Resolvi listar nesta postagem 10 coisas que um turista pode fazer no Lago Maior (Lago Maggiore), o qual é dividido entre a Itália (regiões Piemonte e Lombardia) e a Suíça, como resultado do educational tour* que fiz nesse lago.
10 dicas do Lago Maggiore (Lago Maior), Itália
1 – Andar de bicicleta
Andar de bicicleta pelas várias cidadezinhas do Lago Maior é uma boa opção para quem curte pedalar e apreciar a natureza. Os ciclistas que gostam de encarar uma montanha podem fazer percursos mais íngremes.
2 – Passeio de barco pelo Lago Maior
Fazer um passeio de barco. Além de se ter uma vista diferente das diversas cidadezinhas e das Ilhas Borromee, é sempre bom curtir um passeio desse tipo quando visitamos lagos grandes.
3 – Mosteiro de Santa Caterina del Sasso
Visitar o Mosteiro de Santa Catarina del Sasso.
4 – Gastronomia
Comer o peixe pérsico (persico) e o peixe sandra. Sim, existe um peixe chamado sandra. Para quem gosta desse tipo de carne, não dá para perder o pérsico e o sandra, peixes típicos de água doce. O bom paladar é garantido!
5 – Ilhas Borromee
Visitar as Ilhas Borromee: Ilha Bella e Ilha Madre. Infelizmente, devido a um problema de horário, não pudemos descer do barco e visitar essas ilhas, o que serve de motivo para retornar ao Lago Maior e visitá-las.

O extraordinário jardim da Ilha Bella, o qual é famoso pelas suas preciosidades botânicas. Fiquei babando ao passar em frente a ele…
6 – Villa della Porta Bozzolo
Visitar Villa della Porta Bozzolo. Fiquei com água na boca, pois só deu tempo de vê-la por fora. Mais uma vez, o tempo foi o meu inimigo 🙁

Villa della Porta Bozzolo: Outra maravilha que terei que visitar numa próxima vez que for ao Lago Maior.
7 – Ponte Tresa, com um pé na Suíça
Ponte Tresa, bairro na comuna de Lavena Ponte Tresa, província de Varese, é situada no Lago de Ceresio (ou Lago de Lugano), na fronteira com a Suíça. De um lado, existe a Ponte Tresa italiana, do outro, a Ponte Tresa suíça, as quais são separadas pelo Rio Tresa. O Lago de Ceresio é vizinho do Lago Maior.
8 – Laveno-Mobello
Uma caminhada pela cidadezinha de Laveno-Mobello, província de Varese. O seu porto, além de turístico, também é de onde partem as balsas que transportam automóveis para Verbania, região Piemonte.
9 – Vinhos
Tomar vinhos típicos e destilados deste lago, como o vinho de Angera e o Amaro Mottarone.
10 – Luino
Bater perna em Luino, na província de Varese, conhecido como Cidade da Costa Florida.
10 dicas do Lago Maggiore: mapa
Quero receber a newsletter de Viagem na Itália
SERVIÇOS INDICADOS NO LAGO MAGGIORE E ARREDORES
Encomende seu ROTEIRO PERSONALIZADO NO LAGO MAGGIORE.
Excursão de 1 dia saindo de Milão para o Lago Maggiore (em inglês).
Durma no Hotel Belvedere (em Ranco) ou no Camin Hotel Colmegna (em Luino).
Alugue seu carro na Itália com RENTALCARS.* Fiquei hospedada, como cortesia, no Hotel Belvedere, em Ranco, o qual, além de ser uma ótima estrutura, também tem um restaurante maravilhoso.
** Esta postagem contém links de parceiros afiliados. Saiba mais sobre a Política de Monetização do blogue.
[…] Bérgamo, Brescia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mântua, Milão, Monza e Brianza, Pavia, Sondrio e Varese. É a região com o maior número de províncias e de municípios na […]
[…] Leia também minhas 10 dicas do que ver no Lago Maggiore. […]
[…] de mármore, não de tijolo. Assim, ele escolheu a sua pedreira de mármore rosado em Candoglia, no Lago Maggiore, e mandou construir, para esse fim, um sistema de canais que transportasse os enormes blocos até o […]
Olá, Maria! Parabéns pela iniciativa do blog, estão sendo muito importantes para mim todas as suas dicas.
Sobre o Lago Maior, queria saber se pode me ajudar: estou pensando em fazer um bate-e-volta lá (do Malpensa) porque a ideia é pegar um voo para Sardenha no dia seguinte ao da chegada; tentei ver o horário do trem no TRENORD e ele não me deixa comprar a viagem de volta, isso é normal?
Muito obrigada desde já!
Olá, Mariana,
Consultei o site de Trenord e vi estes dois passeios pro Lago Maior que já incluem a passagem de volta para Milão:
http://www.trenord.it/it/free-time/offerte-free-time/tour-lago-maggiore-2016.aspx
http://www.trenord.it/it/free-time/offerte-free-time/perle-del-lago-maggiore-2016.aspx
Se você estiver tentando comprar somente as passagens de trem de ida e volta, marque a opção ANDATA E RITORNO.
E só é possível comprar on-line as passagens com preço. Se não tiver o preço, não é possível comprá-la pelo site.
Aproveite para dar uma olhada nestes tours também:
https://www.partner.viator.com/pt/16152/tours/Milao/Viagem-de-um-dia-pelo-Lago-Maggiore-saindo-de-Milao/d512-2872LAKEMAGGIORE
https://www.partner.viator.com/pt/16152/tours/Milao/Viagem-de-um-dia-de-trem-pelo-Lago-Maggiore-saindo-de-Milao-incluindo-cruzeiro-a-Isola-Bella-e-Isola-dei-Pescatori/d512-6404MAGGIORE
Espero tê-la ajudado ☺
Saudações,
Maria
Muitíssimo obrigada, Maria! Você tem me ajudado muito! Obrigada!
Que bom!
Depois, se quiser, conte-nos por aqui como foi o seu passeio.
Abraços,
Maria
[…] Versailles e os de Cloister, em Nova Iorque, Villa Taranto, em Verbania, no lado ocidental do lindo Lago Maggiore, ganhou o grande título de jardim mais bonito do […]
[…] Lago Maggiore: 50,8 km – 1h10 […]