✳️ 8 atrações de uma Roma subterrânea para você visitar


Arqueologia romana / Dicas de Roma, Vaticano e arredores / Museus

É debaixo do solo das cidades italianas onde podemos ver vestígios do processo de desenvolvimento urbano que as caracterizou durante o decorrer dos séculos.

E se tratando de Roma, de vez em quando vem à luz uma nova descoberta arqueológica que estava sepultada metros abaixo da superfície, como a “Casa do comandante”, nas escavações do metrô da linha C.

8 atrações de uma Roma subterrânea para você visitar na cidade


Eis abaixo 8 sugestões de atrações de uma Roma subterrânea para você visitar e aprender um pouco mais sobre o fascinante Império Romano e a história do Paleocristianismo.

Domus romanas do Palácio Valentini

Domus romanas do Palácio Valentini em Roma

Domus romanas do Palácio Valentini, centro histórico de Roma.

Visitei estas domus romanas há alguns anos e conto com mais detalhes como é a visita no post Domus romanas de Palácio Valentini.

Domus Áurea: Casa dourada do Imperador Nero

Dicas de Roma Subterrânea - Casa do Imperador Nero

Domus Áurea, Palácio Real do Imperador Nero, perto do Coliseu.

Também tive a oportunidade de visitar o que sobrou do Palácio Real do Imperador Nero e você pode conferir todas as informações no post Casa Dourada (Domus Áurea) do Imperador Nero.

Necrópole Vaticana e a tumba de São Pedro, Vaticano

Visitar a Necrópole Vaticana e o túmulo de São Pedro

É proibido fotografar dentro da Necrópole Vaticana. Tirei esta foto já dentro do Vaticano, antes de a visita guiada começar.

Em setembro de 2016, participei da visita guiada na Necrópole Vaticana e a tumba de São Pedro, a qual deve ser reservada com antecedência no site do setor de escavações do Vaticano.

Catacumbas de São Sebastião, Via Ápia Antiga

8 atrações de uma Roma Subterrânea: Catacumbas de São Sebastião

Interior das Catacumbas de São Sebastião. Foto: Catacombe.org.

Em 2004, eu já tinha conhecido as Catacumbas de São Calixto, e em fevereiro deste ano, visitei as Catacumbas de São Sebastião, sempre na Via Ápia Antiga.

Não é necessário fazer reserva. Para mais informações, acesse o site das Catacumbas de São Sebastião.

Importante: Dentro das catacumbas é proibido fotografar.

Leia mais dicas de Roma, Vaticano e arredores

Subterrâneos da Basílica de Santa Cecília em Trastevere

Subterrâneios da Basílica de Santa Cecília em Trastevere, Roma

Mosaico no pavimento dos subterrâneos da Basílica de Santa Cecília em Trastevere. Foto: Wikipédia.

Na primeira vez que fui à Basílica de Santa Cecília em Trastevere, que é divina, não visitei seus subterrâneos, mas na minha segunda vez, em março de 2018, além de visitar o sítio arqueológico debaixo da igreja, também vi os afrescos de Pietro Cavallini, contemporâneo de Giotto.

Se for até Trastevere, aproveite para conhecer a basílica e seus tesouros arqueológicos no subsolo+ os afrescos de Cavallini, no convento ao lado . Para mais informações, acesse o site de Roma Capital.

Subterrâneos da Basílica de São Clemente

Subterrâneo da Basílica de São Clemente, Roma.

Subterrâneos da Basílica de São Clemente, perto do Coliseu. Foto: radiciassociazioneculturale.it

Também em março de 2018, apesar de já conhecer a basílica, voltei até este lugar religioso para visitar seus subterrâneos, onde há uma domus de época imperial com uma sala dedicada ao deus Mitra, a provável “casa da moeda” do Império Romano e uma fonte de água surgente.

A Basílica de São Clemente fica bem perto do Coliseu.

Para mais informações, acesse o site da Basílica de San Clemente.

Aqueduto Aqua Virgo, subsolo da Rinascente

Roma subterrânea: Aqueduto Vergine, Roma.

Restos do Aqueduto da Água Virgem, subsolo da Rinascente, centro de Roma. Foto: Wikipédia.

É o único aqueduto romano ainda em funcionamento, após vinte séculos, mesmo se sirva para abastecer somente as mais imponentes e majestosas fontanas do centro romano (Fontana de Trevi, Praça Navona, Barcaccia, etc.).

Visitei o Aqueduto Aqua Virgo, o qual está localizado no subsolo da loja de departamentos Rinascente, na Via del Tritone.

Vicus Caprarius, perto da Fontana de Trevi

Vicus Caprarius, perto da Fontana de Trevi. Roma subterrânea

Vicus Caprarius, perto da Fontana de Trevi. Foto: Vicuscaprarius.com.

Bem perto da celebérrima Fontana de Trevi, está localizada a área arqueológica subterrânea de Vicus Caprarius – a Cidade da Água, composta por uma casa da época imperial, o castellum aquae do Aqueduto Virgo e objetos antigos de grande interesse histórico.

Conheci Vicus Caprarius em março de 2018 e a minha dica é: ao visitar a Fontana de Trevi, aproveite também para visitar esse sítio arqueológico, a poucos metros de distância da famosa fontana barroca.

Para mais informações, acesse o site de Vicus Caprarius.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


*Este post faz parte do Projeto #experienceRome.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: