É debaixo do solo das cidades italianas onde podemos ver vestígios do processo de desenvolvimento urbano que as caracterizou durante o decorrer dos séculos.
E se tratando de Roma, de vez em quando vem à luz uma nova descoberta arqueológica que estava sepultada metros abaixo da superfície, como a “Casa do comandante”, nas escavações do metrô da linha C.
8 atrações de uma Roma subterrânea para você visitar na cidade
Eis abaixo 8 sugestões de atrações de uma Roma subterrânea para você visitar e aprender um pouco mais sobre o fascinante Império Romano e a história do Paleocristianismo.
Domus romanas do Palácio Valentini

Domus romanas do Palácio Valentini, centro histórico de Roma.
Visitei estas domus romanas há alguns anos e conto com mais detalhes como é a visita no post Domus romanas de Palácio Valentini.
Domus Áurea: Casa dourada do Imperador Nero

Domus Áurea, Palácio Real do Imperador Nero, perto do Coliseu.
Também tive a oportunidade de visitar o que sobrou do Palácio Real do Imperador Nero e você pode conferir todas as informações no post Casa Dourada (Domus Áurea) do Imperador Nero.
Necrópole Vaticana e a tumba de São Pedro, Vaticano

É proibido fotografar dentro da Necrópole Vaticana. Tirei esta foto já dentro do Vaticano, antes de a visita guiada começar.
Em setembro de 2016, participei da visita guiada na Necrópole Vaticana e a tumba de São Pedro, a qual deve ser reservada com antecedência no site do setor de escavações do Vaticano.
Catacumbas de São Sebastião, Via Ápia Antiga

Interior das Catacumbas de São Sebastião. Foto: Catacombe.org.
Em 2004, eu já tinha conhecido as Catacumbas de São Calixto, e em fevereiro deste ano, visitei as Catacumbas de São Sebastião, sempre na Via Ápia Antiga.
Não é necessário fazer reserva. Para mais informações, acesse o site das Catacumbas de São Sebastião.
Importante: Dentro das catacumbas é proibido fotografar.
Leia mais dicas de Roma, Vaticano e arredores
Subterrâneos da Basílica de Santa Cecília em Trastevere

Mosaico no pavimento dos subterrâneos da Basílica de Santa Cecília em Trastevere. Foto: Wikipédia.
Na primeira vez que fui à Basílica de Santa Cecília em Trastevere, que é divina, não visitei seus subterrâneos, mas na minha segunda vez, em março de 2018, além de visitar o sítio arqueológico debaixo da igreja, também vi os afrescos de Pietro Cavallini, contemporâneo de Giotto.
Se for até Trastevere, aproveite para conhecer a basílica e seus tesouros arqueológicos no subsolo+ os afrescos de Cavallini, no convento ao lado . Para mais informações, acesse o site de Roma Capital.
Subterrâneos da Basílica de São Clemente

Subterrâneos da Basílica de São Clemente, perto do Coliseu. Foto: radiciassociazioneculturale.it
Também em março de 2018, apesar de já conhecer a basílica, voltei até este lugar religioso para visitar seus subterrâneos, onde há uma domus de época imperial com uma sala dedicada ao deus Mitra, a provável “casa da moeda” do Império Romano e uma fonte de água surgente.
A Basílica de São Clemente fica bem perto do Coliseu.
Para mais informações, acesse o site da Basílica de San Clemente.
Aqueduto Aqua Virgo, subsolo da Rinascente

Restos do Aqueduto da Água Virgem, subsolo da Rinascente, centro de Roma. Foto: Wikipédia.
É o único aqueduto romano ainda em funcionamento, após vinte séculos, mesmo se sirva para abastecer somente as mais imponentes e majestosas fontanas do centro romano (Fontana de Trevi, Praça Navona, Barcaccia, etc.).
Visitei o Aqueduto Aqua Virgo, o qual está localizado no subsolo da loja de departamentos Rinascente, na Via del Tritone.
Vicus Caprarius, perto da Fontana de Trevi

Vicus Caprarius, perto da Fontana de Trevi. Foto: Vicuscaprarius.com.
Bem perto da celebérrima Fontana de Trevi, está localizada a área arqueológica subterrânea de Vicus Caprarius – a Cidade da Água, composta por uma casa da época imperial, o castellum aquae do Aqueduto Virgo e objetos antigos de grande interesse histórico.
Conheci Vicus Caprarius em março de 2018 e a minha dica é: ao visitar a Fontana de Trevi, aproveite também para visitar esse sítio arqueológico, a poucos metros de distância da famosa fontana barroca.
Para mais informações, acesse o site de Vicus Caprarius.
Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália
*Este post faz parte do Projeto #experienceRome.
Leia também

📓 Origem dos nomes das regiões italianas
03 nov 2019 - Cultura italiana

Quem eram os gladiadores no Império Romano?
20 out 2019 - Cultura italiana