🔷 10 praças em Roma que você não pode deixar de conhecer


Dicas de Roma, Vaticano e arredores

Circundadas por monumentos, as praças romanas são espaços cada vez mais acolhedores e cheios de energia, onde passear ou apenas beber algo em um café histórico ou um bar já é um modo para desfrutar ao melhor essas lindas praças.

Após o meu post sobre 10 fontanas romanas que já valem a sua viagem a Roma, eis abaixo uma lista com 10 praças para você ver, mas ressalto que a mesma não exaure as várias existentes em Roma, sejam elas grandes ou pequenas.

10 praças romanas que você não pode deixar de conhecer

Piazza di Spagna

Sem dúvidas, a elegância é a característica principal da Praça de Espanha (Piazza di Spagna): a moldura oferecida pelos palácios de cor ocre, a Fontana della Barcaccia, obra de Gian Lorenzo Bernini, e a escadaria que leva até a Igreja de Trinità dei Monti contribuem para criar uma atmosfera típica do século XVIII.

Piazza Navona

Pode ser considerada a mais elegante praça de Roma, contruída sobre as ruínas do antigo Estádio de Domiciano.

Até hoje, Piazza Navona é um ponto de encontro não somente para turistas, mas também para muitos romanos, onde podemos admirar as lindas fontanas de Bernini e prédios projetados por Borromini.

Piazza della Repubblica

Em suas origens, era chamada de Piazza Esedra, e hoje é um dos lugares-símbolo da Cidade Eterna.

Situa-se bem perto da estação ferroviária de Roma Termini e dá de frente para as Termas de Diocleciano.

No seu centro, está a Fontana delle Naiadi, e sempre a partir dessa praça começa a Via Nazionale, uma das mais importantes avenidas de Roma.

Piazza del Quirinale

Praça do Quirinale, Roma

Praça do Quirinale com a fontana e o obelisco. Foto: Dreamstime.

Essa praça está situada no Monte Quirinale, o mais alto das sete colinas de Roma. É delimitada a nordeste pela majestosa fachada do Palácio do Quirinale, residência oficial do Presidente da República.

No centro da Piazza del Quirinale está a Fontana dei Dioscuri, conhecida também como Fontana de Monte Cavallo.

Piazza Mattei

Piazza Mattei está envolvida em uma atmosfera de paz e tranquilidade, algo raro de se encontrar hoje em dia nas grandes cidades. 

Fica bem ao lado do Gueto hebraico, no centro de uma área que, nos séculos XVI e XVII, era totalmente controlada pela potente família Mattei. No meio da praça está a Fontana das Tartarugas.

Leia mais dicas de Roma, Vaticano e arredores

Piazza della Rotonda

10 praças romanas para conhecer: Piazza della Rotonda

Piazza della Rotonda com o majestoso Panteão. Foro: Wikimedia.

Bem em frente à Piazza della Rotonda, podemos ver um dos monumentos mais famosos de Roma: o Panteão. E é próprio devido ao Panteão que a praça tem esse nome, isto é, Praça da Rotunda.

No centro da praça, está a fontana homômina, obra do escultor Leonardo Sormani inspirada num desenho do arquiteto Giacomo della Porta.

Piazza Barberini

Pizza Barberini, uma das praças romanas que você não pode deixar de conhecer

Pizza Barberini com a Fontana del Tritone, obra de Gian Lorenzo Bernini Foto: Pro loco Roma.

Cruzamento para vários destinos, situada entre o Monte Quirinale e os Hortos Sallustianos, Piazza Barberini é uma das praças mais visitadas pelos turistas que ali vão para admirar a Fontana del Tritone, obra de Bernini, ou para se relaxar em um dos bares próximos à praça.

A área onde surge a Piazza del Tritone era disputada pelas famílias mais ricas de Roma que ali mandaram construir suas mansões, o que influcenciou, no decorrer dos séculos, a denominação própria da praça: Barberini.

Campo de’ Fiori

10 praças romanas que você não pode deixar de conhecer

Campo de’ Fiori, com a estátua de Giordano Bruno. Foto: Turismo Roma Capitale.

De dia, Campo de’ Fiori (Campo das Flores) recebe a sua histórica feira diária, e à noite, torna-se um ponto de encontro para pessoas em busca de diversão ou que querem jantar em um dos restaurantes da área.

Por séculos, Campo de’ Fiori foi um palco para execuções públicas. Dentre essas execuções, a mais famosa foi a de Giordano Bruno, em 1600, e cuja estátua está no centro da praça.

Piazza del Popolo

Praças de Roma: Piazza del Popolo

Piazza del Popolo. Foto: Turismo Roma Capitale.

Felici faustoque ingressui MDCLV” (“Para um ingresso feliz e fausto”): essa é a mensagem escrita por Gian Lorenzo Bernini, na Porta del Popolo (antiga Porta Flamínia), em ocasião da chegada de Cristina da Suécia em Roma.

As duas igrejas gêmeas, Santa Maria di Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, o Obelisco Flamínio (o mais antigo e o segundo mais alto de Roma) e as duas fontanas de Valadier criam o fascínio de Piazza del Popolo (Praça do Povo).

Praça São Pedro, Vaticano

Praças para ver em Roma: Praça São Pedro, Vaticano

Praça de São Pedro, Vaticano.

Apesar de não pertencer a Roma, pois o Vaticano é um outro país dentro da Itália, não poderia deixar de mencional a celebérrima Praça de São Pedro com a linda colunata de Bernini, o Obelisco de Calígula e as duas fontanas de Carlo Maderno e de Carlo Fontana.

Quero receber a newsletter mensal de Viagem na Itália


*Este post faz parte do Projeto #experienceRome.


VIAGEM NA ITÁLIA

Desde 2003, sou residente em Riccione, um balneário turístico na região Emília-Romanha. No fim de maio de 2013, decidi tirar da gaveta a ideia de escrever um blogue com dicas de viagem na Itália, divulgando, assim, o maravilhoso patrimônio artístico, cultural e paisagístico que só este país pode oferecer. Estou também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Assine a newsletter mensal.

Deixe seu comentário ☺

error: