Abertura noturna 🌙 de algumas atrações no verão italiano de 2017


Museus

Com a chegada do verão na Itália, vários museus, sítios arqueológicos e outros monumentos abrem suas portas à noite para visitação, o que é uma ótima oportunidade para poder conhecer alguma dessas maravilhas italianas em horário noturno, longe da confusão dos turistas e das altas temperaturas que fazem durante o dia.

Abaixo, listei algumas atrações divididas por cidades, em ordem alfabética, para que você possa conhecer uma delas durante o verão italiano e sob a luz das estrelas.

Esta lista será atualizada com novas atrações à medida que seus calendários de abertura noturna forem divulgados. Fique ligado(a) aqui no blogue

Abertura noturna de algumas atrações no verão italiano de 2017

Agrigento

Abertura noturna de monumentos na Itália: Vale dos Templo, Sicília.

Vale dos Templos, Agrigento, Sicília. Foto: Artemagazine.it

VALE DOS TEMPLOS (Valle dei Templi): Esse Patrimônio Unesco na Sicília pode ser contemplado à noite durante o verão italiano.

Período: 15 de julho a 17 de setembro. Segunda a sexta, das 19 h às 23 h. Sábados e domingos, das 19 h às 24 h.

Entrada franca à noite

Para mais informações: Parco Valle dei Templi.

Como chegar à Vale dos Templos: O meio de transporte ideal para ir até o Parque Arqueológico Vale dos Templos é o carro. Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Bolonha

CEMITÉRIO MONUMENTAL DE BOLONHA (Certosa di Bologna): Conheci esse cemitério monumental no final de abril deste ano e, quando puder, vou escrever um post a respeito aqui no blogue.

Período: 28 de maio a 30 de setembro.

Concertos, espetáculos itinerantes, representações teatrais e muito mais no Cemitério Monumental de Bolonha, cuja programação você pode conferir aqui.

Como chegar à Certosa di Bologna: o meio de transporte ideal para ir até o Cemitério Monumental de Bolonha é o carro (6 km do centro de Bolonha). Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Caserta

Atrações na Itália à noite durante o verão: Reggia di Caserta.

Palácio Real de Caserta. Foto: Napoli da vivere.

PALÁCIO REAL DE CASERTA (Reggia di Caserta): Visitei o Palácio Real de Caserta há alguns anos e recomendo conhecê-lo para quem estiver nas redondezas, pois é um palácio imperdível!

Período: 23 de junho a setembro, das 19h30 às 22h30, pelo preço simbólico de 1 euro!

Além da visita aos Apartamentos Históricos, o preço de 1 euro também consente assistir a espetáculos culturais durante a abertura noturna.

Para mais informações, consulte diretamente o  site oficial do Palácio de Caserta.


Em Caserta, existe uma estação de trem que fica apenas a 5 minutos a pé do palácio.

Para você ter uma ideia, de Nápoles Central a Caserta a viagem de trem dura trinta ou cinquenta minutos, dependendo do tipo de trem regional que você pegar.

De Roma Termini, com o TREM DE ALTA VELOCIDADE, a viagem dura cerca de uma hora e dez minutos.

Se você for DE CARRO, há estacionamento próprio ao lado do Palácio de Caserta.

Florença

GALLERIA DEGLI UFFIZI E GALERIA DA ACADEMIA: Os dois principais museus de Florença abrem as suas portas às terças-feiras à noite. Veja todas as informações sobre as Visitas noturnas na Galleria degli Uffizi e Galeria da Academia, Florença.

MUSEUS DO BARGELLO: Os seguintes museus – Igreja e Museu de Orsanmichele, Museu de Palácio Davanzati, Capelas dos Médici e Casa Martelli – abrem de 22 de junho a 3 de agosto, todas as quintas-feiras, das 17 h às 20 h (exceto em 27 de julho).

A abertura noturna do Museu Nacional do Bargello será em setembro. Para mais informações, consulte o site oficial Musei del Bargello.

Tours privados em Florença com guia brasileira. Indicado para grupos de familiares e amigos. Saiba mais aqui.

Gradara (região Marche)

Abertura noturna de atrações no verão italiano: Castelo de Gradara

Castelo de Gradara. Foto: Gradara.org

CASTELO DE GRADARA: O Castelo de Gradara está situado no burgo homônimo, o qual é considerado um dos mais bonitos da Itália.

Período: Todas as quintas, sextas e sábados de julho e agosto, das 20 h às 23 h. A reserva é obrigatória no site de Gradara Innova.

Como chegar a Gradara: Gradara fica na província de Pesaro-Urbino, região Marche, centro da Itália, e o meio de transporte ideal para ir até o castelo é o carro. Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Mântua

Palácio Ducal de Mântua. Foto: Turismo Mantova.

PALÁCIO DUCAL: Se estiver em Mântua, não deixe de visitar seu Palácio Ducal em horário noturno.

Período: 30 de junho a 29 de setembro, às sextas-feiras (exceto em 11 e 18 de agosto), abertura até as 22h15. Em duas semanas de julho, a abertura noturna será nestas duas quintas-feiras: 13 e 27 de julho.

Para mais informações, acesse Palazzo Ducale di Mantova.

Milão

Pinacoteca de Brera, Milão. Atração aberta à noite durante o verão italiano

Uma das salas da Pinacoteca de Brera.

PINACOTECA DE BRERA: Na primeira quinta-feira de cada mês, a Pinacoteca de Brera abre das 8h30 às 22h15. O ingresso custa 2 euros das 18 h até o fechamento da bilheteria às 21h40.

Nápoles

Museu Arqueológico de Nápoles à noite

Concerto no MANN. Foto: Grande Napoli.

MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL DE NÁPOLES (MANN): É um dos mais importantes museus sobre o Império Romano, situado no centro de Nápoles.

Período: 1º de junho a 28 de setembro de 2017, todas as quintas-feiras, exceto em 10, 17 e 24 de agosto.

Horário: 20 h às 23 h.

Preço: 2 euros. Além da visita ao museu, o ingresso consente assistir a espetáculos de música e a outros eventos culturais. Confira a programação aqui.

Para outras informações, acesse o site oficial do MANN.

Pádua

CAPELA DEGLI SCROVEGNI (Cappella degli Scrovegni): Essa maravilha com os afrescos de Giotto promove a abertura noturna Giotto sotto le stelle.

Fiz a visita noturna em 2016 e você pode conferir todas as informações em Capela degli Scrovegni, Pádua: obra-prima de Giotto.

Tours privados em Pádua em português. Indicado para grupos de familiares e amigos. Saiba mais aqui.

Paestum (região Campânia)

Atração noturna no verão da Itália: Paestum, região Campânia

Paestum à noite. Foto: Wikipédia

PARQUE ARQUEOLÓGICO DE PAESTUM: Paestum by Night – Passeando entre os Templos, é o evento noturno no sítio arqueológico de Paestum, Patrimônio Unesco na província de Salerno, região Campânia.

Período: 06 de julho a 27 de agosto, de quinta a domingo, das 19 h às 24 h (última entrada às 23 h).

De 30 de junho a 15 de setembro, às sextas-feiras, às 21 h, acontece o evento musical Musica ai Templi, no Templo de Netuno.

Preço: 11 euros (Paestum by Night e Musica ai Templi).

Veja a programação completa da abertura noturna de Paestum aqui.

Como chegar a Paestum: O meio de transporte ideal para ir até o sítio arqueológico de Paestum é o carro. Aproveite e alugue um pelos melhores preços e sem acréscimo com RentalCars.

Pisa

Abertura noturna da Torre de Pisa e do Camposanto

Piazza dei Miracoli, Pisa. Foto: Ansa

TORRE DE PISA E CAMPOSANTO: Dois dos principais monumentos da Praça dos Milagres, em Pisa (Piazza dei Miracoli), a Torre e o Camposanto, Patrimônio da Humanidade pela Unesco,  prorrogam seu horário de abertura durante a estação mais quente do ano.

Período: Todos os dias, de 17 de junho a 31 de agosto, abertura até as 22 h.

Para mais informações, consulte o site Opera della Primaziale Pisana.

Excursão de 1 dia pra Pisa saindo de Florença. Saiba mais aqui.

Pompeia

RUÍNAS DE POMPEIA: Evento – Uma Noite em Pompeia. Percursos de Som e Luzes  na Cidade Antiga.

Período: 8 de julho a 24 de agosto: terças e quintas-feiras, das 21 h às 23 h.

A visita dura 1h15. Turnos de visita para grupos de 50/ 60 pessoas.

Preço: 11 euros.

É aconselhável fazer a reserva pelos seguintes números: +39 800 600 601 (de fixo) e +39 081 19737256 (de celular e do exterior).

Como chegar às ruínas de Pompeia, Nápoles, Itália

De trem: Na estação de Nápoles Central, pegue o trem da linha Circumvesuviana que faz o percurso Nápoles-Sorrento e desça na estação de Pompeia – Villa dei Misteri.

Se você estiver na Costa Amalfitana, vá até Sorrento, pegue o trem da Circumvesuviana para Nápoles e desça na estação de Pompeia – Villa dei Misteri.

De carro: Alugue seu carro com o nosso parceiro RENTALCARS pelos melhores preços.

Traslado particular: Serviço de traslado entre Nápoles e Pompeia com nosso parceiro VIATOR.

Excursão em grupo de 1 dia saindo de Roma para Pompeia.

Rimini

Pontos turísticos em Rimini, Itália. Domus del Chirurgo, a mini-Pompeia

Domus del Chirurgo, centro histórico de Rimini. Foto: Arquivo pessoal.

MUSEU DA CIDADE LUIGI TONINI E DOMUS DEL CHIRURGO: Se estiver na Riviera Romanhola durante o verão italiano, aproveite para conhecer essas duas atrações no centro histórico de Rimini.

Período: 28 de junho a 30 de agosto, todas as quartas-feiras, das 21 h às 23 h. Entrada franca!

Roma e Vaticano

Visitas guiadas noturnas no Fórum Romano, Roma

Fórum Romano, centro histórico de Roma.

CASTELO SANT’ANGELO: Na abertura noturna desse castelo, temos a opção de fazer o percurso Castelo Secreto e o famoso Passetto di Borgo. Eu fiz esse itinerário e você pode ler as dicas em Castelo Sant’Angelo, Roma: novo percurso, app, wi-fi e Castelo Secreto.

COLISEU: Fiz a visita noturna do Coliseu em 2015 e dou todas as informações em Coliseu de Roma: visitas à noite em um dos principais monumentos do mundo.

FÓRUM DE CÉSAR E FÓRUM DE AUGUSTO: Visitas noturnas multimídias no Foro de Augusto e no Foro de César. Eu fiz as duas e você pode ler a respeito em Viagem na Roma Antiga à noite: Foro de César e Foro de Augusto.

FÓRUNS ROMANOS: Os Fóruns Romanos também oferecem visitas guiadas noturnas durante o verão. Saiba todas as informações em Visitas guiadas noturnas no Fórum Romano.

Museus Vaticanos à noite

Escada helicoidal dos Museus Vaticanos. Foto: Skytv.it

MUSEUS VATICANOS E CAPELA SISTINA: Visitar um dos museus mais badalados do mundo e apreciar os afrescos de Michelangelo à noite é o sonho de muita gente. Pois saiba como realizar esse sonho em Visitar a Capela Sistina e os Museus Vaticanos à noite.

Tours privados em Roma e Vaticano com guia brasileira. Indicados para grupos de familiares e amigos. Saiba mais aqui.

Taormina

Abertura noturna do Teatro de Taormina, Sicília

Teatro Antigo (ou Greco-Romano) de Taormina. Foto: Ragusanews

TEATRO ANTIGO DE TAORMINA: Visitei esse teatro em 2016 durante o dia, mas posso imaginar o quanto deve ser maravilhoso conhecê-lo à noite.

Período: A abertura noturna acontece quando não haja a realização de algum concerto, espetáculo, durante o verão. Quando o  calendário for divulgado pelo teatro, atualizo este post.

Dica de hospedagem boa e barata em Taormina:B&B Agon Taormina.

Tivoli (arredores de Roma)

Abertura noturna de Villa Adriana, Tivoli.

Villa Adriana à noite. Foto: Italiaparchi.it

VILLA ADRIANA: Villa Adriana, Patrimônio Unesco em Tivoli, pode ser visitada à noite para quem estiver em Roma no verão italiano.

Período: 26 de julho, 11, 14, 18 e 25 de agosto, das 9 h às 22h30. 1º, 8 e 15 de setembro, das 9 h às 22 h.

Ingressos: 8 euros (inteiro) e 4 euros (reduzido).

Há também o evento Patrimonio in Musica. Confira o calendário aqui.

Villa d'Este, na Itália. Abertura noturna.

Villa d’Este à noite. Foto: Onorino Paluzzi.

VILLA D’ESTE: Assim como Villa Adriana, Villa d’Este também é Patrimônio Unesco em Tivoli. Aproveite para visitá-la à noite se estiver em Roma durante o verão.

Período: 10, 12, 15, 19 e 26 de agosto, das 8h30 às 22h45. 2, 9 e 22 de setembro, das 8h30 às 22h15.

Ingressos: 8 euros (inteiro) e 4 euros (reduzido).

Há também o evento Tivoli chiama. Confira o calendário aqui.

Para grupos de familiares e amigos: tours privados em Villa d’Este e Villa Adriana com guia brasileira.

Transfer privado em português de seu hotel em Roma para Villa Adriana e Villa d’Este. Entre em contato para solicitar um orçamento.

Veneza

Atrações abertas à noite no verão italiano: Palácio Ducal de Veneza.

Escadaria do Palácio Ducal de Veneza à noite. Foto: Visit Muve.

PALÁCIO DUCAL DE VENEZA: O Palácio dos Doges abre suas portas no verão italiano de 2017.

Período: 23 de maio até outubro, às sextas e sábados, abertura até as 23 h.

Para mais informações, consulte o site oficial do Palazzo Ducale.

Tours privados em Veneza em português. Indicados para grupos de familiares e amigos. Saiba mais aqui.

Vicenza

Basílica Palladiana, Vicenza, aberta à noite

Terraço da Basílica Palladiana. Foto: VicenzaToday.

BASÍLICA PALLADIANA: O edifício símbolo de Vicenza foi projetado por Andrea Palladio, um dos maiores arquitetos da história da Itália.

Período: 1º de maio a 25 de setembro. Preço: 4 euros.

  • Terça, quarta e quinta: 17 h às 24 h
  • Sexta e sábado: 17 h à 01 h
  • Domingo: 17 h às 24 h

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália

Gastronomia italiana incluindo dicas vegetarianas e veganas


*Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a nossa newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: