FÓRUNS ROMANOS: Os Fóruns Romanos também oferecem visitas guiadas noturnas durante o verão. Saiba todas as informações em Visitas guiadas noturnas no Fórum Romano.

Museus Vaticanos à noite

Escada helicoidal dos Museus Vaticanos. Foto: Skytv.it

MUSEUS VATICANOS E CAPELA SISTINA: Visitar um dos museus mais badalados do mundo e apreciar os afrescos de Michelangelo à noite é o sonho de muita gente. Pois saiba como realizar esse sonho em Visitar a Capela Sistina e os Museus Vaticanos à noite.

Tours privados em Roma e Vaticano com guia brasileira. Indicados para grupos de familiares e amigos. Saiba mais AQUI.

Taormina

Abertura noturna do Teatro de Taormina, Sicília

Teatro Antigo (ou Greco-Romano) de Taormina. Foto: Ragusanews

TEATRO ANTIGO DE TAORMINA: Visitei esse teatro em 2016 durante o dia, mas posso imaginar o quanto deve ser maravilhoso conhecê-lo à noite.

Período: A abertura noturna acontece quando não haja a realização de algum concerto, espetáculo, durante o verão. Quando o  calendário for divulgado pelo teatro, atualizo este post.

Dica de hospedagem boa e barata em Taormina:B&B Agon Taormina.

Tivoli (arredores de Roma)

Abertura noturna de Villa Adriana, Tivoli.

Villa Adriana à noite. Foto: Italiaparchi.it

VILLA ADRIANA: Villa Adriana, Patrimônio Unesco em Tivoli, pode ser visitada à noite para quem estiver em Roma no verão italiano.

Período: 26 de julho, 11, 14, 18 e 25 de agosto, das 9 h às 22h30. 1º, 8 e 15 de setembro, das 9 h às 22 h.

Ingressos: 8 euros (inteiro) e 4 euros (reduzido).

Há também o evento Patrimonio in Musica. Confira o calendário aqui.

Villa d'Este, na Itália. Abertura noturna.

Villa d’Este à noite. Foto: Onorino Paluzzi.

VILLA D’ESTE: Assim como Villa Adriana, Villa d’Este também é Patrimônio Unesco em Tivoli. Aproveite para visitá-la à noite se estiver em Roma durante o verão.

Período: 10, 12, 15, 19 e 26 de agosto, das 8h30 às 22h45. 2, 9 e 22 de setembro, das 8h30 às 22h15.

Ingressos: 8 euros (inteiro) e 4 euros (reduzido).

Há também o evento Tivoli chiama. Confira o calendário aqui.

Para grupos de familiares e amigos: tours privados em Villa d’Este e Villa Adriana com guia brasileira.

Transfer privado em português de seu hotel em Roma para Villa Adriana e Villa d’Este. Entre em contato para solicitar um orçamento.

Veneza

Atrações abertas à noite no verão italiano: Palácio Ducal de Veneza.

Escadaria do Palácio Ducal de Veneza à noite. Foto: Visit Muve.

PALÁCIO DUCAL DE VENEZA: O Palácio dos Doges abre suas portas no verão italiano de 2017.

Período: 23 de maio até outubro, às sextas e sábados, abertura até as 23 h.

Para mais informações, consulte o site oficial do Palazzo Ducale.

Evite filas e compre seu ingresso on-line com Tiqets para visitar o Palácio Ducal de Veneza.

Tours privados em Veneza em português. Indicados para grupos de familiares e amigos. Saiba mais aqui.

Vicenza

Basílica Palladiana, Vicenza, aberta à noite

Terraço da Basílica Palladiana. Foto: VicenzaToday.

BASÍLICA PALLADIANA: O edifício símbolo de Vicenza foi projetado por Andrea Palladio, um dos maiores arquitetos da história da Itália.

Período: 1º de maio a 25 de setembro. Preço: 4 euros.

  • Terça, quarta e quinta: 17 h às 24 h
  • Sexta e sábado: 17 h à 01 h
  • Domingo: 17 h às 24 h

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Gastronomia italiana incluindo dicas vegetarianas e veganas


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba maiss no F.A.Q do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: